dc.description.resumo |
As empresas atuais encaram uma nova realidade ambiental de competição, na qual inovações e mudanças
surgem rapidamente. As empresas necessitam hoje mais do que nunca, manter “olhos” e “ouvidos” em
alerta com o propósito de estar em sintonia com o ambiente e detectar a oportunidade da vez. A inteligência
competitiva, é uma valiosa ferramenta que se baseia na captura, compilação e análise de informações com
o objetivo de gerar conhecimento ainda não explicito, pode ser de grande significância empresarial nesse
momento. O objetivo desse trabalho foi avaliar até que ponto a inteligência competitiva contribui para o
sucesso organizacional nas empresas de comércio e serviço de Campina Grande. Para tal foi utilizada uma
metodologia descritiva e exploratória. A técnica de coleta de dados foi a entrevista. O foco de estudo foi a
opinião dos dirigentes da área de marketing, dos gerentes da área de vendas ou dos principais dirigentes
das organizações. O universo foi de 104 empresas e a amostra censitária foi representada por 69 delas.
Como resultado, se obteve que as empresas estão desempenhando alto nível de inteligência competitiva,
porém com menor esforço quanto às informações sobre os clientes e com maior ênfase em aspectos sobre
o mercado. A alta competitividade foi constatada, assim como o alto nível de práticas de espionagem no
ambiente empresarial. A inteligência competitiva apresentou média relevante e relacionamento positivo e
significativo com o sucesso organizacional. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Administração. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
6 |
pt_BR |
dc.title |
Inteligência competitiva e marketing como suporte de apoio para o sucesso organizacional: o contexto da inteligência competitiva. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2009 |
|
dc.description.abstract |
The current companies face a new reality competition environment in which innovations and changes occur
quickly. Nowadays the businesses need to keep their "eyes" and "ears" on alert in order to be in harmony
with the environment and detect the opportunities. The competitive intelligence is a valuable tool that is
based on gathering and analyzing information as the aim of create a competitive knowledge that could be a
huge differential business at this moment. The study aim was analyze the competitive intelligence level as a
business performance support in trade and service businesses of Campina Grande. Was used the
descriptive and exploratory methods. The information gathering technique was the interview. The study
target was the opinion of leaders that work in the marketing area, the sales managers or the major business
directors. The universe was composed by 104 companies and the sample census was represented by 69 of
them. As a result, it was found that companies are practicing high level of competitive intelligence, however
with less effort on information about customers and greater emphasis on market behaviors. The high level of
competitiveness was verified as well as the high intensity of espionage practices in the business
environment. The competitive intelligence average presented was relevant and also was find a major and
positive relationship with business performance. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31503 |
|
dc.date.accessioned |
2023-08-21T12:14:17Z |
|
dc.date.available |
2023-08-21 |
|
dc.date.available |
2023-08-21T12:14:17Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Inteligência competitiva |
pt_BR |
dc.subject |
Competitividade e informação |
pt_BR |
dc.subject |
Sucesso organizacional |
pt_BR |
dc.subject |
Marketing e inteligência competitiva |
pt_BR |
dc.subject |
Competitive intelligence |
pt_BR |
dc.subject |
Competitiveness and information |
pt_BR |
dc.subject |
Organizational success |
pt_BR |
dc.subject |
Marketing and competitive intelligence |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
NASCIMENTO, Agerlane Kelly da Conceição Cândido do. |
|
dc.creator |
CAVALCANTI, Elmano Pontes. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Competitive intelligence and marketing as a business performance support: the competitive intelligence perspective. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
NASCIMENTO, Agerlane Kelly da Conceição Cândido do; CAVALCANTI, Elmano Pontes. Inteligência competitiva e marketing como suporte de apoio para o sucesso organizacional: o contexto da inteligência competitiva. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFCG, 6., 2009, Campina Grande. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. ISSN: 2177-112X. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31503 |
pt_BR |