DSpace/Manakin Repository

O ensino de literatura e o desempenho dos vestibulandos na resolução de questões discursivas da UFCG.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo Este trabalho teve como objetivo geral analisar o desempenho dos(as) alunos(as) vestibulandos(as) na resolução da questão discursiva de literatura brasileira proposta pelo Exame Vestibular – 2009 da UFCG. A pesquisa de campo que inclui dois momentos - um descritivo e outro exploratório - foi realizada no Pré - Vestibular Solidário (PVS) da UFCG e na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Severino Cabral. O corpus da análise foi composto por cem provas, 50 de cada escola. A seleção do corpus teve por base o gabarito oficial divulgado pela COMPROV, a partir dos seguintes critérios: as respostas que mais se aproximaram das esperadas, as que se aproximaram, mas a escrita do aluno é lacunosa e as que se distanciaram do solicitado. Ao final da pesquisa, quando comparamos o gabarito oficial e as respostas apresentadas pelos alunos para a questão discursiva de literatura brasileira, concluímos que a leitura integral das obras literárias e seu estudo interativo são de fundamental importância para o bom desempenho dos alunos na referida questão. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Literatura. pt_BR
dc.citation.issue 6 pt_BR
dc.title O ensino de literatura e o desempenho dos vestibulandos na resolução de questões discursivas da UFCG. pt_BR
dc.date.issued 2009
dc.description.abstract This work had the general objective of analyzing students’ performance in answering Brazilian Literature discursive questions during the 2009 College Entrance Exam at UFCG. The field research which entails two moments – descriptive and exploratory – was done in the Pre-Entrance Exam Preparation Course ( PVS) at UFCG and at Severino Cabral’s Elementary and Secondary State School. The corpus for the analysis was made up of a hundred answered exams, 50 from each school. The selection of the corpus was based on the official answer-sheet provided by the COMPROV, and we based our analysis on the following criteria: the answers which were closer to the ideal ones, those which were close to the expected ones, but with candidate’s writing having gaps, and the answers which were far from what was expected. At the end of the research, as we compared the official answer-sheet with the candidates’ answers regarding discursive questions on Brazilian Literature, we came to the conclusion that the whole reading of the literary works as well as their interactive study are of fundamental importance for the candidates’ performance in that type of question. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31541
dc.date.accessioned 2023-08-22T15:36:58Z
dc.date.available 2023-08-22
dc.date.available 2023-08-22T15:36:58Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Ensino de literatura na UFCG pt_BR
dc.subject Letramento literário pt_BR
dc.subject Vestibular UFCG 2009 pt_BR
dc.subject Questão de vestibular - literatura pt_BR
dc.subject Teaching Literature at UFCG pt_BR
dc.subject Literary literacy pt_BR
dc.subject Entrance Exam UFCG 2009 pt_BR
dc.subject Entrance exam question - literature pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator BRITO, Amanda Ramalho de Freitas.
dc.creator NÓBREGA, Maria Marta dos Santos Silva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The teaching of literature and students’ performance in answering discursive questions at the UFCG’s college entrance exams. pt_BR
dc.identifier.citation BRITO, Amanda Ramalho de Freitas; NÓBREGA, Maria Marta dos Santos Silva. O ensino de literatura e o desempenho dos vestibulandos na resolução de questões discursivas da UFCG. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFCG, 6., 2009, Campina Grande. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. ISSN: 2177-112X. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31541 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta