DSpace/Manakin Repository

Escola do campo ou escola no campo: o caso da escola João Izidro de Sousa.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA, J. V. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/7450750014546291 pt_BR
dc.contributor.advisor1 OLIVEIRA, Maria Edilara Batista de.
dc.contributor.advisor1ID OLIVEIRA, M. E. B. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4553793783676245 pt_BR
dc.contributor.referee1 LUSTOSA, Jacqueline Pires Gonçalves.
dc.contributor.referee2 SOUZA, Marcos Assis Pereira de.
dc.description.resumo Trata-se do estudo histórico de todo o processo de luta dos povos do campo por uma educação do campo digna, através dos movimentos sociais que estão ativos no nosso país. A pesquisa busca compreender a formação do espaço agrário, explorando o desenvolvimento da Escola João Izidro de Sousa como escola do campo e os desafios enfrentados por colaboradores. A relevância desta pesquisa reside na abordagem das lutas de movimentos sociais e sindicais que influenciaram políticas públicas em prol de uma educação de qualidade nas áreas rurais. utilizando abordagem qualitativa, a pesquisa emprega análise bibliográfica e documental para explorar o contexto histórico e o cadastramento das escolas do campo, construindo reflexões teóricas com potencial aplicabilidade prática. Com o estudo é possível acompanhar o desenvolvimento histórico e político do espaço agrário brasileiro, desde a colonização até o início da modernização da agricultura. A melhoria da educação e das condições de vida emerge como demandas cruciais das comunidades rurais, buscando atenção por meio de políticas públicas influenciadas pelos movimentos sociais ao longo da história. Essas políticas visam abordar questões sociais e contradições resultantes da acumulação de capital no campo. A Educação desempenha um papel crucial como ponto de partida para impulsionar a mudança social. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Geografia. pt_BR
dc.title Escola do campo ou escola no campo: o caso da escola João Izidro de Sousa. pt_BR
dc.date.issued 2023-07-20
dc.description.abstract This is the historical study of the entire process of struggle of rural peoples for a dignified rural education, through the social movements that are active in our country. The research seeks to understand the formation of the agrarian space, exploring the development of Escola João Izidro de Sousa as a rural school and the challenges faced by collaborators. The relevance of this research resides in the approach to the struggles of social and union movements that influenced public policies in favor of quality education in rural areas. using a qualitative approach, the research employs bibliographical and documentary analysis to explore the historical context and the registration of rural schools, building theoretical reflections with potential practical applicability. With the study it is possible to follow the historical and political development of the Brazilian agrarian space, from colonization to the beginning of the modernization of agriculture. The improvement of education and living conditions emerges as crucial demands of rural communities, seeking attention through public policies influenced by social movements throughout history. These policies aim to address social issues and contradictions resulting from capital accumulation in the countryside. Education plays a crucial role as a starting point for driving social change. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31823
dc.date.accessioned 2023-10-06T13:13:57Z
dc.date.available 2023-10-06
dc.date.available 2023-10-06T13:13:57Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação do campo pt_BR
dc.subject Escola João Izidro de Sousa pt_BR
dc.subject Movimentos sociais do campo pt_BR
dc.subject Espaço agrário brasileiro pt_BR
dc.subject Escola rural pt_BR
dc.subject Semiárido nordestino - escola do campo pt_BR
dc.subject Comunidades rurais pt_BR
dc.subject Rural education pt_BR
dc.subject João Izidro de Sousa School pt_BR
dc.subject Rural social movements pt_BR
dc.subject Brazilian agrarian space pt_BR
dc.subject rural school pt_BR
dc.subject Northeast semiarid - country school pt_BR
dc.subject Rural communities pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, José Vinícius Soares da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Country school or school in the countryside: the case of the João Izidro de school Sousa. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, José Vinícius Soares da. Escola do campo ou escola no campo: o caso da escola João Izidro de Sousa. 2023. 55f. Monografia (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta