dc.description.resumo |
Esta pesquisa teve como objetivo analisar práticas docentes de duas professoras da disciplina Prática de
Leitura e Produção de Textos II, do Curso de Letras da UFCG, campus I, relativas ao ensino e avaliação de
escrita. Os dados para a análise emergiram de entrevistas, observação de aulas, planos de curso da
disciplina e atividades avaliativas escritas e corrigidas por essas professoras. Analisamos as concepções de
escrita, as práticas de ensino e avaliação escolar subjacentes a esses dados. A professora 1 está
atualizada com as pesquisas de cunho sociointeracionista, mas ainda parece estar apegada a uma prática
de ensino reprodutivo. Suas avaliações, que demonstram apego à estrutura dos textos, levam os alunos
apenas a reproduzirem a teoria vista em sala, sem refletirem sobre a escrita. Como consequência, seus
alunos tenderão a desenvolver um ensino baseado no modelo aplicacionista. Já a professora 2 segue uma
postura sociointeracionista de ensino, levando os alunos a refletirem sobre a prática da escrita, a partir da
qual discute a teoria; não se apega apenas à estrutura dos textos, mas principalmente à sua função social.
Dessa forma, seus alunos, associando a prática à teoria, poderão melhor desenvolver o modelo sóciointeracionista
de ensino. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
6 |
pt_BR |
dc.title |
Práticas de ensino de escrita no Curso de Letras da UFCG. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2009 |
|
dc.description.abstract |
This research aimed to analyze the teaching practices of two instructors in the program Reading Practice
and Texts Production II related to the teaching and evaluation of writing skill, in the Course of Letters of
UFCG, Campus I. The analysis data were obtained from interviews, class observations, course plans, as
well as evaluative writing tasks corrected by these instructors. We analyzed the writing conceptions, the
teaching practices and the school assessment concerning these data. Instructor 1 is updated on sociointeractionist
researches, although she seems to be engaged with a reproductive teaching practice. Her
evaluations demonstrating engagement with the text structures have the students solely reproduce the
theory studied in classroom, without reflecting on writing. As a result, her students tend to develop their
teaching based on an applicationist model. Instructor 2, on the other hand, follows a socio-interactionist
perspective of teaching, leading her students to reflect on writing practice, and discusses the theory related
to it. Instead of sticking solely to the structure of the texts, she considers mainly their social function. Thus,
associating practice with theory, her students will be able to better develop the socio-interactionist
perspective of teaching. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31537 |
|
dc.date.accessioned |
2023-08-22T10:18:47Z |
|
dc.date.available |
2023-08-22 |
|
dc.date.available |
2023-08-22T10:18:47Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Concepção de escrita |
pt_BR |
dc.subject |
Práticas docentes |
pt_BR |
dc.subject |
Interacionismo sociodiscursivo |
pt_BR |
dc.subject |
Concepção de avaliação |
pt_BR |
dc.subject |
Disciplina Prática de Leitura e Produção de Textos II - UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Curso de Letras - UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Writing conception |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching practices |
pt_BR |
dc.subject |
Sociodiscursive interactionism |
pt_BR |
dc.subject |
Evaluation design |
pt_BR |
dc.subject |
Practical Course of Text Reading and Production II - UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Letters Course - UFCG |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
MEDEIROS, Dayena Gorgônio de. |
|
dc.creator |
BEZERRA, Maria Auxiliadora. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Teaching practices of writing skill in the Course of Letters of UFCG. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
MEDEIROS, Dayena Gorgônio de; BEZERRA, Maria Auxiliadora. Práticas de ensino de escrita no Curso de Letras da UFCG. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFCG, 6., 2009, Campina Grande. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. ISSN: 2177-112X. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31537 |
pt_BR |