DSpace/Manakin Repository

Oralidade como objeto de estudo/ensino em aulas de português na educação básica – parte II.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo Nessa pesquisa, nos propomos a investigar as condições de trabalho e as possibilidades de se trabalhar a oralidade em aulas de Português em séries do Ensino Fundamental II, ministradas por duas professoras que estavam em atuação docente nos anos de 2008 e 2009 e que são alunas egressas de cursos de Licenciatura em Letras de duas instituições públicas da cidade de Campina Grande, Paraíba. Dessa forma, realizamos um estudo de caso, que se consistiu da análise dos materiais teórico-didáticos disponibilizados pelas instituições de ensino (incluindo recursos tecnológicos e recursos escritos), da observação dos planos anuais de ensino das duas professoras, e de uma etapa de entrevista semi-estruturada registrada em áudio-gravação realizada com os sujeitos envolvidos na pesquisa. Como constatação dessa leitura dos dados, verificamos que, na visão das professoras entrevistadas, os problemas enfrentados em relação a sistematização do ensino da oralidade parte desde a pouca formação até a carência de equipamentos tecnológicos das instituições formadoras e empregadoras. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Linguística. pt_BR
dc.citation.issue 6 pt_BR
dc.title Oralidade como objeto de estudo/ensino em aulas de português na educação básica – parte II. pt_BR
dc.date.issued 2009
dc.description.abstract In this research, our purpose was to investigate the work environment and the possibilities to face direction to oral language in Portuguese classes in basic education. Two teachers, that had just finished the Letters course at two public universities in Campina Grande, Paraíba, and that had been working from 2008 to 2009, took part in the research. The study was realized through the analysis of theoretical and didactic materials (including technological and written resources), which were provided by the schools where the teachers that took part in this research work, through the investigation of the teachers` annual teaching plans and through an audio recorded interview with the two teachers. The data analysis shows us that, according to the teachers point of view, the problems related to the systematic oral language teaching are connected with the lack of academic preparation of the teachers and with the lack of technologic resources at the universities that they came from and at the institutions that they work. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31527
dc.date.accessioned 2023-08-21T20:32:50Z
dc.date.available 2023-08-21
dc.date.available 2023-08-21T20:32:50Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Oralidade pt_BR
dc.subject Letramento digital pt_BR
dc.subject Ensino de língua portuguesa pt_BR
dc.subject Educação básica - ensino de português pt_BR
dc.subject Orality pt_BR
dc.subject Digital literacy pt_BR
dc.subject Portuguese language teaching pt_BR
dc.subject Basic education - Portuguese teaching pt_BR
dc.subject Oralidad pt_BR
dc.subject Alfabetización digital pt_BR
dc.subject Enseñanza de la lengua portuguesa pt_BR
dc.subject Educación básica - Enseñanza del portugués pt_BR
dc.subject Oralité pt_BR
dc.subject littératie numérique pt_BR
dc.subject Enseignement de la langue portugaise pt_BR
dc.subject Education de base - Enseignement du portugais pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Paloma Sabata Lopes da.
dc.creator RAFAEL, Edmilson Luiz.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Spoken language as studying/teaching object in basic education portuguese classes - second part. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Paloma Sabata Lopes da; RAFAEL, Edmilson Luiz. Oralidade como objeto de estudo/ensino em aulas de português na educação básica – parte II. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFCG, 6., 2009, Campina Grande. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. ISSN: 2177-112X. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31527 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta