DSpace/Manakin Repository

Práticas de ensino de escrita no Curso de Letras da UFCG.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo Esta pesquisa teve como objetivo analisar práticas docentes de duas professoras da disciplina Prática de Leitura e Produção de Textos II, do Curso de Letras da UFCG, campus I, relativas ao ensino e avaliação de escrita. Os dados para a análise emergiram de entrevistas, observação de aulas, planos de curso da disciplina e atividades avaliativas escritas e corrigidas por essas professoras. Analisamos as concepções de escrita, as práticas de ensino e avaliação escolar subjacentes a esses dados. A professora 1 está atualizada com as pesquisas de cunho sociointeracionista, mas ainda parece estar apegada a uma prática de ensino reprodutivo. Suas avaliações, que demonstram apego à estrutura dos textos, levam os alunos apenas a reproduzirem a teoria vista em sala, sem refletirem sobre a escrita. Como consequência, seus alunos tenderão a desenvolver um ensino baseado no modelo aplicacionista. Já a professora 2 segue uma postura sociointeracionista de ensino, levando os alunos a refletirem sobre a prática da escrita, a partir da qual discute a teoria; não se apega apenas à estrutura dos textos, mas principalmente à sua função social. Dessa forma, seus alunos, associando a prática à teoria, poderão melhor desenvolver o modelo sóciointeracionista de ensino. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Linguística. pt_BR
dc.citation.issue 6 pt_BR
dc.title Práticas de ensino de escrita no Curso de Letras da UFCG. pt_BR
dc.date.issued 2009
dc.description.abstract This research aimed to analyze the teaching practices of two instructors in the program Reading Practice and Texts Production II related to the teaching and evaluation of writing skill, in the Course of Letters of UFCG, Campus I. The analysis data were obtained from interviews, class observations, course plans, as well as evaluative writing tasks corrected by these instructors. We analyzed the writing conceptions, the teaching practices and the school assessment concerning these data. Instructor 1 is updated on sociointeractionist researches, although she seems to be engaged with a reproductive teaching practice. Her evaluations demonstrating engagement with the text structures have the students solely reproduce the theory studied in classroom, without reflecting on writing. As a result, her students tend to develop their teaching based on an applicationist model. Instructor 2, on the other hand, follows a socio-interactionist perspective of teaching, leading her students to reflect on writing practice, and discusses the theory related to it. Instead of sticking solely to the structure of the texts, she considers mainly their social function. Thus, associating practice with theory, her students will be able to better develop the socio-interactionist perspective of teaching. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31537
dc.date.accessioned 2023-08-22T10:18:47Z
dc.date.available 2023-08-22
dc.date.available 2023-08-22T10:18:47Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Concepção de escrita pt_BR
dc.subject Práticas docentes pt_BR
dc.subject Interacionismo sociodiscursivo pt_BR
dc.subject Concepção de avaliação pt_BR
dc.subject Disciplina Prática de Leitura e Produção de Textos II - UFCG pt_BR
dc.subject Curso de Letras - UFCG pt_BR
dc.subject Writing conception pt_BR
dc.subject Teaching practices pt_BR
dc.subject Sociodiscursive interactionism pt_BR
dc.subject Evaluation design pt_BR
dc.subject Practical Course of Text Reading and Production II - UFCG pt_BR
dc.subject Letters Course - UFCG pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MEDEIROS, Dayena Gorgônio de.
dc.creator BEZERRA, Maria Auxiliadora.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Teaching practices of writing skill in the Course of Letters of UFCG. pt_BR
dc.identifier.citation MEDEIROS, Dayena Gorgônio de; BEZERRA, Maria Auxiliadora. Práticas de ensino de escrita no Curso de Letras da UFCG. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFCG, 6., 2009, Campina Grande. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. ISSN: 2177-112X. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31537 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta