dc.description.resumo |
Esta pesquisa teve como objetivo analisar as percepções de professores em formação inicial
sobre o inglês como língua franca (ILF), respondendo a duas perguntas: (1) Quais as percepções de
professores em formação inicial sobre o ILF, e (2) Quais as razões que influenciam as percepções
desses professores em relação ao ILF. Com o intuito de responder essas duas perguntas, um
questionário com perguntas fechadas foi elaborado e aplicado com os vinte e nove alunos da
graduação de língua inglesa do curso de Letras da UFCG, além de entrevistas semi-estruturadas que
foram realizadas com seis alunos selecionados dentre os vinte e nove participantes. Os dados
revelam três aspectos: (1) No que concerne ao modelo de pronúncia da língua inglesa, verificou-se
que os participantes acreditam que o modelo de pronúncia nativo é o ideal, pois visa uma maior
compreensão, (2) Os participantes dão importância à gramática sob influência da acuidade e fluência
da língua inglesa, e (3) De acordo com o contato dos livros didáticos que os participantes tiveram; a
cultura e seu ensino, influenciados pelo livro didático, devem voltar-se para as culturas de países
nativos da língua inglesa. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
6 |
pt_BR |
dc.title |
Percepções de professores em formação inicial sobre o inglês como língua franca. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2009 |
|
dc.description.abstract |
This study aimed at examining the perceptions of in-service teachers about English as a Lingua
Franca (ELF), responding to two questions: (1) What are the perceptions of these in-services teachers
about ELF, and (2) What are the reasons that influence these perceptions about ELF. In order to
answer these two questions, a questionnaire with closed questions was developed and applied with
the twenty-nine graduation students of English Literature from the UFCG, and semi-structured
interviews were conducted with six students selected among the twenty-nine participants. The data
show three aspects: (1) About the pronunciation model of English language, it was found that the
participants believe that the native model of pronunciation is perfect because it seeks to better
understanding, (2) The participants give importance to grammar under the influence of accuracy and
fluency of English, and (3) According to the contact of the textbooks that the participants have, its
culture and education, influenced by the textbook, should turn to the cultivation of native countries of
English. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31533 |
|
dc.date.accessioned |
2023-08-21T21:25:35Z |
|
dc.date.available |
2023-08-21 |
|
dc.date.available |
2023-08-21T21:25:35Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Inglês como língua franca |
pt_BR |
dc.subject |
Professores em formação inicial |
pt_BR |
dc.subject |
Percepção de professores |
pt_BR |
dc.subject |
Estudo de percepção |
pt_BR |
dc.subject |
Língua inglesa - ensino |
pt_BR |
dc.subject |
English as a lingua franca |
pt_BR |
dc.subject |
Teachers in initial training |
pt_BR |
dc.subject |
Teachers' perception |
pt_BR |
dc.subject |
Perception study |
pt_BR |
dc.subject |
English language - teaching |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
TELES, Vivianny Duarte. |
|
dc.creator |
CRUZ, Neide de Fátima Cesar. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Perceptions of in-service teachers about english as a lingua franca. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
TELES, Vivianny Duarte; CRUZ, Neide de Fátima Cesar. Percepções de professores em formação inicial sobre o inglês como língua franca. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFCG, 6., 2009, Campina Grande. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. ISSN: 2177-112X. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31533 |
pt_BR |