DSpace/Manakin Repository

Inteligência competitiva e marketing como suporte de apoio para o sucesso organizacional: o contexto da eficácia de marketing.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo Com as crescentes mudanças e transformações do mundo globalizado, as empresas vêem a necessidade de melhorar e desenvolver seus ativos e competências no mercado. Isso inclui a necessidade de uma orientação para o mercado e maiores níveis de satisfação para os consumidores. Diante disso, a eficácia de marketing surge como um imperativo de suporte na configuração de um posicionamento competitivo. O objetivo deste estudo foi analisar até que ponto o marketing das empresas é eficaz. Para tal foi utilizada uma metodologia exploratória e descritiva. O foco da pesquisa foi às pequenas, média e grandes empresas dos setores de comércio e dos setores de serviço, concretizados através de uma amostra censitária. A técnica de coleta de dados foi à entrevista, com abordagens quantitativas e qualitativas. De maneira geral, a eficácia de marketing apresentou um relacionamento positivo e significativo com sucesso empresarial. Para tanto, apenas o indicador organização integrada de marketing apresentou grau de desempenho médio. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Administração. pt_BR
dc.citation.issue 6 pt_BR
dc.title Inteligência competitiva e marketing como suporte de apoio para o sucesso organizacional: o contexto da eficácia de marketing. pt_BR
dc.date.issued 2009
dc.description.abstract With the growing changes and transformations in the globalized world, companies see the need to improve and develop their assets and skills in the market. This includes the need for guidance to the market and higher levels of satisfaction to consumers. In face it, the effectiveness of marketing is a need for support in setting up a competitive position. This study aimed to examine to what extent the business marketing is effective. For this we used an exploratory and descriptive methodology. The focus of the research was to small, medium and large enterprises in the trade sectors and service sectors, developed through a sample census. The technique of data collection was the interview with quantitative and qualitative approaches. In general, the effectiveness of marketing presented a positive and significant relationship with business success. Thus, only the indicator of integrated marketing organization showed medium level of performance. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31510
dc.date.accessioned 2023-08-21T15:54:57Z
dc.date.available 2023-08-21
dc.date.available 2023-08-21T15:54:57Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Marketing pt_BR
dc.subject Eficácia de marketing pt_BR
dc.subject Sucesso organizacional pt_BR
dc.subject Comércio e serviços pt_BR
dc.subject Marketing effectiveness pt_BR
dc.subject Organizational success pt_BR
dc.subject Trade and services pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator FARIAS, Leissa Wana Alves de.
dc.creator CAVALCANTI, Elmano Pontes.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Competitive intelligence and marketing as business performance support: the competitive marketing effectiveness. pt_BR
dc.identifier.citation FARIAS, Leissa Wana Alves de; CAVALCANTI, Elmano Pontes. Inteligência competitiva e marketing como suporte de apoio para o sucesso organizacional: o contexto da eficácia de marketing. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFCG, 6., 2009, Campina Grande. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. ISSN: 2177-112X. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31510 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta