DSpace Repository

O texto de opinião no livro didático dos anos iniciais do ensino fundamental: uma análise das condições de produção.

Show simple item record

dc.description.resumo O artigo apresenta resultados de uma investigação sobre as condições de produção textual em livros didáticos de língua portuguesa do 4° e 5° anos do ensino fundamental. Trata-se de um estudo descritivo e interpretativo, desenvolvido por meio de revisão bibliográfica e análise documental, fundamentado em referenciais teórico-metodológicos de uma concepção interacionista e discursiva de linguagem e de ensino de língua escrita. Estes referenciais orientaram tanto a concepção e o desenvolvimento da pesquisa quanto as análises do corpus. Os dados evidenciam que os livros analisados propõem atividades e estratégias em que são observadas as principais condições necessárias à compreensão e produção do gênero texto de opinião, embora parte dessa informação encontre-se apenas no livro do professor. Sugere-se que sejam incluídas também no livro do aluno. Conclui-se que os livros estudados favorecem o desenvolvimento de práticas de ensino-aprendizagem que conferem significação à produção escrita dos alunos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.subject.cnpq Linguística. pt_BR
dc.citation.issue 6 pt_BR
dc.title O texto de opinião no livro didático dos anos iniciais do ensino fundamental: uma análise das condições de produção. pt_BR
dc.date.issued 2009
dc.description.abstract This article presents investigation results concerning the textual production conditions in Portuguese textbooks, used in 4º and 5º grades in elementary school. It is an interpretative and descriptive study, developed through bibliography revision and documental analysis, based on theoretical and methodological references of a discursive and interactionist language and written language teaching conception. Such references have guided not only the research conception and development, but also the corpus analysis. The data makes clear that the analysed books propose activities and strategies in which the main conditions needed for the opinion text genre comprehension and production are observed, although part of this information is only found in the teacher’s guide. It is suggested that this information should also be included in the student’s book. In conclusion, the reviewed books encourage the teaching-learning practices development, which gives meaning to the students’ written production. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31520
dc.date.accessioned 2023-08-21T18:03:21Z
dc.date.available 2023-08-21
dc.date.available 2023-08-21T18:03:21Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Texto de opinião pt_BR
dc.subject Condições de produção textual pt_BR
dc.subject Livro didático pt_BR
dc.subject Ensino-aprendizagem pt_BR
dc.subject Opinion text pt_BR
dc.subject Text production conditions pt_BR
dc.subject Textbook pt_BR
dc.subject Teaching-learning pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator TAVARES, Cíntia dos Santos.
dc.creator SALUSTIANO, Dorivaldo Alves.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The opinion text genre in portuguese textbooks used in 4o and 5o grades in elementary school: a analysis of textual production conditions. pt_BR
dc.identifier.citation TAVARES, Cíntia dos Santos; SALUSTIANO, Dorivaldo Alves. O texto de opinião no livro didático dos anos iniciais do ensino fundamental: uma análise das condições de produção. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFCG, 6., 2009, Campina Grande. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. ISSN: 2177-112X. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31520 pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account