dc.creator.ID |
SILVA, G. B. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7331740582805322 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
COSTA, Rubênia de Oliveira. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
COSTA, R. O. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0790230556773806 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
OLIVEIRA, Marconi Macri. |
|
dc.contributor.referee1ID |
OLIVEIRA, M. M. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
SOARES, Joyce Aristércia Siqueira. |
|
dc.contributor.referee2ID |
SOARES, J. A. S. |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O presente estudo buscou analisar a percepção dos discentes sobre o estilo de liderança dos docentes do Campus João Pessoa do Instituto Federal da Paraíba (IFPB). A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário online (survey), desenvolvido e estruturado no Google Forms. Os dados foram tratados com o auxílio do software SPSS e analisados por meio de estatísticas descritivas básicas, como frequência, média e desvio-padrão. Nos resultados, verificou-se uma amostra final de 121 respondentes (n=121), dos quais 48,8% destes pertencem ao sexo feminino. Observou-se que 37,1% estão faixa etária de idade entre 31 e 40 anos. Nota-se que 45,4% dos respondentes são casados e 65,3% dos respondentes possuem renda familiar mensal entre R$ 1.320,01 – R$ 3.960,00 e 52,9% são estudantes do curso de Bacharelado em Administração. Os resultados ainda demonstram relevância na temática abordada, pois observou-se que o estilo de liderança docente com maior índice de adesão em relação aos demais estilos no Campus João Pessoa do IFPB é a liderança transacional. Contudo, salienta-se que este estudo apresenta limitações ao se basear apenas na percepção dos discentes, no sentido em que estes tendem a centrar em aspectos seletivos para o seu benefício e interpretar a atuação dos docentes da maneira que lhes convém para justificarem a atuação perante o processo de ensino. Por fim, como sugestão para futuras pesquisas, aconselha-se que seja realizado um estudo sobre a teoria de traços da liderança, de modo mais abrangente, para que se possa entender o perfil de liderança de gestores e/ou coordenadores de cursos do Campus João Pessoa do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) ou de outros campis desta importante instituição de ensino, buscando disseminar a temática da liderança docente. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Especialização em Administração Pública Municipal |
pt_BR |
dc.title |
Percepção dos discentes sobre o estilo de liderança dos docentes do campus João Pessoa do Instituto Federal da Paraíba (IFPB). |
pt_BR |
dc.date.issued |
2023 |
|
dc.description.abstract |
The present study sought to analyze the students' perception of the leadership style of the
professors at Campus João Pessoa of the Federal Institute of Paraíba (IFPB). Data collection
was performed through an online questionnaire (survey), developed and structured in Google
Forms. Data were processed using the SPSS software and analyzed using basic descriptive
statistics, such as frequency, mean and standard deviation. In the results, there was a final
sample of 121 respondents (n=121), of which 48.8% were female. It was observed that 37.1%
are aged between 31 and 40 years. It is noted that 45.4% of respondents are married, 65.3% of
respondents have a monthly family income between R$ 1,320.01 – R$ 3,960.00 and 52.9% are
students of the Bachelor of Business Administration course. The results still demonstrate
relevance in the addressed theme, as it was observed that the teaching leadership style with the
highest adherence rate in relation to the other styles in the João Pessoa Campus of the IFPB is
the transactional leadership. However, it should be noted that this study has limitations as it is
based only on the perception of students, in the sense that they tend to focus on selective aspects
for their benefit and interpret the performance of professors in the way that suits them to justify
their performance in the face of the teaching process. Finally, as a suggestion for future
research, it is advisable to carry out a study on the theory of leadership traits, in a more
comprehensive way, so that the leadership profile of managers and/or coordinators of courses
at Campus João can be understood. Person from the Federal Institute of Paraíba (IFPB) or from
other campuses of this important educational institution, seeking to disseminate the theme of
teaching leadership. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31696 |
|
dc.date.accessioned |
2023-09-26T18:04:27Z |
|
dc.date.available |
2023-09-26 |
|
dc.date.available |
2023-09-26T18:04:27Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Liderança |
pt_BR |
dc.subject |
Estilos de Liderança |
pt_BR |
dc.subject |
Liderança Docente |
pt_BR |
dc.subject |
Leadership |
pt_BR |
dc.subject |
Leadership Styles |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher Leadership |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Geymeesson Brito da. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Students' perception of the leadership style of teachers at the João Pessoa campus of the Federal Institute of Paraíba (IFPB). |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Geymeesson Brito da. Percepção dos discentes sobre o estilo de liderança dos docentes do campus João Pessoa do Instituto Federal da Paraíba (IFPB). 2023. 28fl. Artigo (Especialização em Administração Pública Municipal) - Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31696 |
pt_BR |