dc.creator.ID |
DIAS, M. A. S. F. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5390532599098014 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
PEREIRA , Hérica Paiva. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
PEREIRA, Hérica Paiva. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0140741349526284 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
DANTAS, Nozângela Maria Rolim. |
|
dc.contributor.referee2 |
BARBOSA, Maria Vanice Lacerda de Melo. |
|
dc.description.resumo |
Esta pesquisa traz reflexões sobre a importância do incentivo às práticas de leitura e
compreensão de textos para aquisição da competência leitora. Como objetivo geral
pretendemos abordar sobre as práticas de leitura e compreensão de textos na
perspectiva dos letramentos em turmas do 3º ano do ensino fundamental. O aporte
teórico da pesquisa está pautado principalmente em Mortatti (2006), no que se refere
a história da alfabetização na ótica dos métodos sintético e analítico; Soares (2003,
2010) e Kleiman (2005, 2007), no que tange aos conceitos e contribuições da
alfabetização e do letramento; Marcuschi (2003, 2005, 2007, 2010), Antunes (2003,
2009), Bagno (2006), os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN, 1997) e a Base
Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017), no que se refere aos gêneros textuais.
Trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico de abordagem qualitativa, pois
permite analisar os dados de forma sistemática para entender os conteúdos através
de classificação das categorias encontradas (GIL, 2008). Como resultado da
pesquisa, apresentamos uma proposta de intervenção direcionada aos professores
do 3º ano do ensino fundamental do município de São José de Piranhas - PB. Tal
proposta é constituída por cinco oficinas, produzidas a partir do gênero fábula, que
envolve a leitura e compreensão de textos na perspectiva dos letramentos. Com isso,
pretendemos oferecer aos nossos alunos uma prática leitora significativa capaz de
formá-los como cidadãos críticos para atuar na sociedade. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN) |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Letras. |
pt_BR |
dc.title |
Ler e compreender fábulas: uma proposta de intervenção em turmas do 3º ano do ensino fundamental. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2023-04-12 |
|
dc.description.abstract |
This research brings reflections on the importance of encouraging reading practices
and understanding texts for the acquisition of reading competence. As a general
objective, we intend to address the practices of reading and understanding texts from
the perspective of literacies in classes of the 3º year of elementary school. The
research's theoretical contribution is based mainly on Mortatti (2006), regarding the
history of literacy from the perspective of synthetic and analytical methods; Soares
(2003, 2010) and Kleiman (2005, 2007), regarding the concepts and contributions of
literacy and literacy; Marcuschi (2003, 2005, 2007, 2010), Antunes (2003, 2009),
Bagno (2006), the National Curricular Parameters (PCN, 1997) and the National
Common Curricular Base (BNCC, 2017), with regard to genres textual. This is a
bibliographic research with a qualitative approach, as it allows analyzing the data
systematically to understand the contents through the classification of the categories
found (GIL, 2008). As a result of the research, we present an intervention proposal
aimed at teachers of the 3rd year of elementary school in the municipality of São José
de Piranhas - PB. This proposal consists of five workshops, produced from the fable
genre, which involves reading and understanding texts from the perspective of
literacies. With this, we intend to offer our students a meaningful reading practice
capable of forming them as critical citizens to act in society. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31856 |
|
dc.date.accessioned |
2023-10-09T12:44:02Z |
|
dc.date.available |
2023-10-09 |
|
dc.date.available |
2023-10-09T12:44:02Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Gênero textual |
pt_BR |
dc.subject |
Alfabetização |
pt_BR |
dc.subject |
Fábulas |
pt_BR |
dc.subject |
Letramento |
pt_BR |
dc.subject |
Prática de leitura |
pt_BR |
dc.subject |
Compreensão de texto |
pt_BR |
dc.subject |
Formação do leitor |
pt_BR |
dc.subject |
Alfabetização - Brasil - história |
pt_BR |
dc.subject |
Compreensão de fábulas |
pt_BR |
dc.subject |
Text genre |
pt_BR |
dc.subject |
Literacy |
pt_BR |
dc.subject |
Fables |
pt_BR |
dc.subject |
Literacy |
pt_BR |
dc.subject |
Reading practice |
pt_BR |
dc.subject |
Text comprehension |
pt_BR |
dc.subject |
Reader training |
pt_BR |
dc.subject |
Literacy - Brazil - history |
pt_BR |
dc.subject |
Understanding fables |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
DIAS, Maria Anailsa dos Santos Furtado. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Reading and understanding fables: an intervention proposal in 3rd year elementary school classes. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
DIAS, Maria Anailsa dos Santos Furtado. Ler e compreender fábulas: uma proposta de intervenção em turmas do 3º ano do ensino fundamental. 2023. 112f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba Brasil, 2023. |
pt_BR |