DSpace/Manakin Repository

O agir educacional nas representações de professores com formação recente sobre as práticas de planejamento de ensino da escrita.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo Este estudo tem como foco as práticas de planejamento de ensino da escrita de professores recém egressos do curso de Letras da Universidade Federal de Campina Grande, e objetiva: a) descrever e analisar a(s) forma(s) de planejamento do ensino da escrita por professores egressos da graduação em referência; e b) correlacionar a(s) forma(s) de planejamento com elementos condicionantes das práticas escolares (formação docente, organização escolar, condições de trabalho, entre outros). O corpus de análise está constituído de respostas a um questionário aplicado com três professores recém egressos e de dois extratos de sequências didáticas por eles elaboradas e aplicadas em sala de aula da educação básica, como atividade prescrita em uma disciplina de Especialização em Ensino de Língua Materna. Como principais resultados registra-se, por um lado, acentuada convergência/sintonização entre as representações dos professores-alunos e as recentes concepções/orientações metodológicas para o ensino da escrita; por outro lado, registra-se a presença de práticas individuais de planejamento, sem repercussão para a transformação das práticas cristalizadas no contexto da educação básica. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Linguística. pt_BR
dc.citation.issue 6 pt_BR
dc.title O agir educacional nas representações de professores com formação recente sobre as práticas de planejamento de ensino da escrita. pt_BR
dc.date.issued 2009
dc.description.abstract This study focuses on the practices of planning for the teaching of writing involving newly-graduated teachers of the Modern Languages course in the Federal University of Campina Grande, and has the following objectives: a) to describe and analyze the way(s) of planning the teaching of writing by graduate teachers from the course in reference; and b) to correlate the ways(s) of planning with constraining elements of school practices ( teacher education, school organization, work conditions, among others). The corpus of analysis is composed of responses to a questionnaire applied with three newly-graduated teachers and two extracts of didactic sequences they developed and implemented in an elementary education classroom, as part of a required activity for a discipline in the Specialization Course in the area of Mother Tongue Teaching. The main results show, on the one hand, strong convergence/harmonization between the representations of teacher-students and recent methodological concepts/guidelines for the teaching of writing; on the other hand, there is the presence of individual practices of planning, without repercussions on the transformation of crystallized practices present in the basic education context. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31528
dc.date.accessioned 2023-08-21T20:35:28Z
dc.date.available 2023-08-21
dc.date.available 2023-08-21T20:35:28Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Formação continuada pt_BR
dc.subject Trabalho docente pt_BR
dc.subject Organização escolar pt_BR
dc.subject Ensino de escrita pt_BR
dc.subject Representações de professores pt_BR
dc.subject Continuing education pt_BR
dc.subject Teaching work pt_BR
dc.subject School organization pt_BR
dc.subject Writing teaching pt_BR
dc.subject Teacher representations pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator BRAGA, Nathalie Lia Fook de Medeiros.
dc.creator REINALDO, Maria Augusta Gonçalves de Macedo.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Educational procedures in representations of newly graduated teachers concerning their practice in planning the teaching of writing. pt_BR
dc.identifier.citation BRAGA, Nathalie Lia Fook de Medeiros; REINALDO, Maria Augusta Gonçalves de Macedo. O agir educacional nas representações de professores com formação recente sobre as práticas de planejamento de ensino da escrita. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFCG, 6., 2009, Campina Grande. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. ISSN: 2177-112X. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31528 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta