Mostrar registro simples

dc.creator.ID ROLIM, J. T. G. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/8943556719246502 pt_BR
dc.contributor.advisor1 DANTAS, Nozângela Maria Rolim.
dc.contributor.advisor1ID DANTAS, Nozângela Maria Rolim. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3332721010337685 pt_BR
dc.contributor.referee1 ALVES, Rozilene Lopes de Sousa.
dc.contributor.referee2 FEITOSA, Belijane Marques.
dc.description.resumo A escolha do tema ensino religioso despertou grande interesse a partir das aulas de Ética, disciplina que está na grade curricular do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). A professora que ministrava essas aulas, falava bastante sobre a diversidade religiosa e em especial a religião do candomblé de origem africana, O presente traballho tem como objetivo geral o de analisar a importância do ensino religioso nas escolas públicas e como e qual a influência dessa disciplina na vida social dos estudantes. Para atingir tal meta, foram traçados os seguintes objetivos específicos: Demonstrar a importância do contexto histórico da laicidade no processo democrático; Apresentar a importância da laicidade para a liberdade religiosa a partir da legislação; verificar a importância das aulas de religião para formação humana na escola. A problemática trata sobre em ter a disciplina de religião nas escolas dentro de um contexto histórico catequetização nas salas de aula e sobre a importância da laicidade que carrega consigo a consolidação de diversos princípios, direitos e garantias de enorme importância na construção do constitucionalismo no Estado. Direitos Humanos, liberdade religiosa, liberdade de crença, liberdade de opinião, democracia e princípio da isonomia são ditames que se correlacionam diretamente com a instituição do Estado laico no Brasil. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem mais de 10 religiões no país, entre elas são citadas a fé católica, evangélica e espírita, do candomblé, umbanda, judaísmo, islamismo, hinduísmo, budismo e tradições indígenas, africanas, entre outras. Esse trabalho se utilisou metodologicamente da abordagem qualitativa e bibliografica na montagem de suas seções. A principal conclusão encontrada no decorrer do trabalho é que estamos vivendo em uma época de desconstrução religiosa, apesar do radicalismo religioso cristão. Também foi possível notar que ainda é muito forte a intolerância religiosa, principalmente a voltada para as religiões de matriz africana e que a catequização nas escolas ainda é uma realidade e, isso só demonstra, a falta de preparação dos professores sobre os diversos temas religiosos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title O ensino religioso nas escolas do Brasil. pt_BR
dc.date.issued 2023-07-19
dc.description.abstract The choice of the theme of religious teaching aroused great interest in the Ethics classes, a discipline that is part of the curriculum of the Pedagogy course at the Federal University of Campina Grande (UFCG). The teacher who taught these classes spoke a lot about religious diversity and in particular the Candomblé religion of African origin. in the social life of students. To achieve this goal, the following specific objectives were outlined: Demonstrate the importance of the historical context of secularism in the democratic process; Present the importance of secularism for religious freedom based on legislation; verify the importance of religion classes for human development at school. The issue deals with having the subject of religion in schools within a historical context of catechizing in classrooms and the importance of secularity that carries with it the consolidation of various principles, rights and guarantees of enormous importance in the construction of constitutionalism in the State. . Human rights, religious freedom, freedom of belief, freedom of opinion, democracy and the principle of isonomy are dictates that are directly correlated with the institution of the secular state in Brazil. According to data from the Brazilian Institute of Geography and Statistics (IBGE), there are more than 10 religions in the country, among them the Catholic, Evangelical and Spiritist faiths, Candomblé, Umbanda, Judaism, Islam, Hinduism, Buddhism and indigenous and African traditions. , among others. This work methodologically uses the qualitative and bibliographical approach in the assembly of its sections. The main conclusion is that we are living in an age of religious deconstruction, despite Christian religious radicalism. It was also possible to note that religious intolerance is still very strong, especially Christian towards religions of African origin and that catechization in schools is still a reality and, this only demonstrates, the lack of preparation of teachers on the various religious topics. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31504
dc.date.accessioned 2023-08-21T12:17:57Z
dc.date.available 2023-08-21
dc.date.available 2023-08-21T12:17:57Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino religioso pt_BR
dc.subject Laicidade pt_BR
dc.subject Liberdade religiosa pt_BR
dc.subject Catequização pt_BR
dc.subject Intolerência religiosa pt_BR
dc.subject Brasil - ensino religioso pt_BR
dc.subject Influência religiosa pt_BR
dc.subject Religious education pt_BR
dc.subject Secularity pt_BR
dc.subject Religious freedom pt_BR
dc.subject Catechization pt_BR
dc.subject Religious intolerance pt_BR
dc.subject Brazil - religious teaching pt_BR
dc.subject Religious influence pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ROLIM , Jessyca Tallyta Gabriel.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Religious teaching in schools in Brazil. pt_BR
dc.identifier.citation ROLIM, Jessyca Tallyta Gabriel. O ensino religioso nas escolas do Brasil. 2023. 30f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta