dc.description.resumo |
Esta pesquisa tem como objetivo investigar os fatores externos responsáveis por interferirem na atuação
repercutiva, por parte do professor em formação e de seus conhecimentos adquiridos referentes à escrita
como objeto de ensino. Para tanto, analisamos três alunos-professores a partir de entrevistas, diário de
campo e gravações de execução, à luz das perspectivas de letramento e do interacionismo sócio-discursivo.
Os dados revelaram práticas externas (identificadas como ambiente religioso e profissional), regulares, de
contato com a escrita, acionadas na sala de aula através de estratégias linguístico-discursivas, embora
distanciadas de uma noção de relação aluno-professor, de escrita enquanto processo e de mobilização do
(tipo de) material escrito produzido no ambiente extra-classe citado. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
6 |
pt_BR |
dc.title |
Práticas de letramento e suas relações com o ensino de escrita. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2009 |
|
dc.description.abstract |
This a research investigates external factors responsible for interfering in pre-service teachers’ reverberate
performance as well as in their acquired knowledge concerning writing as a teaching objective. In order to do
so, we analysed three pre-service teachers, according to interviews, class journal and classes recordings,
based on theory regarding literacy and the socio-discursive interactionism. The data presented external
practices (identified as religious and professional places), regular, in contact with writing, used in the
classroom via linguistic-discursive strategies; however, they were far from a notion of teacher-student
interaction; far from the notion of writing as a process; and of the mobilization of the (type of) writing
produced at the outdoors environment mentioned. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31529 |
|
dc.date.accessioned |
2023-08-21T20:55:04Z |
|
dc.date.available |
2023-08-21 |
|
dc.date.available |
2023-08-21T20:55:04Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Letramento |
pt_BR |
dc.subject |
Práticas de letramento |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de escrita |
pt_BR |
dc.subject |
Formação docente |
pt_BR |
dc.subject |
Professor em formação |
pt_BR |
dc.subject |
l'alphabétisation |
pt_BR |
dc.subject |
Pratiques d'alphabétisation |
pt_BR |
dc.subject |
Enseignement de l'écriture |
pt_BR |
dc.subject |
Formation des enseignants |
pt_BR |
dc.subject |
Professeur en formation |
pt_BR |
dc.subject |
Literatura |
pt_BR |
dc.subject |
Prácticas de alfabetización |
pt_BR |
dc.subject |
Enseñanza de la escritura |
pt_BR |
dc.subject |
Formación de profesores |
pt_BR |
dc.subject |
Profesor en formación |
pt_BR |
dc.subject |
Literacy |
pt_BR |
dc.subject |
Literacy practices |
pt_BR |
dc.subject |
Writing teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher training |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher in training |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
MEIRA, Glenda Hilnara Silva. |
|
dc.creator |
SILVA, Williany Miranda da. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Literacy practice and its relations with the teaching of writing. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
MEIRA, Glenda Hilnara Silva; SILVA, Williany Miranda da. Práticas de letramento e suas relações com o ensino de escrita. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFCG, 6., 2009, Campina Grande. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. ISSN: 2177-112X. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31529 |
pt_BR |