DSpace/Manakin Repository

Otimização na utilização de caixas em carrinhos tubulares por meio dos algoritmos FF, FFD, BF E BFD: um estudo de caso aplicado a uma indústria automotiva.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo A crise econômica que assola o país tem feito com que as empresas busquem processos cada vez mais otimizados. A otimização da estrutura física de uma linha de produção visa minimizar os desperdícios, maximizando a qualidade e a produtividade. O presente trabalho trata da otimização do arranjo de caixas, contendo peças de montagem de uma indústria automotiva, dentro de carrinhos tubulares, posicionados na borda de uma das linhas de produção. Para um melhor arranjo das caixas, tratou-se o problema como um Problema de Corte e Empacotamento (PCE) do tipo unidimensional, cuja solução foi obtida por meio dos algoritmos First Fit (FF); First Fit Decreasing (FFD); Best Fit (BF) e Best Fit Decreasing (BFD), comparativamente, visando a maximização da quantidade das caixas dentro dos carrinhos. Para tanto, são considerados o tamanho das caixas, a quantidade necessária de cada uma delas e as restrições do processo. Com a aplicação dos algoritmos foi possível alocar todas as caixas nas prateleiras dos carrinhos de forma a maximizar a sua ocupação, minimizando as áreas vazias. Todos os quatro algoritmos apresentaram os mesmos resultados. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Engenharia de Produção. pt_BR
dc.citation.issue 5 pt_BR
dc.title Otimização na utilização de caixas em carrinhos tubulares por meio dos algoritmos FF, FFD, BF E BFD: um estudo de caso aplicado a uma indústria automotiva. pt_BR
dc.date.issued 2017
dc.description.abstract The economic crisis in the country has caused companies to seek ever more optimized processes. The optimization of the physical structure of a production line seeks to minimize wastage and maximize the quality and productivity. This work deals with the optimization of the arrangement of boxes, which contains mounting parts of an automotive industry, within tubular racks, positioned at the edge of one of the production lines. For better arrangement of boxes, the problem was treated as a one dimensional Cutting and Packaging Problem (CPP), which solution was obtained by the algorithms First Fit (FF); First Fit Decreasing (FFD); Best Fit (BF and Best Fit Decreasing (BFD), comparatively, in order to maximize the number of boxes in the racks. For that, it was considered the size of the boxes, the required amount of each of them and the restrictions of the process. With the application of the algorithms it was possible to allocate all the boxes on the shelves of the racks, maximizing their occupation and minimizing the empty areas. All four algorithms showed the same results. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31672
dc.date.accessioned 2023-09-05T22:02:36Z
dc.date.available 2023-08-05
dc.date.available 2023-09-05T22:02:36Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Estudo de caso pt_BR
dc.subject Indústria automotiva pt_BR
dc.subject Algoritmos pt_BR
dc.subject Problema de corte e empacotamento pt_BR
dc.subject Algoritmo FF pt_BR
dc.subject Algoritmo FFD pt_BR
dc.subject Algoritmo BF pt_BR
dc.subject Algoritmo BFD pt_BR
dc.subject Case study pt_BR
dc.subject Automotive industry pt_BR
dc.subject Algorithms pt_BR
dc.subject Cutting and packing problem pt_BR
dc.subject FF Algorithm pt_BR
dc.subject FFD Algorithm pt_BR
dc.subject BF Algorithm pt_BR
dc.subject BFD Algorithm pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator NAKANO, Marjorie Kitie.
dc.creator ALMEIDA, Ricardo de.
dc.creator STEINER, Maria Teresinha Arns.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Optimization in the use of boxes in tubular carts through the FF, FFD, BF and BFD algorithms: a case study applied to an automotive industry. pt_BR
dc.identifier.citation NAKANO, Marjorie Kitie; ALMEIDA, Ricardo de; STEINER, Maria Teresinha Arns. Otimização na utilização de caixas em carrinhos tubulares por meio dos algoritmos FF, FFD, BF E BFD: um estudo de caso aplicado a uma indústria automotiva. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 5., 2016, Sumé- PB. Anais [...]. Joinville - SC: UDESC/UNIVILLE, 2017. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31672 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta