DSpace/Manakin Repository

Histórico de multiletramento de docentes em início de carreira.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo Este trabalho está vinculado a uma pesquisa de iniciação científica que visa descrever e interpretar o histórico de multiletramento de professores recém-egressos do curso de Letras. O trabalho apoia-se no conceito de multiletramento (Rocha e Lino de Araújo, 2008, Dionísio 2006) e no referencial sobre letramento, discutido no âmbito dos estudos em Linguística Aplicada. Trata-se de uma pesquisa do tipo qualitativa que visa à descrição e interpretação do histórico de letramento de docentes em início de carreira, a fim de indicar as práticas letradas que eles mobilizam e como eles dizem que aprenderam. Nesse sentido, procuramos investigar em quais momentos os sujeitos dizem que mobilizam práticas letradas em seu cotidiano e se relacionam essas práticas a agências de letramento em que convivem. A inter-relação entre práticas oriundas de diversas agências de letramento parece indicar a real condição de letrado, qual seja a do sujeito que a mobiliza, de modo consciente, diversas práticas e usos da escrita em situações específicas. Os sujeitos, professores recém-egressos do curso de Letras, parecem ter vários tipos de letramento, principalmente o escolar/profissional, o religioso e o digital. Sendo assim, a partir dos dados analisados, pudemos comprovar que eles fazem uso permanente da leitura, da escrita e da oralidade letrada, tanto na vida pessoal quanto profissional. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Linguística. pt_BR
dc.citation.issue 6 pt_BR
dc.title Histórico de multiletramento de docentes em início de carreira. pt_BR
dc.date.issued 2009
dc.description.abstract This work is linked to a research of scientific initiation that aims to describe and interpret the history of multiliteracy of teachers newly graduating of Languages course. The work is based on the concept of Multiliteracy (Rocha and Lino de Araújo, 2008, Dionísio 2006) and references about literacy, discussed in the context of Applied Linguistics studies. This is a type of qualitative research that aims to describe and interpret the history of literacy for teachers in early-stage, to indicate the literacies practices that they mobilize and how they say that they learned. Accordingly, we investigate which moments the subjects says that they mobilize literacies practices in their daily and relate these practices to literacy’s agencies in which live. The interrelationship between practices from several agencies of literacy seems to indicate the real condition genius, which is the subject that mobilize, so aware, various practices and uses of writing in specific situations. The subjects, teachers newly graduating of languages course, seem to have several types of literacy, especially the school / professional, the religious and the digital. Thus, from the analyzed data, we can show that they pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31532
dc.date.accessioned 2023-08-21T21:17:32Z
dc.date.available 2023-08-21
dc.date.available 2023-08-21T21:17:32Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Multiletramento de docentes pt_BR
dc.subject Docentes - multiletramento pt_BR
dc.subject Práticas letradas pt_BR
dc.subject Agências de letramento pt_BR
dc.subject Letramento pt_BR
dc.subject Teachers' multiliteracy pt_BR
dc.subject Literate practices pt_BR
dc.subject Literacy agencies pt_BR
dc.subject Literacy pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator CAMPOS, Raissa Pontes.
dc.creator ARAÚJO, Denise Lino.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative History of multiliteracy of teachers in early career. pt_BR
dc.identifier.citation CAMPOS, Raissa Pontes; ARAÚJO, Denise Lino de. Histórico de multiletramento de docentes em início de carreira. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFCG, 6., 2009, Campina Grande. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. ISSN: 2177-112X. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31532 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta