DSpace/Manakin Repository

Ensino de leitura e formação continuada de professores de escolas públicas da cidade de Campina Grande.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo Este trabalho apresenta as experiências vividas durante um ano de vigência do Projeto PIBIC – UFCG ( 2008-2009) intitulado Leitura, formação docente e implicações nas práticas de Ensino. O objetivo principal da pesquisa foi discutir e analisar estratégias de leitura e de compreensão textual com professores de escolas púbicas da cidade de Campina Grande (PB), a fim de subsidiá-los a trabalharem a leitura, em sala de aula, dentro de uma perspectiva interacionista de linguagem. Para a execução de tal objetivo foram realizados encontros mensais com 08 (oito) professores do Ensino Fundamental, com o intuito de perceber as implicações das práticas de ensino de leitura para a formação do aluno-leitor. Foram também elaboradas estratégias de leitura pelos próprios docentes e, além disso, foram observadas e analisadas 20 horas-aulas de leitura ministradas por eles. Os resultados da pesquisa foram satisfatórios, uma vez que 85% das estratégias de leitura elaboradas pelos docentes e das aulas ministradas por eles foram consideradas produtivas, propiciando, aos discentes, a participação efetiva nas discussões dos textos, o uso de inferências, levantamento de hipóteses, etc. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.citation.issue 6 pt_BR
dc.title Ensino de leitura e formação continuada de professores de escolas públicas da cidade de Campina Grande. pt_BR
dc.date.issued 2009
dc.description.abstract This work presents our yearlong experiences with PIBIC-UFCG Project (2008-2009) on Reading, Teaching education and its implications in Teaching Practices. The main objective of the research was to discuss and analyze reading and textual comprehension strategies with public school teachers in the municipality of Campina Grande (PB), aiming to provide them with tools to work with reading in their classrooms, based on an interactionist perspective of language. To achieve this objective, we carried out monthly sessions with 08 (eight) fundamental education teachers aiming to verify the implications of teaching practices of reading to instruct reader/students. Also, we observed and analyzed 20 hours of reading class given by the teachers who elaborated reading strategies on their own. The results of the research were satisfactory due to the fact that 85% of the strategies elaborated by those teachers as well as the classes they gave were considered to be productive, leading the students to engage effectively in discussions of texts by using inferences, hypotheses, etc. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31514
dc.date.accessioned 2023-08-21T17:31:54Z
dc.date.available 2023-08-21
dc.date.available 2023-08-21T17:31:54Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Ensino de leitura pt_BR
dc.subject Formação continuada de professores pt_BR
dc.subject Estratégias de leitura pt_BR
dc.subject Formação de leitores pt_BR
dc.subject Interação pt_BR
dc.subject Reading pt_BR
dc.subject Reading teaching pt_BR
dc.subject Continuing teacher training pt_BR
dc.subject Reading strategies pt_BR
dc.subject Reader training pt_BR
dc.subject Interaction pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SANTOS, Cintia Rodrigues Gomes dos.
dc.creator ALVES, Maria de Fátima.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Reading teaching and continuing education of public school teachers in the municipality of Campina Grande. pt_BR
dc.identifier.citation SANTOS, Cintia Rodrigues Gomes dos; ALVES, Maria de Fátima. Ensino de leitura e formação continuada de professores de escolas públicas da cidade de Campina Grande. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFCG, 6., 2009, Campina Grande. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. ISSN: 2177-112X. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31514 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta