dc.description.resumo |
Este estudo tem como foco as práticas de planejamento de ensino da escrita de professores recém
egressos do curso de Letras da Universidade Federal de Campina Grande, e objetiva: a) descrever e
analisar a(s) forma(s) de planejamento do ensino da escrita por professores egressos da graduação em
referência; e b) correlacionar a(s) forma(s) de planejamento com elementos condicionantes das práticas
escolares (formação docente, organização escolar, condições de trabalho, entre outros). O corpus de
análise está constituído de respostas a um questionário aplicado com três professores recém egressos e de
dois extratos de sequências didáticas por eles elaboradas e aplicadas em sala de aula da educação básica,
como atividade prescrita em uma disciplina de Especialização em Ensino de Língua Materna. Como
principais resultados registra-se, por um lado, acentuada convergência/sintonização entre as
representações dos professores-alunos e as recentes concepções/orientações metodológicas para o ensino
da escrita; por outro lado, registra-se a presença de práticas individuais de planejamento, sem repercussão
para a transformação das práticas cristalizadas no contexto da educação básica. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
6 |
pt_BR |
dc.title |
O agir educacional nas representações de professores com formação recente sobre as práticas de planejamento de ensino da escrita. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2009 |
|
dc.description.abstract |
This study focuses on the practices of planning for the teaching of writing involving newly-graduated
teachers of the Modern Languages course in the Federal University of Campina Grande, and has the
following objectives: a) to describe and analyze the way(s) of planning the teaching of writing by graduate
teachers from the course in reference; and b) to correlate the ways(s) of planning with constraining elements
of school practices ( teacher education, school organization, work conditions, among others). The corpus of
analysis is composed of responses to a questionnaire applied with three newly-graduated teachers and two
extracts of didactic sequences they developed and implemented in an elementary education classroom, as
part of a required activity for a discipline in the Specialization Course in the area of Mother Tongue Teaching.
The main results show, on the one hand, strong convergence/harmonization between the representations of
teacher-students and recent methodological concepts/guidelines for the teaching of writing; on the other
hand, there is the presence of individual practices of planning, without repercussions on the transformation
of crystallized practices present in the basic education context. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31528 |
|
dc.date.accessioned |
2023-08-21T20:35:28Z |
|
dc.date.available |
2023-08-21 |
|
dc.date.available |
2023-08-21T20:35:28Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Formação continuada |
pt_BR |
dc.subject |
Trabalho docente |
pt_BR |
dc.subject |
Organização escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de escrita |
pt_BR |
dc.subject |
Representações de professores |
pt_BR |
dc.subject |
Continuing education |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching work |
pt_BR |
dc.subject |
School organization |
pt_BR |
dc.subject |
Writing teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher representations |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
BRAGA, Nathalie Lia Fook de Medeiros. |
|
dc.creator |
REINALDO, Maria Augusta Gonçalves de Macedo. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Educational procedures in representations of newly graduated teachers concerning their practice in planning the teaching of writing. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
BRAGA, Nathalie Lia Fook de Medeiros; REINALDO, Maria Augusta Gonçalves de Macedo. O agir educacional nas representações de professores com formação recente sobre as práticas de planejamento de ensino da escrita. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFCG, 6., 2009, Campina Grande. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. ISSN: 2177-112X. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31528 |
pt_BR |