DSpace/Manakin Repository

A didatização dos saberes teóricos e experienciais sobre sobre leitura: a formação do leitor no ensino fundamental.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo Este trabalho objetiva analisar a didatização de saberes teóricos e experienciais sobre leitura por parte de professores do ensino fundamental (7º e 8º ano) na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dr. Hortênsio de Sousa Ribeiro (PREMEN), em Campina Grande – PB. Tomando como base a concepção de leitura dos PCN-LP e do livro didático (sociointeracionista e do letramento), adotado na escola, constatamos que as práticas de leitura dos professores, em sala de aula, ainda se fundamentam numa concepção de leitura em que predomina a decodificação, com alguns avanços para o estudo dos gêneros textuais. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Linguística. pt_BR
dc.citation.issue 6 pt_BR
dc.title A didatização dos saberes teóricos e experienciais sobre sobre leitura: a formação do leitor no ensino fundamental. pt_BR
dc.date.issued 2009
dc.description.abstract This work aims to analyse the didactization of theoretical and experiential knowledge on reading involving elementary education teachers at the Dr. Hortênsio de Sousa Ribeiro’s State School for Elementary and Secundary Education (PREMEN), in the City of Campina Grande, State of Paraíba. Having as a basis the PCN-LP’s concept of reading and the school textbook as a sociointeractionist tool for literacy, we discovered that the teachers’ reading practices, within the classroom, are still grounded on a concept of reading which entails text decoding, with a little improvement in the study of text genres. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31524
dc.date.accessioned 2023-08-21T19:40:27Z
dc.date.available 2023-08-21
dc.date.available 2023-08-21T19:40:27Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Leitores pt_BR
dc.subject Formação de leitores pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Concepção de leitura pt_BR
dc.subject Ensino fundamental pt_BR
dc.subject Escola Estadual Dr. Hortênsio de Sousa Ribeiro pt_BR
dc.subject Readers pt_BR
dc.subject Reader training pt_BR
dc.subject Reading pt_BR
dc.subject Conception of reading pt_BR
dc.subject Elementary School pt_BR
dc.subject State School Dr. Hortênsio de Sousa Ribeiro pt_BR
dc.subject Lectores pt_BR
dc.subject Formación de lectores pt_BR
dc.subject Lectura pt_BR
dc.subject Concepción de la lectura pt_BR
dc.subject Enseñanza fundamental pt_BR
dc.subject Escuela Estatal Dr. Hortênsio de Sousa Ribeiro pt_BR
dc.subject Lecteurs pt_BR
dc.subject Formation des lecteurs pt_BR
dc.subject En lisant pt_BR
dc.subject Conception de la lecture pt_BR
dc.subject École primaire pt_BR
dc.subject École publique Dr Hortênsio de Sousa Ribeiro pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator GOUVEIA, Mariana da Silva.
dc.creator ALBUQUERQUE, Maria do Socorro Paz e.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The didacticization of theoretical and experiential knowledge about reading: the formation of the reader in elementary school. pt_BR
dc.identifier.citation GOUVEIA, Mariana da Silva; ALBUQUERQUE, Maria do Socorro Paz e. A didatização dos saberes teóricos e experienciais sobre sobre leitura: a formação do leitor no ensino fundamental. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFCG, 6., 2009, Campina Grande. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. ISSN: 2177-112X. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31524 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta