dc.description.resumo |
Este trabalho apresenta as experiências vividas durante um ano de vigência do Projeto PIBIC – UFCG (
2008-2009) intitulado Leitura, formação docente e implicações nas práticas de Ensino. O objetivo principal
da pesquisa foi discutir e analisar estratégias de leitura e de compreensão textual com professores de
escolas púbicas da cidade de Campina Grande (PB), a fim de subsidiá-los a trabalharem a leitura, em sala
de aula, dentro de uma perspectiva interacionista de linguagem. Para a execução de tal objetivo foram
realizados encontros mensais com 08 (oito) professores do Ensino Fundamental, com o intuito de perceber
as implicações das práticas de ensino de leitura para a formação do aluno-leitor. Foram também
elaboradas estratégias de leitura pelos próprios docentes e, além disso, foram observadas e analisadas 20
horas-aulas de leitura ministradas por eles. Os resultados da pesquisa foram satisfatórios, uma vez que
85% das estratégias de leitura elaboradas pelos docentes e das aulas ministradas por eles foram
consideradas produtivas, propiciando, aos discentes, a participação efetiva nas discussões dos textos, o
uso de inferências, levantamento de hipóteses, etc. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
6 |
pt_BR |
dc.title |
Ensino de leitura e formação continuada de professores de escolas públicas da cidade de Campina Grande. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2009 |
|
dc.description.abstract |
This work presents our yearlong experiences with PIBIC-UFCG Project (2008-2009) on Reading, Teaching
education and its implications in Teaching Practices. The main objective of the research was to discuss and
analyze reading and textual comprehension strategies with public school teachers in the municipality of
Campina Grande (PB), aiming to provide them with tools to work with reading in their classrooms, based on
an interactionist perspective of language. To achieve this objective, we carried out monthly sessions with 08
(eight) fundamental education teachers aiming to verify the implications of teaching practices of reading to
instruct reader/students. Also, we observed and analyzed 20 hours of reading class given by the teachers
who elaborated reading strategies on their own. The results of the research were satisfactory due to the fact
that 85% of the strategies elaborated by those teachers as well as the classes they gave were considered to
be productive, leading the students to engage effectively in discussions of texts by using inferences,
hypotheses, etc. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31514 |
|
dc.date.accessioned |
2023-08-21T17:31:54Z |
|
dc.date.available |
2023-08-21 |
|
dc.date.available |
2023-08-21T17:31:54Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Leitura |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de leitura |
pt_BR |
dc.subject |
Formação continuada de professores |
pt_BR |
dc.subject |
Estratégias de leitura |
pt_BR |
dc.subject |
Formação de leitores |
pt_BR |
dc.subject |
Interação |
pt_BR |
dc.subject |
Reading |
pt_BR |
dc.subject |
Reading teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Continuing teacher training |
pt_BR |
dc.subject |
Reading strategies |
pt_BR |
dc.subject |
Reader training |
pt_BR |
dc.subject |
Interaction |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SANTOS, Cintia Rodrigues Gomes dos. |
|
dc.creator |
ALVES, Maria de Fátima. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Reading teaching and continuing education of public school teachers in the municipality of Campina Grande. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SANTOS, Cintia Rodrigues Gomes dos; ALVES, Maria de Fátima. Ensino de leitura e formação continuada de professores de escolas públicas da cidade de Campina Grande. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFCG, 6., 2009, Campina Grande. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. ISSN: 2177-112X. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31514 |
pt_BR |