DSpace/Manakin Repository

Inteligência competitiva e marketing como suporte de apoio para o sucesso organizacional: o contexto da inteligência competitiva.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo As empresas atuais encaram uma nova realidade ambiental de competição, na qual inovações e mudanças surgem rapidamente. As empresas necessitam hoje mais do que nunca, manter “olhos” e “ouvidos” em alerta com o propósito de estar em sintonia com o ambiente e detectar a oportunidade da vez. A inteligência competitiva, é uma valiosa ferramenta que se baseia na captura, compilação e análise de informações com o objetivo de gerar conhecimento ainda não explicito, pode ser de grande significância empresarial nesse momento. O objetivo desse trabalho foi avaliar até que ponto a inteligência competitiva contribui para o sucesso organizacional nas empresas de comércio e serviço de Campina Grande. Para tal foi utilizada uma metodologia descritiva e exploratória. A técnica de coleta de dados foi a entrevista. O foco de estudo foi a opinião dos dirigentes da área de marketing, dos gerentes da área de vendas ou dos principais dirigentes das organizações. O universo foi de 104 empresas e a amostra censitária foi representada por 69 delas. Como resultado, se obteve que as empresas estão desempenhando alto nível de inteligência competitiva, porém com menor esforço quanto às informações sobre os clientes e com maior ênfase em aspectos sobre o mercado. A alta competitividade foi constatada, assim como o alto nível de práticas de espionagem no ambiente empresarial. A inteligência competitiva apresentou média relevante e relacionamento positivo e significativo com o sucesso organizacional. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Administração. pt_BR
dc.citation.issue 6 pt_BR
dc.title Inteligência competitiva e marketing como suporte de apoio para o sucesso organizacional: o contexto da inteligência competitiva. pt_BR
dc.date.issued 2009
dc.description.abstract The current companies face a new reality competition environment in which innovations and changes occur quickly. Nowadays the businesses need to keep their "eyes" and "ears" on alert in order to be in harmony with the environment and detect the opportunities. The competitive intelligence is a valuable tool that is based on gathering and analyzing information as the aim of create a competitive knowledge that could be a huge differential business at this moment. The study aim was analyze the competitive intelligence level as a business performance support in trade and service businesses of Campina Grande. Was used the descriptive and exploratory methods. The information gathering technique was the interview. The study target was the opinion of leaders that work in the marketing area, the sales managers or the major business directors. The universe was composed by 104 companies and the sample census was represented by 69 of them. As a result, it was found that companies are practicing high level of competitive intelligence, however with less effort on information about customers and greater emphasis on market behaviors. The high level of competitiveness was verified as well as the high intensity of espionage practices in the business environment. The competitive intelligence average presented was relevant and also was find a major and positive relationship with business performance. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31503
dc.date.accessioned 2023-08-21T12:14:17Z
dc.date.available 2023-08-21
dc.date.available 2023-08-21T12:14:17Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Inteligência competitiva pt_BR
dc.subject Competitividade e informação pt_BR
dc.subject Sucesso organizacional pt_BR
dc.subject Marketing e inteligência competitiva pt_BR
dc.subject Competitive intelligence pt_BR
dc.subject Competitiveness and information pt_BR
dc.subject Organizational success pt_BR
dc.subject Marketing and competitive intelligence pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator NASCIMENTO, Agerlane Kelly da Conceição Cândido do.
dc.creator CAVALCANTI, Elmano Pontes.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Competitive intelligence and marketing as a business performance support: the competitive intelligence perspective. pt_BR
dc.identifier.citation NASCIMENTO, Agerlane Kelly da Conceição Cândido do; CAVALCANTI, Elmano Pontes. Inteligência competitiva e marketing como suporte de apoio para o sucesso organizacional: o contexto da inteligência competitiva. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFCG, 6., 2009, Campina Grande. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. ISSN: 2177-112X. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31503 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta