DSpace/Manakin Repository

Práticas de letramento e suas relações com o ensino de escrita.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo Esta pesquisa tem como objetivo investigar os fatores externos responsáveis por interferirem na atuação repercutiva, por parte do professor em formação e de seus conhecimentos adquiridos referentes à escrita como objeto de ensino. Para tanto, analisamos três alunos-professores a partir de entrevistas, diário de campo e gravações de execução, à luz das perspectivas de letramento e do interacionismo sócio-discursivo. Os dados revelaram práticas externas (identificadas como ambiente religioso e profissional), regulares, de contato com a escrita, acionadas na sala de aula através de estratégias linguístico-discursivas, embora distanciadas de uma noção de relação aluno-professor, de escrita enquanto processo e de mobilização do (tipo de) material escrito produzido no ambiente extra-classe citado. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Linguística. pt_BR
dc.citation.issue 6 pt_BR
dc.title Práticas de letramento e suas relações com o ensino de escrita. pt_BR
dc.date.issued 2009
dc.description.abstract This a research investigates external factors responsible for interfering in pre-service teachers’ reverberate performance as well as in their acquired knowledge concerning writing as a teaching objective. In order to do so, we analysed three pre-service teachers, according to interviews, class journal and classes recordings, based on theory regarding literacy and the socio-discursive interactionism. The data presented external practices (identified as religious and professional places), regular, in contact with writing, used in the classroom via linguistic-discursive strategies; however, they were far from a notion of teacher-student interaction; far from the notion of writing as a process; and of the mobilization of the (type of) writing produced at the outdoors environment mentioned. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31529
dc.date.accessioned 2023-08-21T20:55:04Z
dc.date.available 2023-08-21
dc.date.available 2023-08-21T20:55:04Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Letramento pt_BR
dc.subject Práticas de letramento pt_BR
dc.subject Ensino de escrita pt_BR
dc.subject Formação docente pt_BR
dc.subject Professor em formação pt_BR
dc.subject l'alphabétisation pt_BR
dc.subject Pratiques d'alphabétisation pt_BR
dc.subject Enseignement de l'écriture pt_BR
dc.subject Formation des enseignants pt_BR
dc.subject Professeur en formation pt_BR
dc.subject Literatura pt_BR
dc.subject Prácticas de alfabetización pt_BR
dc.subject Enseñanza de la escritura pt_BR
dc.subject Formación de profesores pt_BR
dc.subject Profesor en formación pt_BR
dc.subject Literacy pt_BR
dc.subject Literacy practices pt_BR
dc.subject Writing teaching pt_BR
dc.subject Teacher training pt_BR
dc.subject Teacher in training pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MEIRA, Glenda Hilnara Silva.
dc.creator SILVA, Williany Miranda da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Literacy practice and its relations with the teaching of writing. pt_BR
dc.identifier.citation MEIRA, Glenda Hilnara Silva; SILVA, Williany Miranda da. Práticas de letramento e suas relações com o ensino de escrita. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFCG, 6., 2009, Campina Grande. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. ISSN: 2177-112X. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31529 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta