dc.description.resumo |
Nosso estudo realizado na Universidade Federal de Campina Grande se debruça sobre umas das vertentes
do ensino de Francês Língua Estrangeira (FLE), trata-se de um estudo em Francês Instrumental (FI). Tendo
o texto escrito como base, consideramos que uma leitura só se efetua de modo satisfatório quando há um
objetivo previamente selecionado, conduzindo o leitor a seguir o caminho mais seguro rumo à construção
de sentidos e, para ajudar esse leitor, encontram-se nos textos elementos conhecidos como estratégias de
leitura. A fim de obter os resultados, analisamos produções escritas dos alunos matriculados nas disciplinas
Língua Francesa Instrumental I, II e Básico, nos períodos 2008.2 e 2009.1. Utilizamos questionários e
observações de campo como instrumentos para obtenção dos resultados da pesquisa que tem
características de pesquisa-ação. Nos resultados, observamos que os alunos percebem a relevância das
estratégias de leitura, bem como a necessidade de se dar um novo olhar sobre o gênero textual.
Chamamos a atenção para a leitura do texto literário em aulas de francês instrumental, com ênfase no
francófono, como um tipo de leitura que pode favorecer maior fruição quanto aos elementos peculiares do
texto literário. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
6 |
pt_BR |
dc.title |
Gêneros textuais e estratégias para a aprendizagem da leitura instrumental em francês língua estrangeira. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2009 |
|
dc.description.abstract |
Our study carried at Universidade Federal de Campina Grande, focuses in one of the aspects of the French
Foreign Language teaching (FLE). This study is centered in the subject of French Instrumental (FI). Since
the written text as a basis, we believe that only one reading is accomplished in a satisfactory manner when
there is a previously selected goal, leading the reader to follow the safest path towards the construction of
meaning and to help the reader, this one can identify some importants elements in the text known as reading
strategies. In order to obtain the results, we analyzed written productions of the students enrolled in French
Instrumental courses I, II and Basic, for the periods 2008.2 and 2009.1. Use of questionnaires and field
observations as tools for obtaining the search results that have characteristics of action research. In the
results We observed that the pupils perceive the relevance of the reading strategies, as well as the necessity
of give a new look on the textual genre. We call attention to the reading of literary text in instrumental class
of French language, with emphasis on French as a kind of reading that can promote greater enjoyment on
the peculiar features of the literary text. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31523 |
|
dc.date.accessioned |
2023-08-21T19:34:58Z |
|
dc.date.available |
2023-08-21 |
|
dc.date.available |
2023-08-21T19:34:58Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Leitura instrumental em francês |
pt_BR |
dc.subject |
Francês - leitura instrumental |
pt_BR |
dc.subject |
Gêneros textuais |
pt_BR |
dc.subject |
Francês como língua estrangeira |
pt_BR |
dc.subject |
Francês instrumental |
pt_BR |
dc.subject |
Compreensão escrita |
pt_BR |
dc.subject |
Texto literário |
pt_BR |
dc.subject |
Instrumental Reading in French |
pt_BR |
dc.subject |
French - instrumental reading |
pt_BR |
dc.subject |
Textual genres |
pt_BR |
dc.subject |
French as a foreign language |
pt_BR |
dc.subject |
Instrumental french |
pt_BR |
dc.subject |
Written comprehension |
pt_BR |
dc.subject |
Literary text |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
COUTINHO, Janaína Araújo. |
|
dc.creator |
PINHEIRO-MARIZ, Josilene. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Textual gender and strategies for the learning of reading in french foreign language instrumental. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
COUTINHO, Janaína Araújo; PINHEIRO-MARIZ, Josilene. Gêneros textuais e estratégias para a aprendizagem da leitura instrumental em francês língua estrangeira. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFCG, 6., 2009, Campina Grande. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. ISSN: 2177-112X. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31523 |
pt_BR |