DSpace/Manakin Repository

Percepções de professores em formação inicial sobre o inglês como língua franca.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo Esta pesquisa teve como objetivo analisar as percepções de professores em formação inicial sobre o inglês como língua franca (ILF), respondendo a duas perguntas: (1) Quais as percepções de professores em formação inicial sobre o ILF, e (2) Quais as razões que influenciam as percepções desses professores em relação ao ILF. Com o intuito de responder essas duas perguntas, um questionário com perguntas fechadas foi elaborado e aplicado com os vinte e nove alunos da graduação de língua inglesa do curso de Letras da UFCG, além de entrevistas semi-estruturadas que foram realizadas com seis alunos selecionados dentre os vinte e nove participantes. Os dados revelam três aspectos: (1) No que concerne ao modelo de pronúncia da língua inglesa, verificou-se que os participantes acreditam que o modelo de pronúncia nativo é o ideal, pois visa uma maior compreensão, (2) Os participantes dão importância à gramática sob influência da acuidade e fluência da língua inglesa, e (3) De acordo com o contato dos livros didáticos que os participantes tiveram; a cultura e seu ensino, influenciados pelo livro didático, devem voltar-se para as culturas de países nativos da língua inglesa. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Linguística. pt_BR
dc.citation.issue 6 pt_BR
dc.title Percepções de professores em formação inicial sobre o inglês como língua franca. pt_BR
dc.date.issued 2009
dc.description.abstract This study aimed at examining the perceptions of in-service teachers about English as a Lingua Franca (ELF), responding to two questions: (1) What are the perceptions of these in-services teachers about ELF, and (2) What are the reasons that influence these perceptions about ELF. In order to answer these two questions, a questionnaire with closed questions was developed and applied with the twenty-nine graduation students of English Literature from the UFCG, and semi-structured interviews were conducted with six students selected among the twenty-nine participants. The data show three aspects: (1) About the pronunciation model of English language, it was found that the participants believe that the native model of pronunciation is perfect because it seeks to better understanding, (2) The participants give importance to grammar under the influence of accuracy and fluency of English, and (3) According to the contact of the textbooks that the participants have, its culture and education, influenced by the textbook, should turn to the cultivation of native countries of English. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31533
dc.date.accessioned 2023-08-21T21:25:35Z
dc.date.available 2023-08-21
dc.date.available 2023-08-21T21:25:35Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Inglês como língua franca pt_BR
dc.subject Professores em formação inicial pt_BR
dc.subject Percepção de professores pt_BR
dc.subject Estudo de percepção pt_BR
dc.subject Língua inglesa - ensino pt_BR
dc.subject English as a lingua franca pt_BR
dc.subject Teachers in initial training pt_BR
dc.subject Teachers' perception pt_BR
dc.subject Perception study pt_BR
dc.subject English language - teaching pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator TELES, Vivianny Duarte.
dc.creator CRUZ, Neide de Fátima Cesar.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Perceptions of in-service teachers about english as a lingua franca. pt_BR
dc.identifier.citation TELES, Vivianny Duarte; CRUZ, Neide de Fátima Cesar. Percepções de professores em formação inicial sobre o inglês como língua franca. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFCG, 6., 2009, Campina Grande. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. ISSN: 2177-112X. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31533 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta