dc.creator.ID |
COELHO, R. N. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8163837744263569 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
BATISTA, Larissa Santana. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
BATISTA, L. S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9614700474947268 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
GONÇALVES, Savana Barbosa Villar. |
|
dc.contributor.referee2 |
BEZERRA, Ana Leticia Ramos. |
|
dc.description.resumo |
Conforme os problemas ambientais, econômicos e sociais vão afetando
negativamente a qualidade de vida nas cidades, torna-se cada vez mais necessário
implementar princípios e diretrizes de sustentabilidade, além de monitorar os
elementos que caracterizam o ambiente urbano. Nesse contexto, os indicadores de
mobilidade urbana desempenham um papel fundamental ao fornecer conhecimento e
informações necessárias para compreender os problemas e peculiaridades presentes
nos centros urbanos. O objetivo principal desta pesquisa foi avaliar a mobilidade
urbana sustentável da cidade de Pombal-PB, utilizando o Índice de Mobilidade Urbana
Sustentável (IMUS) como ferramenta de análise. No total, foram calculados 59 dos 87
indicadores estabelecidos pelo Guia de Indicadores do IMUS. O valor encontrado para
o IMUS Global foi de 0,281 em uma escala que varia de 0,00 a 1,00. Esse valor indica
que a cidade não tem adotado políticas públicas com ações favoráveis à mobilidade
urbana sustentável, mostrando que há espaço para melhorias no planejamento e
implementação de medidas que promovam o deslocamento sustentável,
considerando aspectos sociais, ambientais e econômicos. Embora o resultado geral
para Pombal não tenha sido satisfatório, certos domínios, como "Tráfego e Circulação
Urbana", apresentaram um bom desempenho e contribuíram positivamente para a
mobilidade na cidade. Observou-se a falta de gerenciamento de dados, de uma
Pesquisa Origem e Destino, e a inexistência de vias exclusivas para ciclistas e
pedestres. Tudo isso evidencia a necessidade de melhorias nesse aspecto para
promover uma mobilidade mais sustentável na cidade. O resultado do IMUS pode ser
um importante instrumento para a implantação de políticas públicas municipais que
busquem melhorar a mobilidade e a acessibilidade urbana. Além disso, o cálculo do
índice pode ser aprimorado e novos indicadores podem ser incluídos em trabalhos
futuros, visando uma análise mais abrangente e precisa da mobilidade urbana
sustentável em Pombal. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar - CCTA |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.title |
Análise da aplicação do índice de mobilidade urbana sustentável (IMUS) na cidade de Pombal-PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2023-07-13 |
|
dc.description.abstract |
As environmental, economic, and social problems increasingly negatively affect the
quality of life in cities, it becomes increasingly necessary to implement sustainability
principles and guidelines, as well as monitor the elements that characterize the urban
environment. In this context, urban mobility indicators play a fundamental role in
providing knowledge and information necessary to understand the problems and
peculiarities present in urban centers. The main objective of this research was to
evaluate the sustainable urban mobility of the city of Pombal, Paraíba, using the
Sustainable Urban Mobility Index (IMUS) as an analysis tool. In total, 59 out of the 87
indicators established by the IMUS Indicator Guide were calculated. The value
obtained for the Global IMUS was 0.281 on a scale ranging from 0.00 to 1.00. This
value indicates that the city has not adopted public policies with actions favorable to
sustainable urban mobility, highlighting the need for improvements in the planning and
implementation of measures that promote sustainable transportation, considering
social, environmental, and economic aspects. Although the overall result for Pombal
was not satisfactory, certain domains, such as "Traffic and Urban Circulation," showed
good performance and contributed positively to mobility in the city. The lack of data
management, an Origin and Destination Survey, and the absence of exclusive lanes
for cyclists and pedestrians were observed. All of these factors highlight the need for
improvements in this area to promote more sustainable mobility in the city. The result
of the IMUS can be an important instrument for the implementation of municipal public
policies aimed at improving urban mobility and accessibility. Furthermore, the
calculation of the index can be enhanced, and new indicators can be included in future
work to achieve a more comprehensive and accurate analysis of sustainable urban
mobility in Pombal. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31603 |
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dc.date.accessioned |
2023-08-24T13:56:31Z |
|
dc.date.available |
2023-08-24 |
|
dc.date.available |
2023-08-24T13:56:31Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Indicadores de mobilidade urbana |
pt_BR |
dc.subject |
Urban mobility indicators |
pt_BR |
dc.subject |
IMUS |
pt_BR |
dc.subject |
Pombal |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
COELHO, Rafaela do Nascimento. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Analysis of the application of the sustainable urban mobility index (IMUS) in the city of Pombal-PB. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
COELHO, Rafaela do Nascimento. Análise da aplicação do índice de mobilidade urbana sustentável (IMUS) na cidade de Pombal-PB. 2023. 135 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar, Universidade Federal de Campina Grande, Pombal, Paraíba, Brasil, 2023. |
pt_BR |