DSpace/Manakin Repository

A representação social do desenvolvimento humano na velhice: a perspectiva de estudantes-adolescentes da escola pública.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo O objetivo principal desta pesquisa foi analisar a representação social do desenvolvimento humano na velhice, construída por adolescentes, estudantes do ensino médio público da cidade de Campina Grande - PB. Os dados foram coletados em duas escolas públicas e produzidos por meio de um questionário aplicado em uma amostra de 172 adolescentes e depois aplicado também o Procedimento de Classificações Múltiplas (PCM) a uma sub-amostra deste grupo (44%). A análise foi realizada de acordo com a estatística descritiva, multidimensional, não-paramétrica e a análise de conteúdo categorial. Os dados refletem uma polarização da estrutura da representação do desenvolvimento humano na velhice, destacam-se, na polarização positiva, (a) os ganhos cognitivos, (b) o suporte afetivo-familiar e (c) o direito conquistado (através da aposentadoria); na polarização negativa, têm-se (d) as perdas físicas e os danos psicossociais. Os dados sugerem também uma mudança paulatina nessa representação social, uma vez que começa a se evidenciar uma perspectiva mais positiva para com a velhice (Pesquisa financiada pelo CNPq/PIBIC). pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.citation.issue 6 pt_BR
dc.title A representação social do desenvolvimento humano na velhice: a perspectiva de estudantes-adolescentes da escola pública. pt_BR
dc.date.issued 2009
dc.description.abstract The main aim of this research was to analyze the social representation of human development in old age, constructed by adolescents-students of two public high schools in Campina Grande - PB. Collected data was produced by a questionnaire applied in a sample of 172 adolescents and after submitting a sub-sample of this group (44%) to the process of Multiple Classification Procedures (MCP). The analysis of data was done according to the descriptive statistics, multidimensional, non-parametric statistical procedures and the Category Content Analysis. The data reflect a polarization of the structure of representation of human development in old age. What are highly noticeable in positive polarization are (a) the cognitive gains, (b) emotional family support and (c) the acquired rights (through retirement); in the negative polarization there is (d) physical and psychosocial damage. The data also suggest a gradual change in social representation, since it starts to show a more positive perspective towards old age (Research funded by CNPq/PIBIC). pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31505
dc.date.accessioned 2023-08-21T12:21:38Z
dc.date.available 2023-08-21
dc.date.available 2023-08-21T12:21:38Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Representação social pt_BR
dc.subject Velhice pt_BR
dc.subject Envelhecimento pt_BR
dc.subject Estudantes do ensino médio pt_BR
dc.subject Desenvolvimento humano pt_BR
dc.subject Social representation pt_BR
dc.subject Old age pt_BR
dc.subject Aging pt_BR
dc.subject High school students pt_BR
dc.subject Human development pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator NASCIMENTO, Mariana Izidoro do.
dc.creator MEDEIROS, Ivan Ucella Dantas de.
dc.creator DUARTE, Joana Camila Melo.
dc.creator LIRA, André Augusto Diniz.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The social representation of human development in old age: the perspective of adolescents-students of public school. pt_BR
dc.identifier.citation NASCIMENTO, Mariana Izidoro do; MEDEIROS, Ivan Ucella Dantas de; DUARTE, Joana Camila Melo; LIRA, André Augusto Diniz. A representação social do desenvolvimento humano na velhice: a perspectiva de estudantes-adolescentes da escola pública. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFCG, 6., 2009, Campina Grande. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. ISSN: 2177-112X. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31505 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta