DSpace/Manakin Repository

Educação e sociedade: uma análise do pensamento anarquista no Brasil no início do século XX.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo Este trabalho teve como foco principal refletir sobre as questões pedagógicas dos libertários no Brasil no início do século XX, período de intensas transformações sociais, políticas e econômicas. A analise foi realizada por um jornal operário e anarquista, A Plebe, da cidade de São Paulo, existente entre os anos de 1917 a 1935. Este jornal deixou um legado importante para a sociedade, junto ao movimento operário. O objetivo deste trabalho foi resgatar a reflexão de libertários no Brasil em relação à educação. A relevância desta pesquisa consiste no conhecimento da contribuição das propostas pedagógicas postas por anarquistas durante O período considerado. As copias do jornal A Plebe foram coletados do arquivo pessoal do orientador da pesquisa. Estes foram catalogados em ordem cronológica. Dentre os diversos temas debatidos nos artigos analisados, destaco: sociedade, igreja, Estado, escola, criança, professor, trabalho manual ao trabalho intelectual, ciência e arte, ensino e prática e outras visões sociais. Através da leitura destes artigos podemos compreender uma época importante para a formação das instituições brasileiras. Tendo como contribuição teórica um olhar divergente daquele apresentado por literaturas especializadas. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Sociologia. Ciências Sociais. pt_BR
dc.citation.issue 6 pt_BR
dc.title Educação e sociedade: uma análise do pensamento anarquista no Brasil no início do século XX. pt_BR
dc.date.issued 2009
dc.description.abstract This work has as main focus a reflection on pedagogical issues of the libertarian in Brazil at the beginning of the twentieth century, a period of intense social change, political and economic. The analysis was performed by a worker and anarchist newspaper, A Plebe (The Mob), in the city of São Paulo, between the years 1917 and 1935. This newspaper has left an important legacy to society, with the labor movement. The objective of this paper was to rescue the libertarian thinking in Brazil in relation to education. The relevance of this research consists in the knowledge of the contribution of pedagogical proposals made by anarchists during the period in study. Copies of the newspaper A Plebe were collected from the personal archive of mentor of the search. These ones were cataloged in chronological order. Among the many topics discussed in the analyzed articles, we can highlight: society, church, State, school, child, teacher, manual labor to intellectual labor, science and art, education teaching and practice and other social visions. By reading these articles, we can understand an important period for the formation of Brazilian institutions. Having as a theoretical contribution a different look from that shown by the specialized literatures. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31542
dc.date.accessioned 2023-08-22T15:42:48Z
dc.date.available 2023-08-22
dc.date.available 2023-08-22T15:42:48Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Movimento operário pt_BR
dc.subject Anarquismo pt_BR
dc.subject Trabalhadores pt_BR
dc.subject Pensamento anarquista no Brasil pt_BR
dc.subject Educação e sociedade pt_BR
dc.subject Labor movement pt_BR
dc.subject Anarchism pt_BR
dc.subject Workers pt_BR
dc.subject Anarchist thought in Brazil pt_BR
dc.subject Education and society pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator FERREIRA, Denise Cristina.
dc.creator NASCIMENTO, Rogério Humberto Zeferino.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Education and society: an analysis of anarchist thought in Brazil at the beginning of the twentieth century. pt_BR
dc.identifier.citation FERREIRA, Denise Cristina; NASCIMENTO, Rogério Humberto Zeferino Nascimento. Educação e sociedade: uma análise do pensamento anarquista no Brasil no início do século XX. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFCG, 6., 2009, Campina Grande. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. ISSN: 2177-112X. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31542 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta