dc.description.resumo |
A busca pela competitividade tem sido um dos principais desafios enfrentados pelas empresas
no cenário atual, conseguir manter estratégias administrativas que agreguem valor ao produto
e tragam um diferencial para a organização é uma atividade que exige muita cautela na
administração e no planejamento estratégico. Portanto, a utilização de diferentes ferramentas
estratégicas e métodos de gestão podem ser uma das alternativas mais eficazes para obter-se
os melhores resultados no gerenciamento da empresa. O principal objetivo deste artigo
concentra-se na aplicação de ferramentas gerenciais para empresas de pequeno porte, onde é
mais comum identificar-se a necessidade da criação de estratégias para se manterem mais
resistentes perante os concorrentes maiores. O estudo foi realizado em uma pequena empresa
fabricante de gaiolas artesanais no Sul de Minas Gerais, trata-se de uma empresa tradicional e
familiar presente no mercado a mais de 24 anos, porém vem encontrando impasses na área de
atuação devido à falta de utilização de ferramentas para elaboração das estratégias
competitivas. Para realização da pesquisa foi aplicado três ferramentas estratégicas básicas na
criação de um planejamento empresarial, sendo elas: missão, visão e valores, cinco forças de
Porter e a matriz SWOT, com o intuito de buscar uma visão mais flexível e tornar as
estratégias dessa empresa ainda mais eficazes. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Engenharia de Produção. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
6 |
pt_BR |
dc.title |
Aplicação de ferramentas gerenciais como estratégias administrativas: um estudo de caso em uma empresa familiar de pequeno porte. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31835 |
|
dc.date.accessioned |
2023-10-06T17:45:51Z |
|
dc.date.available |
2023-10-06 |
|
dc.date.available |
2023-10-06T17:45:51Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Ferramentas gerenciais |
pt_BR |
dc.subject |
Planejamento estratégico |
pt_BR |
dc.subject |
Pequenas empresas |
pt_BR |
dc.subject |
Competitividade |
pt_BR |
dc.subject |
Estudo de caso |
pt_BR |
dc.subject |
Empresa familiar de pequeno porte |
pt_BR |
dc.subject |
Management tools |
pt_BR |
dc.subject |
Strategic planning |
pt_BR |
dc.subject |
Small business |
pt_BR |
dc.subject |
Competitiveness |
pt_BR |
dc.subject |
Case study |
pt_BR |
dc.subject |
Small family business |
pt_BR |
dc.subject |
Herramientas administrativas |
pt_BR |
dc.subject |
Planificación estratégica |
pt_BR |
dc.subject |
Pequeños negocios |
pt_BR |
dc.subject |
Competitividad |
pt_BR |
dc.subject |
Estudio de caso |
pt_BR |
dc.subject |
Pequeña empresa familiar |
pt_BR |
dc.subject |
Outils de gestion |
pt_BR |
dc.subject |
Planification stratégique |
pt_BR |
dc.subject |
Petite entreprise |
pt_BR |
dc.subject |
Compétitivité |
pt_BR |
dc.subject |
Étude de cas |
pt_BR |
dc.subject |
Petite entreprise familiale |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SALES, Gabriel Fernandes. |
|
dc.creator |
SOUSA, Hugo Heiji Suehara de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Application of management tools as administrative strategies: a case study in a small family business. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SALES, Gabriel Fernandes; SOUSA, Hugo Heiji Suehara de. Aplicação de ferramentas gerenciais como estratégias administrativas: um estudo de caso em uma empresa familiar de pequeno porte. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 6., 2018. Anais [...]. Salvador - BA: UNIFACS, 2018. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31835 |
pt_BR |