dc.description.resumo |
Este trabalho objetiva analisar a didatização de saberes teóricos e experienciais sobre leitura por parte de
professores do ensino fundamental (7º e 8º ano) na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dr.
Hortênsio de Sousa Ribeiro (PREMEN), em Campina Grande – PB. Tomando como base a concepção de
leitura dos PCN-LP e do livro didático (sociointeracionista e do letramento), adotado na escola, constatamos
que as práticas de leitura dos professores, em sala de aula, ainda se fundamentam numa concepção de
leitura em que predomina a decodificação, com alguns avanços para o estudo dos gêneros textuais. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
6 |
pt_BR |
dc.title |
A didatização dos saberes teóricos e experienciais sobre sobre leitura: a formação do leitor no ensino fundamental. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2009 |
|
dc.description.abstract |
This work aims to analyse the didactization of theoretical and experiential knowledge on reading involving
elementary education teachers at the Dr. Hortênsio de Sousa Ribeiro’s State School for Elementary and
Secundary Education (PREMEN), in the City of Campina Grande, State of Paraíba. Having as a basis the
PCN-LP’s concept of reading and the school textbook as a sociointeractionist tool for literacy, we discovered
that the teachers’ reading practices, within the classroom, are still grounded on a concept of reading which
entails text decoding, with a little improvement in the study of text genres. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31524 |
|
dc.date.accessioned |
2023-08-21T19:40:27Z |
|
dc.date.available |
2023-08-21 |
|
dc.date.available |
2023-08-21T19:40:27Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Leitores |
pt_BR |
dc.subject |
Formação de leitores |
pt_BR |
dc.subject |
Leitura |
pt_BR |
dc.subject |
Concepção de leitura |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino fundamental |
pt_BR |
dc.subject |
Escola Estadual Dr. Hortênsio de Sousa Ribeiro |
pt_BR |
dc.subject |
Readers |
pt_BR |
dc.subject |
Reader training |
pt_BR |
dc.subject |
Reading |
pt_BR |
dc.subject |
Conception of reading |
pt_BR |
dc.subject |
Elementary School |
pt_BR |
dc.subject |
State School Dr. Hortênsio de Sousa Ribeiro |
pt_BR |
dc.subject |
Lectores |
pt_BR |
dc.subject |
Formación de lectores |
pt_BR |
dc.subject |
Lectura |
pt_BR |
dc.subject |
Concepción de la lectura |
pt_BR |
dc.subject |
Enseñanza fundamental |
pt_BR |
dc.subject |
Escuela Estatal Dr. Hortênsio de Sousa Ribeiro |
pt_BR |
dc.subject |
Lecteurs |
pt_BR |
dc.subject |
Formation des lecteurs |
pt_BR |
dc.subject |
En lisant |
pt_BR |
dc.subject |
Conception de la lecture |
pt_BR |
dc.subject |
École primaire |
pt_BR |
dc.subject |
École publique Dr Hortênsio de Sousa Ribeiro |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
GOUVEIA, Mariana da Silva. |
|
dc.creator |
ALBUQUERQUE, Maria do Socorro Paz e. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The didacticization of theoretical and experiential knowledge about reading: the formation of the reader in elementary school. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
GOUVEIA, Mariana da Silva; ALBUQUERQUE, Maria do Socorro Paz e. A didatização dos saberes teóricos e experienciais sobre sobre leitura: a formação do leitor no ensino fundamental. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFCG, 6., 2009, Campina Grande. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. ISSN: 2177-112X. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31524 |
pt_BR |