dc.description.resumo |
Este trabalho está vinculado a uma pesquisa de iniciação científica que visa descrever e interpretar
o histórico de multiletramento de professores recém-egressos do curso de Letras. O trabalho apoia-se no
conceito de multiletramento (Rocha e Lino de Araújo, 2008, Dionísio 2006) e no referencial sobre
letramento, discutido no âmbito dos estudos em Linguística Aplicada. Trata-se de uma pesquisa do tipo
qualitativa que visa à descrição e interpretação do histórico de letramento de docentes em início de carreira,
a fim de indicar as práticas letradas que eles mobilizam e como eles dizem que aprenderam. Nesse sentido,
procuramos investigar em quais momentos os sujeitos dizem que mobilizam práticas letradas em seu
cotidiano e se relacionam essas práticas a agências de letramento em que convivem. A inter-relação entre
práticas oriundas de diversas agências de letramento parece indicar a real condição de letrado, qual seja a
do sujeito que a mobiliza, de modo consciente, diversas práticas e usos da escrita em situações específicas.
Os sujeitos, professores recém-egressos do curso de Letras, parecem ter vários tipos de letramento,
principalmente o escolar/profissional, o religioso e o digital. Sendo assim, a partir dos dados analisados,
pudemos comprovar que eles fazem uso permanente da leitura, da escrita e da oralidade letrada, tanto na
vida pessoal quanto profissional. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
6 |
pt_BR |
dc.title |
Histórico de multiletramento de docentes em início de carreira. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2009 |
|
dc.description.abstract |
This work is linked to a research of scientific initiation that aims to describe and interpret the history
of multiliteracy of teachers newly graduating of Languages course. The work is based on the concept of
Multiliteracy (Rocha and Lino de Araújo, 2008, Dionísio 2006) and references about literacy, discussed in the
context of Applied Linguistics studies. This is a type of qualitative research that aims to describe and
interpret the history of literacy for teachers in early-stage, to indicate the literacies practices that they
mobilize and how they say that they learned. Accordingly, we investigate which moments the subjects says
that they mobilize literacies practices in their daily and relate these practices to literacy’s agencies in which
live. The interrelationship between practices from several agencies of literacy seems to indicate the real
condition genius, which is the subject that mobilize, so aware, various practices and uses of writing in
specific situations. The subjects, teachers newly graduating of languages course, seem to have several
types of literacy, especially the school / professional, the religious and the digital. Thus, from the analyzed
data, we can show that they |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31532 |
|
dc.date.accessioned |
2023-08-21T21:17:32Z |
|
dc.date.available |
2023-08-21 |
|
dc.date.available |
2023-08-21T21:17:32Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Multiletramento de docentes |
pt_BR |
dc.subject |
Docentes - multiletramento |
pt_BR |
dc.subject |
Práticas letradas |
pt_BR |
dc.subject |
Agências de letramento |
pt_BR |
dc.subject |
Letramento |
pt_BR |
dc.subject |
Teachers' multiliteracy |
pt_BR |
dc.subject |
Literate practices |
pt_BR |
dc.subject |
Literacy agencies |
pt_BR |
dc.subject |
Literacy |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
CAMPOS, Raissa Pontes. |
|
dc.creator |
ARAÚJO, Denise Lino. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
History of multiliteracy of teachers in early career. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
CAMPOS, Raissa Pontes; ARAÚJO, Denise Lino de. Histórico de multiletramento de docentes em início de carreira. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFCG, 6., 2009, Campina Grande. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. ISSN: 2177-112X. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31532 |
pt_BR |