dc.description.resumo |
A crise econômica que assola o país tem feito com que as empresas busquem processos cada
vez mais otimizados. A otimização da estrutura física de uma linha de produção visa
minimizar os desperdícios, maximizando a qualidade e a produtividade. O presente trabalho
trata da otimização do arranjo de caixas, contendo peças de montagem de uma indústria
automotiva, dentro de carrinhos tubulares, posicionados na borda de uma das linhas de
produção. Para um melhor arranjo das caixas, tratou-se o problema como um Problema de
Corte e Empacotamento (PCE) do tipo unidimensional, cuja solução foi obtida por meio dos
algoritmos First Fit (FF); First Fit Decreasing (FFD); Best Fit (BF) e Best Fit Decreasing
(BFD), comparativamente, visando a maximização da quantidade das caixas dentro dos
carrinhos. Para tanto, são considerados o tamanho das caixas, a quantidade necessária de cada
uma delas e as restrições do processo. Com a aplicação dos algoritmos foi possível alocar
todas as caixas nas prateleiras dos carrinhos de forma a maximizar a sua ocupação,
minimizando as áreas vazias. Todos os quatro algoritmos apresentaram os mesmos resultados. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Engenharia de Produção. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
5 |
pt_BR |
dc.title |
Otimização na utilização de caixas em carrinhos tubulares por meio dos algoritmos FF, FFD, BF E BFD: um estudo de caso aplicado a uma indústria automotiva. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2017 |
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dc.description.abstract |
The economic crisis in the country has caused companies to seek ever more optimized
processes. The optimization of the physical structure of a production line seeks to minimize
wastage and maximize the quality and productivity. This work deals with the optimization of
the arrangement of boxes, which contains mounting parts of an automotive industry, within
tubular racks, positioned at the edge of one of the production lines. For better arrangement of
boxes, the problem was treated as a one dimensional Cutting and Packaging Problem (CPP),
which solution was obtained by the algorithms First Fit (FF); First Fit Decreasing (FFD); Best
Fit (BF and Best Fit Decreasing (BFD), comparatively, in order to maximize the number of
boxes in the racks. For that, it was considered the size of the boxes, the required amount of
each of them and the restrictions of the process. With the application of the algorithms it was
possible to allocate all the boxes on the shelves of the racks, maximizing their occupation and
minimizing the empty areas. All four algorithms showed the same results. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31672 |
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dc.date.accessioned |
2023-09-05T22:02:36Z |
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dc.date.available |
2023-08-05 |
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dc.date.available |
2023-09-05T22:02:36Z |
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dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Estudo de caso |
pt_BR |
dc.subject |
Indústria automotiva |
pt_BR |
dc.subject |
Algoritmos |
pt_BR |
dc.subject |
Problema de corte e empacotamento |
pt_BR |
dc.subject |
Algoritmo FF |
pt_BR |
dc.subject |
Algoritmo FFD |
pt_BR |
dc.subject |
Algoritmo BF |
pt_BR |
dc.subject |
Algoritmo BFD |
pt_BR |
dc.subject |
Case study |
pt_BR |
dc.subject |
Automotive industry |
pt_BR |
dc.subject |
Algorithms |
pt_BR |
dc.subject |
Cutting and packing problem |
pt_BR |
dc.subject |
FF Algorithm |
pt_BR |
dc.subject |
FFD Algorithm |
pt_BR |
dc.subject |
BF Algorithm |
pt_BR |
dc.subject |
BFD Algorithm |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
NAKANO, Marjorie Kitie. |
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dc.creator |
ALMEIDA, Ricardo de. |
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dc.creator |
STEINER, Maria Teresinha Arns. |
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dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Optimization in the use of boxes in tubular carts through the FF, FFD, BF and BFD algorithms: a case study applied to an automotive industry. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
NAKANO, Marjorie Kitie; ALMEIDA, Ricardo de; STEINER, Maria Teresinha Arns. Otimização na utilização de caixas em carrinhos tubulares por meio dos algoritmos FF, FFD, BF E BFD: um estudo de caso aplicado a uma indústria automotiva. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 5., 2016, Sumé- PB. Anais [...]. Joinville - SC: UDESC/UNIVILLE, 2017. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31672 |
pt_BR |