DSpace/Manakin Repository

Letramento e competência linguístico – textual - O educador como mediador do ensino e aprendizagem da língua materna.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo O projeto de pesquisa aqui apresentado tem como objetivo buscar compreender como os educadores trabalham no sentido do letramento, ampliando suas competências enciclopédicas e lingüístico – textual, e assim, determinar as interferências positivas ou não perceptíveis no contexto de ensino e aprendizagem da língua materna. A partir dos textos selecionados, tomados como suportes teóricos para a nossa proposta de investigação e dos dados coletados mediante a aplicação de questionários, pretendemos perceber o trabalho dos professores de língua materna no tocante o ensino da sintaxe e da relação entre letramento e as concepções de leitura e escrita dos mesmos e, consequentemente, as implicações do letramento e as múltiplas competências para a prática docente. Tendo em vista as mudanças sociais, culturais, políticas e tecnológicas, aprender a ler e escrever implica não apenas o conhecimento de letras e do modo de decodificá-las, mas utilizar este conhecimento para se expressar frente à sociedade. Para que isso aconteça é necessária a adoção de um método que envolva o ensino da escrita e da gramática, visto que a competência comunicativa implica a competência lingüística. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. Linguística. pt_BR
dc.citation.issue 6 pt_BR
dc.title Letramento e competência linguístico – textual - O educador como mediador do ensino e aprendizagem da língua materna. pt_BR
dc.date.issued 2009
dc.description.abstract The Project of Research presented here has as the main seek to understand how educators work towards literacy broadening their skills and language encyclopedias – textual and thus determine interference positive or not apparent in the teaching of mother tongue. From the texts selected taken as base theorists for our proposed research and the dice collected through the application of questionnaire want to understand the work of teachers of mother language concerning the teaching of syntax and the relationship between literacy and conceptions of reading and writing the same and, consequently, the implications of literacy and the multiple competencies for practice teaching. In view social, cultural, technological and policies change, learn read and write implies not only knowledge of letters and how decodes them, but use this knowledge to express the facing society. For that to happen its necessary the adoption of a method that involving the teaching of writing and grammar seeing that communicative competence implies language competence. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31517
dc.date.accessioned 2023-08-21T17:52:22Z
dc.date.available 2023-08-21
dc.date.available 2023-08-21T17:52:22Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Letramento pt_BR
dc.subject Literacy pt_BR
dc.subject Competência linguístico-textual pt_BR
dc.subject Linguistic-textual competence pt_BR
dc.subject Ensino e aprendizagem de língua materna pt_BR
dc.subject Mother tongue teaching and learning pt_BR
dc.subject Língua materna - ensino e aprendizagem pt_BR
dc.subject Mother tongue - teaching and learning pt_BR
dc.subject literatura pt_BR
dc.subject Competencia lingüístico-textual pt_BR
dc.subject Enseñanza y aprendizaje de la lengua materna pt_BR
dc.subject Lengua materna - enseñanza y aprendizaje pt_BR
dc.subject l'alphabétisation pt_BR
dc.subject Compétence linguistique et textuelle pt_BR
dc.subject Enseignement et apprentissage de la langue maternelle pt_BR
dc.subject Langue maternelle - enseignement et apprentissage pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Inacio Francisco Teixeira.
dc.creator CASTRO, Onireves Monteiro de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Literacy and language competence – textual – the educator as mediator of learning the mother tongue education. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Inacio Francisco Teixeira; CASTRO, Onireves Monteiro de. Letramento e competência linguístico – textual - O educador como mediador do ensino e aprendizagem da língua materna. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFCG, 6., 2009, Campina Grande. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. ISSN: 2177-112X. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31517 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta