dc.description.resumo |
O projeto de pesquisa aqui apresentado tem como objetivo buscar compreender como os
educadores trabalham no sentido do letramento, ampliando suas competências
enciclopédicas e lingüístico – textual, e assim, determinar as interferências positivas ou não
perceptíveis no contexto de ensino e aprendizagem da língua materna. A partir dos textos
selecionados, tomados como suportes teóricos para a nossa proposta de investigação e dos
dados coletados mediante a aplicação de questionários, pretendemos perceber o trabalho
dos professores de língua materna no tocante o ensino da sintaxe e da relação entre
letramento e as concepções de leitura e escrita dos mesmos e, consequentemente, as
implicações do letramento e as múltiplas competências para a prática docente. Tendo em
vista as mudanças sociais, culturais, políticas e tecnológicas, aprender a ler e escrever
implica não apenas o conhecimento de letras e do modo de decodificá-las, mas utilizar este
conhecimento para se expressar frente à sociedade. Para que isso aconteça é necessária a
adoção de um método que envolva o ensino da escrita e da gramática, visto que a
competência comunicativa implica a competência lingüística. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
6 |
pt_BR |
dc.title |
Letramento e competência linguístico – textual - O educador como mediador do ensino e aprendizagem da língua materna. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2009 |
|
dc.description.abstract |
The Project of Research presented here has as the main seek to understand how educators
work towards literacy broadening their skills and language encyclopedias – textual and thus
determine interference positive or not apparent in the teaching of mother tongue. From the texts
selected taken as base theorists for our proposed research and the dice collected through the
application of questionnaire want to understand the work of teachers of mother language
concerning the teaching of syntax and the relationship between literacy and conceptions of
reading and writing the same and, consequently, the implications of literacy and the multiple
competencies for practice teaching. In view social, cultural, technological and policies change, learn read and write implies not only knowledge of letters and how decodes them, but use this knowledge to express the facing society. For that to happen its necessary the adoption of a method that involving the teaching of writing and grammar seeing that communicative competence implies language competence. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31526 |
|
dc.date.accessioned |
2023-08-21T20:21:55Z |
|
dc.date.available |
2023-08-21 |
|
dc.date.available |
2023-08-21T20:21:55Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Letramento |
pt_BR |
dc.subject |
Competência linguístico-textual |
pt_BR |
dc.subject |
Educador e ensino de língua materna |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de língua materna |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagem de língua materna |
pt_BR |
dc.subject |
Literacy |
pt_BR |
dc.subject |
Linguistic-textual competence |
pt_BR |
dc.subject |
Educator and mother tongue teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Mother tongue teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Mother tongue learning |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Inacio Francisco Teixeira. |
|
dc.creator |
CASTRO, Onireves Monteiro de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
literacy and language competence – textual – the educator as mediator of learning the mother tongue education. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Inacio Francisco Teixeira; CASTRO, Onireves Monteiro de. Letramento e competência linguístico – textual - O educador como mediador do ensino e aprendizagem da língua materna. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFCG, 6., 2009, Campina Grande. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. ISSN: 2177-112X. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31526 |
pt_BR |