dc.description.resumo |
O artigo apresenta resultados de uma investigação sobre as condições de produção textual em livros
didáticos de língua portuguesa do 4° e 5° anos do ensino fundamental. Trata-se de um estudo descritivo e
interpretativo, desenvolvido por meio de revisão bibliográfica e análise documental, fundamentado em
referenciais teórico-metodológicos de uma concepção interacionista e discursiva de linguagem e de ensino
de língua escrita. Estes referenciais orientaram tanto a concepção e o desenvolvimento da pesquisa quanto
as análises do corpus. Os dados evidenciam que os livros analisados propõem atividades e estratégias em
que são observadas as principais condições necessárias à compreensão e produção do gênero texto de
opinião, embora parte dessa informação encontre-se apenas no livro do professor. Sugere-se que sejam
incluídas também no livro do aluno. Conclui-se que os livros estudados favorecem o desenvolvimento de
práticas de ensino-aprendizagem que conferem significação à produção escrita dos alunos. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
6 |
pt_BR |
dc.title |
O texto de opinião no livro didático dos anos iniciais do ensino fundamental: uma análise das condições de produção. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2009 |
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dc.description.abstract |
This article presents investigation results concerning the textual production conditions in Portuguese
textbooks, used in 4º and 5º grades in elementary school. It is an interpretative and descriptive study,
developed through bibliography revision and documental analysis, based on theoretical and methodological
references of a discursive and interactionist language and written language teaching conception. Such
references have guided not only the research conception and development, but also the corpus analysis.
The data makes clear that the analysed books propose activities and strategies in which the main conditions
needed for the opinion text genre comprehension and production are observed, although part of this
information is only found in the teacher’s guide. It is suggested that this information should also be included
in the student’s book. In conclusion, the reviewed books encourage the teaching-learning practices
development, which gives meaning to the students’ written production. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31520 |
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dc.date.accessioned |
2023-08-21T18:03:21Z |
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dc.date.available |
2023-08-21 |
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dc.date.available |
2023-08-21T18:03:21Z |
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dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Texto de opinião |
pt_BR |
dc.subject |
Condições de produção textual |
pt_BR |
dc.subject |
Livro didático |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino-aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Opinion text |
pt_BR |
dc.subject |
Text production conditions |
pt_BR |
dc.subject |
Textbook |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching-learning |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
TAVARES, Cíntia dos Santos. |
|
dc.creator |
SALUSTIANO, Dorivaldo Alves. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The opinion text genre in portuguese textbooks used in 4o and 5o grades in elementary school: a analysis of textual production conditions. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
TAVARES, Cíntia dos Santos; SALUSTIANO, Dorivaldo Alves. O texto de opinião no livro didático dos anos iniciais do ensino fundamental: uma análise das condições de produção. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFCG, 6., 2009, Campina Grande. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. ISSN: 2177-112X. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31520 |
pt_BR |