DSpace/Manakin Repository

Percepção dos discentes sobre o estilo de liderança dos docentes do campus João Pessoa do Instituto Federal da Paraíba (IFPB).

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA, G. B. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/7331740582805322 pt_BR
dc.contributor.advisor1 COSTA, Rubênia de Oliveira.
dc.contributor.advisor1ID COSTA, R. O. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0790230556773806 pt_BR
dc.contributor.referee1 OLIVEIRA, Marconi Macri.
dc.contributor.referee1ID OLIVEIRA, M. M. pt_BR
dc.contributor.referee2 SOARES, Joyce Aristércia Siqueira.
dc.contributor.referee2ID SOARES, J. A. S. pt_BR
dc.description.resumo O presente estudo buscou analisar a percepção dos discentes sobre o estilo de liderança dos docentes do Campus João Pessoa do Instituto Federal da Paraíba (IFPB). A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário online (survey), desenvolvido e estruturado no Google Forms. Os dados foram tratados com o auxílio do software SPSS e analisados por meio de estatísticas descritivas básicas, como frequência, média e desvio-padrão. Nos resultados, verificou-se uma amostra final de 121 respondentes (n=121), dos quais 48,8% destes pertencem ao sexo feminino. Observou-se que 37,1% estão faixa etária de idade entre 31 e 40 anos. Nota-se que 45,4% dos respondentes são casados e 65,3% dos respondentes possuem renda familiar mensal entre R$ 1.320,01 – R$ 3.960,00 e 52,9% são estudantes do curso de Bacharelado em Administração. Os resultados ainda demonstram relevância na temática abordada, pois observou-se que o estilo de liderança docente com maior índice de adesão em relação aos demais estilos no Campus João Pessoa do IFPB é a liderança transacional. Contudo, salienta-se que este estudo apresenta limitações ao se basear apenas na percepção dos discentes, no sentido em que estes tendem a centrar em aspectos seletivos para o seu benefício e interpretar a atuação dos docentes da maneira que lhes convém para justificarem a atuação perante o processo de ensino. Por fim, como sugestão para futuras pesquisas, aconselha-se que seja realizado um estudo sobre a teoria de traços da liderança, de modo mais abrangente, para que se possa entender o perfil de liderança de gestores e/ou coordenadores de cursos do Campus João Pessoa do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) ou de outros campis desta importante instituição de ensino, buscando disseminar a temática da liderança docente. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Especialização em Administração Pública Municipal pt_BR
dc.title Percepção dos discentes sobre o estilo de liderança dos docentes do campus João Pessoa do Instituto Federal da Paraíba (IFPB). pt_BR
dc.date.issued 2023
dc.description.abstract The present study sought to analyze the students' perception of the leadership style of the professors at Campus João Pessoa of the Federal Institute of Paraíba (IFPB). Data collection was performed through an online questionnaire (survey), developed and structured in Google Forms. Data were processed using the SPSS software and analyzed using basic descriptive statistics, such as frequency, mean and standard deviation. In the results, there was a final sample of 121 respondents (n=121), of which 48.8% were female. It was observed that 37.1% are aged between 31 and 40 years. It is noted that 45.4% of respondents are married, 65.3% of respondents have a monthly family income between R$ 1,320.01 – R$ 3,960.00 and 52.9% are students of the Bachelor of Business Administration course. The results still demonstrate relevance in the addressed theme, as it was observed that the teaching leadership style with the highest adherence rate in relation to the other styles in the João Pessoa Campus of the IFPB is the transactional leadership. However, it should be noted that this study has limitations as it is based only on the perception of students, in the sense that they tend to focus on selective aspects for their benefit and interpret the performance of professors in the way that suits them to justify their performance in the face of the teaching process. Finally, as a suggestion for future research, it is advisable to carry out a study on the theory of leadership traits, in a more comprehensive way, so that the leadership profile of managers and/or coordinators of courses at Campus João can be understood. Person from the Federal Institute of Paraíba (IFPB) or from other campuses of this important educational institution, seeking to disseminate the theme of teaching leadership. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31696
dc.date.accessioned 2023-09-26T18:04:27Z
dc.date.available 2023-09-26
dc.date.available 2023-09-26T18:04:27Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Liderança pt_BR
dc.subject Estilos de Liderança pt_BR
dc.subject Liderança Docente pt_BR
dc.subject Leadership pt_BR
dc.subject Leadership Styles pt_BR
dc.subject Teacher Leadership pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Geymeesson Brito da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Students' perception of the leadership style of teachers at the João Pessoa campus of the Federal Institute of Paraíba (IFPB). pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Geymeesson Brito da. Percepção dos discentes sobre o estilo de liderança dos docentes do campus João Pessoa do Instituto Federal da Paraíba (IFPB). 2023. 28fl. Artigo (Especialização em Administração Pública Municipal) - Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31696 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta