dc.description.resumo |
Este artigo tem por objetivo apresentar a experiência de um projeto de
extensão de Inclusão Digital da Universidade Federal de Campina Grande Centro de
Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, na inserção da Informática em uma escola
Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor José Gonçalves de Queiroz na
cidade de Sumé, interior da Paraíba. O projeto de Inclusão Digital abrange o ensino
médio da escola e aborda novas formas tecnológicas que auxiliem os alunos e
professores a aprenderem a importância do uso da informática em suas vidas e a
maneira correta de utilizá-las, servindo como uma ferramenta em sala de aula. Para
tanto, fez-se uma parceria com a escola e os professores da universidade prepararam
o material didático e capacitaram os alunos da UFCG para serem replicadores de
conhecimento na escola. Assim, foi notória as dificuldades que os professores tiveram
no âmbito tecnológico, comparada aos alunos que facilmente avançava de módulo, com
isso conclui-se que a capacitação dos docentes é de extrema importância para que
transmitam seus conhecimentos para os discentes. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Biotecnologia. |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Engenharia de Biotecnologia e Bioprocessos. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
2 |
pt_BR |
dc.title |
Análise da importância de inclusão digital no ambiente escolar público do semiárido. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2017 |
|
dc.description.abstract |
This article has as one of its main objective introduce the experience of a
extension project of Digital Inclusion by Federal University of Campina Grande
(UFCG) at Semiárido's Sustainable Development Center, insertion of Informatic at the
Professor José Gonçalves de Queiroz of High and Elementary State School in the city
of Sumé, countryside of Paraíba. The project of digital inclusion covers the high school
and approaches new tecnological ways that assists both students and teachers to learn
the importance of the use of computing on their lives and the correct way to use them,
serving as a tool inside of class. Therefore, a partnership was done between the school
and the professors of university, where they prepared a didactic material and enable
students of UFCG to be replicators of their knowledge at the State School of Sumé. Thus,
it was evidente the dificulties that the teachers had on the tecnoligical field, compared to
the students that could advance the subjects easily, thereby it's possible to conclude that
the teachers' training is extreamily importante so that they can transmite theirs
knowledge to students. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31561 |
|
dc.date.accessioned |
2023-08-22T17:58:34Z |
|
dc.date.available |
2023-08-22 |
|
dc.date.available |
2023-08-22T17:58:34Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Inclusão digital |
pt_BR |
dc.subject |
Tecnologia e educação |
pt_BR |
dc.subject |
Ambiente escolar e inclusão digital |
pt_BR |
dc.subject |
Projeto de extensão |
pt_BR |
dc.subject |
Projeto de inclusão digital |
pt_BR |
dc.subject |
Escola Estadual Professor José Gonçalves de Queiroz - Sumé - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Digital inclusion |
pt_BR |
dc.subject |
Technology and education |
pt_BR |
dc.subject |
School environment and digital inclusion |
pt_BR |
dc.subject |
Extension project |
pt_BR |
dc.subject |
Digital inclusion project |
pt_BR |
dc.subject |
Professor José Gonçalves de Queiroz State School - Sumé - PB |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
FARIAS, Cecir Barbosa de Almeida. |
|
dc.creator |
OLIVEIRA, Daniele Joyce Pereira de. |
|
dc.creator |
SOUSA, Ingrid Braz de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Analysis of the importance of digital inclusion in the school environment public of the semi-arid. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
Análise da importância de inclusão digital no ambiente escolar público do semiárido. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE BIOTECNOLOGIA E BIOPROCESSOS DO SEMIÁRIDO, 2., 2017, Sumé. Anais [...]. Sumé - PB, 2017. ISSN: 2359-1153. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31561 |
pt_BR |