DSpace/Manakin Repository

Gêneros textuais e estratégias para a aprendizagem da leitura instrumental em francês língua estrangeira.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo Nosso estudo realizado na Universidade Federal de Campina Grande se debruça sobre umas das vertentes do ensino de Francês Língua Estrangeira (FLE), trata-se de um estudo em Francês Instrumental (FI). Tendo o texto escrito como base, consideramos que uma leitura só se efetua de modo satisfatório quando há um objetivo previamente selecionado, conduzindo o leitor a seguir o caminho mais seguro rumo à construção de sentidos e, para ajudar esse leitor, encontram-se nos textos elementos conhecidos como estratégias de leitura. A fim de obter os resultados, analisamos produções escritas dos alunos matriculados nas disciplinas Língua Francesa Instrumental I, II e Básico, nos períodos 2008.2 e 2009.1. Utilizamos questionários e observações de campo como instrumentos para obtenção dos resultados da pesquisa que tem características de pesquisa-ação. Nos resultados, observamos que os alunos percebem a relevância das estratégias de leitura, bem como a necessidade de se dar um novo olhar sobre o gênero textual. Chamamos a atenção para a leitura do texto literário em aulas de francês instrumental, com ênfase no francófono, como um tipo de leitura que pode favorecer maior fruição quanto aos elementos peculiares do texto literário. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Linguística. pt_BR
dc.citation.issue 6 pt_BR
dc.title Gêneros textuais e estratégias para a aprendizagem da leitura instrumental em francês língua estrangeira. pt_BR
dc.date.issued 2009
dc.description.abstract Our study carried at Universidade Federal de Campina Grande, focuses in one of the aspects of the French Foreign Language teaching (FLE). This study is centered in the subject of French Instrumental (FI). Since the written text as a basis, we believe that only one reading is accomplished in a satisfactory manner when there is a previously selected goal, leading the reader to follow the safest path towards the construction of meaning and to help the reader, this one can identify some importants elements in the text known as reading strategies. In order to obtain the results, we analyzed written productions of the students enrolled in French Instrumental courses I, II and Basic, for the periods 2008.2 and 2009.1. Use of questionnaires and field observations as tools for obtaining the search results that have characteristics of action research. In the results We observed that the pupils perceive the relevance of the reading strategies, as well as the necessity of give a new look on the textual genre. We call attention to the reading of literary text in instrumental class of French language, with emphasis on French as a kind of reading that can promote greater enjoyment on the peculiar features of the literary text. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31523
dc.date.accessioned 2023-08-21T19:34:58Z
dc.date.available 2023-08-21
dc.date.available 2023-08-21T19:34:58Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Leitura instrumental em francês pt_BR
dc.subject Francês - leitura instrumental pt_BR
dc.subject Gêneros textuais pt_BR
dc.subject Francês como língua estrangeira pt_BR
dc.subject Francês instrumental pt_BR
dc.subject Compreensão escrita pt_BR
dc.subject Texto literário pt_BR
dc.subject Instrumental Reading in French pt_BR
dc.subject French - instrumental reading pt_BR
dc.subject Textual genres pt_BR
dc.subject French as a foreign language pt_BR
dc.subject Instrumental french pt_BR
dc.subject Written comprehension pt_BR
dc.subject Literary text pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator COUTINHO, Janaína Araújo.
dc.creator PINHEIRO-MARIZ, Josilene.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Textual gender and strategies for the learning of reading in french foreign language instrumental. pt_BR
dc.identifier.citation COUTINHO, Janaína Araújo; PINHEIRO-MARIZ, Josilene. Gêneros textuais e estratégias para a aprendizagem da leitura instrumental em francês língua estrangeira. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFCG, 6., 2009, Campina Grande. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. ISSN: 2177-112X. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31523 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta