DSpace/Manakin Repository

O processo de precarização e seus efeitos sobre a profissão docente.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo O presente trabalho tem por finalidade apresentar as atividades realizadas no projeto de pesquisa Trabalho docente em redes públicas do estado da Paraíba: condições e relações de trabalho. O referido projeto pretendeu, ao longo da sua realização, compor o perfil do trabalho docente, considerando as condições e as relações de trabalho instauradas nas redes públicas de ensino em municípios da 3ª Regional de Ensino do Estado da Paraíba e, mais especificamente, nos municípios de Campina Grande e Fagundes. O estudo adotou, como categorias simples, relativas ao conteúdo do objeto, a flexibilização das relações trabalhistas, a fragilização da profissionalização e a intensificação do trabalho do professor. Como procedimentos teórico-metodológicos, foram utilizados estudos teóricos, análises de documentos – os Planos de Carreira – que regulamentam a profissão docente nos referidos municípios e entrevistas semiestruturadas com professores das redes públicas de ensino nos municípios de Campina Grande e de Fagundes. Com base nos elementos coletados, constatamos que, também nos municípios estudados, o trabalho docente vem passando por um avançado processo de precarização, o que tem prejudicado significativamente o exercício da docência nas escolas públicas. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.citation.issue 6 pt_BR
dc.title O processo de precarização e seus efeitos sobre a profissão docente. pt_BR
dc.date.issued 2009
dc.description.abstract The present work has as objective to show the accomplished activities in research project Teaching work in Paraíba public schools: conditions and work relations. The referred project intended, during their realization, to do a profile of teaching work, considering the established conditions and work relations in teaching public schools in municipalities belonged to 3rd Paraíba Regional Teaching and, most specifically, in the municipalities of Campina Grande and Fagundes. The study adopted, as simple categories, relates to object subject, the malleable in work relations, the professional weakness and the intensification of teacher work. As theoretical and methodological procedures, was utilized theoretical studies, documents analyses – the Profession Plans – that regulates the teaching in referred municipalities and almost structured interviews with public schools teachers in municipalities of Campina Grande and Fagundes. Based in collected elements, it was evidenced that, also in studied municipalities, the teaching work is passing for progressive precariousness process, that has meaningfully prejudiced the teaching exercise in public schools. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31516
dc.date.accessioned 2023-08-21T17:42:30Z
dc.date.available 2023-08-21
dc.date.available 2023-08-21T17:42:30Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Profissão docente - precarização pt_BR
dc.subject Precarização - profissão docente pt_BR
dc.subject Trabalho docente pt_BR
dc.subject Planos de carreira - docentes pt_BR
dc.subject Teaching profession - precariousness pt_BR
dc.subject Precariousness - teaching profession pt_BR
dc.subject Teaching work pt_BR
dc.subject Career plans - teachers pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator OLIVEIRA, Mônica Martins de Oliveira.
dc.creator RODRIGUES, Melânia Mendonça.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The precariousness process and their effects on teaching. pt_BR
dc.identifier.citation OLIVEIRA, Mônica Martins de Oliveira; RODRIGUES, Melânia Mendonça. O processo de precarização e seus efeitos sobre a profissão docente. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFCG, 6., 2009, Campina Grande. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. ISSN: 2177-112X. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31516 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta