DSpace/Manakin Repository

Análise da importância de inclusão digital no ambiente escolar público do semiárido.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo Este artigo tem por objetivo apresentar a experiência de um projeto de extensão de Inclusão Digital da Universidade Federal de Campina Grande Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, na inserção da Informática em uma escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor José Gonçalves de Queiroz na cidade de Sumé, interior da Paraíba. O projeto de Inclusão Digital abrange o ensino médio da escola e aborda novas formas tecnológicas que auxiliem os alunos e professores a aprenderem a importância do uso da informática em suas vidas e a maneira correta de utilizá-las, servindo como uma ferramenta em sala de aula. Para tanto, fez-se uma parceria com a escola e os professores da universidade prepararam o material didático e capacitaram os alunos da UFCG para serem replicadores de conhecimento na escola. Assim, foi notória as dificuldades que os professores tiveram no âmbito tecnológico, comparada aos alunos que facilmente avançava de módulo, com isso conclui-se que a capacitação dos docentes é de extrema importância para que transmitam seus conhecimentos para os discentes. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Biotecnologia. pt_BR
dc.subject.cnpq Engenharia de Biotecnologia e Bioprocessos. pt_BR
dc.citation.issue 2 pt_BR
dc.title Análise da importância de inclusão digital no ambiente escolar público do semiárido. pt_BR
dc.date.issued 2017
dc.description.abstract This article has as one of its main objective introduce the experience of a extension project of Digital Inclusion by Federal University of Campina Grande (UFCG) at Semiárido's Sustainable Development Center, insertion of Informatic at the Professor José Gonçalves de Queiroz of High and Elementary State School in the city of Sumé, countryside of Paraíba. The project of digital inclusion covers the high school and approaches new tecnological ways that assists both students and teachers to learn the importance of the use of computing on their lives and the correct way to use them, serving as a tool inside of class. Therefore, a partnership was done between the school and the professors of university, where they prepared a didactic material and enable students of UFCG to be replicators of their knowledge at the State School of Sumé. Thus, it was evidente the dificulties that the teachers had on the tecnoligical field, compared to the students that could advance the subjects easily, thereby it's possible to conclude that the teachers' training is extreamily importante so that they can transmite theirs knowledge to students. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31561
dc.date.accessioned 2023-08-22T17:58:34Z
dc.date.available 2023-08-22
dc.date.available 2023-08-22T17:58:34Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Inclusão digital pt_BR
dc.subject Tecnologia e educação pt_BR
dc.subject Ambiente escolar e inclusão digital pt_BR
dc.subject Projeto de extensão pt_BR
dc.subject Projeto de inclusão digital pt_BR
dc.subject Escola Estadual Professor José Gonçalves de Queiroz - Sumé - PB pt_BR
dc.subject Digital inclusion pt_BR
dc.subject Technology and education pt_BR
dc.subject School environment and digital inclusion pt_BR
dc.subject Extension project pt_BR
dc.subject Digital inclusion project pt_BR
dc.subject Professor José Gonçalves de Queiroz State School - Sumé - PB pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator FARIAS, Cecir Barbosa de Almeida.
dc.creator OLIVEIRA, Daniele Joyce Pereira de.
dc.creator SOUSA, Ingrid Braz de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Analysis of the importance of digital inclusion in the school environment public of the semi-arid. pt_BR
dc.identifier.citation Análise da importância de inclusão digital no ambiente escolar público do semiárido. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE BIOTECNOLOGIA E BIOPROCESSOS DO SEMIÁRIDO, 2., 2017, Sumé. Anais [...]. Sumé - PB, 2017. ISSN: 2359-1153. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31561 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta