DSpace/Manakin Repository

Ler e compreender fábulas: uma proposta de intervenção em turmas do 3º ano do ensino fundamental.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID DIAS, M. A. S. F. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/5390532599098014 pt_BR
dc.contributor.advisor1 PEREIRA , Hérica Paiva.
dc.contributor.advisor1ID PEREIRA, Hérica Paiva. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0140741349526284 pt_BR
dc.contributor.referee1 DANTAS, Nozângela Maria Rolim.
dc.contributor.referee2 BARBOSA, Maria Vanice Lacerda de Melo.
dc.description.resumo Esta pesquisa traz reflexões sobre a importância do incentivo às práticas de leitura e compreensão de textos para aquisição da competência leitora. Como objetivo geral pretendemos abordar sobre as práticas de leitura e compreensão de textos na perspectiva dos letramentos em turmas do 3º ano do ensino fundamental. O aporte teórico da pesquisa está pautado principalmente em Mortatti (2006), no que se refere a história da alfabetização na ótica dos métodos sintético e analítico; Soares (2003, 2010) e Kleiman (2005, 2007), no que tange aos conceitos e contribuições da alfabetização e do letramento; Marcuschi (2003, 2005, 2007, 2010), Antunes (2003, 2009), Bagno (2006), os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN, 1997) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017), no que se refere aos gêneros textuais. Trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico de abordagem qualitativa, pois permite analisar os dados de forma sistemática para entender os conteúdos através de classificação das categorias encontradas (GIL, 2008). Como resultado da pesquisa, apresentamos uma proposta de intervenção direcionada aos professores do 3º ano do ensino fundamental do município de São José de Piranhas - PB. Tal proposta é constituída por cinco oficinas, produzidas a partir do gênero fábula, que envolve a leitura e compreensão de textos na perspectiva dos letramentos. Com isso, pretendemos oferecer aos nossos alunos uma prática leitora significativa capaz de formá-los como cidadãos críticos para atuar na sociedade. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN) pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras. pt_BR
dc.title Ler e compreender fábulas: uma proposta de intervenção em turmas do 3º ano do ensino fundamental. pt_BR
dc.date.issued 2023-04-12
dc.description.abstract This research brings reflections on the importance of encouraging reading practices and understanding texts for the acquisition of reading competence. As a general objective, we intend to address the practices of reading and understanding texts from the perspective of literacies in classes of the 3º year of elementary school. The research's theoretical contribution is based mainly on Mortatti (2006), regarding the history of literacy from the perspective of synthetic and analytical methods; Soares (2003, 2010) and Kleiman (2005, 2007), regarding the concepts and contributions of literacy and literacy; Marcuschi (2003, 2005, 2007, 2010), Antunes (2003, 2009), Bagno (2006), the National Curricular Parameters (PCN, 1997) and the National Common Curricular Base (BNCC, 2017), with regard to genres textual. This is a bibliographic research with a qualitative approach, as it allows analyzing the data systematically to understand the contents through the classification of the categories found (GIL, 2008). As a result of the research, we present an intervention proposal aimed at teachers of the 3rd year of elementary school in the municipality of São José de Piranhas - PB. This proposal consists of five workshops, produced from the fable genre, which involves reading and understanding texts from the perspective of literacies. With this, we intend to offer our students a meaningful reading practice capable of forming them as critical citizens to act in society. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31856
dc.date.accessioned 2023-10-09T12:44:02Z
dc.date.available 2023-10-09
dc.date.available 2023-10-09T12:44:02Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Gênero textual pt_BR
dc.subject Alfabetização pt_BR
dc.subject Fábulas pt_BR
dc.subject Letramento pt_BR
dc.subject Prática de leitura pt_BR
dc.subject Compreensão de texto pt_BR
dc.subject Formação do leitor pt_BR
dc.subject Alfabetização - Brasil - história pt_BR
dc.subject Compreensão de fábulas pt_BR
dc.subject Text genre pt_BR
dc.subject Literacy pt_BR
dc.subject Fables pt_BR
dc.subject Literacy pt_BR
dc.subject Reading practice pt_BR
dc.subject Text comprehension pt_BR
dc.subject Reader training pt_BR
dc.subject Literacy - Brazil - history pt_BR
dc.subject Understanding fables pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator DIAS, Maria Anailsa dos Santos Furtado.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Reading and understanding fables: an intervention proposal in 3rd year elementary school classes. pt_BR
dc.identifier.citation DIAS, Maria Anailsa dos Santos Furtado. Ler e compreender fábulas: uma proposta de intervenção em turmas do 3º ano do ensino fundamental. 2023. 112f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba Brasil, 2023. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta