DSpace/Manakin Repository

Modelo de desenvolvimento de competências para sustentabilidade na gestão de universidades públicas federais.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID LIMA, J. O. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/8584909051497117 pt_BR
dc.contributor.advisor1 MARTINS, Maria de Fátima.
dc.contributor.advisor1ID MARTINS, M. F. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5764682036707991 pt_BR
dc.contributor.referee1 MARACAJÁ , Kettrin Farias Bem.
dc.contributor.referee2 BARBOSA , Maria de Fátima Nóbrega.
dc.contributor.referee3 FREITAS , Lúcia Santana de.
dc.contributor.referee4 SILVA, Anielson Barbosa da.
dc.description.resumo A sustentabilidade é uma temática que vem crescendo nos últimos anos. Desde a década de 70 se expandiu rapidamente em razão dos impactos ambientais provocados pelo crescimento econômico, produção em massa e uso constante dos recursos naturais. Em 2015, a Organização das Nações Unidas acordou com seus países representantes um pacto global firmado na Agenda 2030, onde ficou estabelecido um conjunto de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Em razão de seu potencial transformador da sociedade, as universidades são reconhecidas como catalisadoras neste processo. Particularmente, as universidades federais abarcam uma maior responsabilidade, em função da sua missão social. Por esta razão, pesquisadores vem direcionando seus estudos com foco na Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS), dirigido ao Ensino Superior. Contudo, foi identificada uma lacuna literária que auxilie a gestão universitária visando tornar as universidades organizações sustentáveis. O presente estudo, portanto, tem como objetivo principal propor um modelo de desenvolvimento de competências para sustentabilidade na gestão de Universidades Públicas Federais. Como principais resultados foi sistematizado um Inventário de Competências para Sustentabilidade e proposto um conjunto de comportamentos observáveis como descritos de competências para avaliação em nível individual. Já para avaliação em nível organizacional foi proposto um conjunto de Indicadores de Competências para Sustentabilidade, validado por gestores de universidades federais. Por fim, foram apresentadas diretrizes estratégicas para o desenvolvimento de competências para sustentabilidade, visando preparar os gestores universitários a implantarem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no âmbito das universidades federais. Trata-se de uma pesquisa exploratória, descritiva, quantitativa e qualitativa, com contribuições teóricas, metodológicas e práticas, porque abarca aspectos conceituais, na medida em que amplia a perspectiva metodológica com procedimentos que podem contribuir para a elaboração e execução de programas de formação de gestores e conduzir novas pesquisas nesta temática e, ainda, apresenta soluções práticas para o alcance de universidades sustentáveis. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRN pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM RECURSOS NATURAIS pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Recursos Naturais. pt_BR
dc.title Modelo de desenvolvimento de competências para sustentabilidade na gestão de universidades públicas federais. pt_BR
dc.date.issued 2023-06-07
dc.description.abstract Sustainability is a topic that has been growing in recent years. Since the 1970s, it has expanded rapidly due to the environmental impacts caused by economic growth, mass production, and constant use of natural resources. In 2015, the United Nations agreed with its representative countries to a global pact signed in the 2030 Agenda, establishing a set of Sustainable Development Goals (SDGs). Due to their potential to transform society, universities are recognized as catalysts. Mainly, federal universities assume greater responsibility due to their social mission. For this reason, researchers have been directing their studies focusing on Education for Sustainable Development (EDS) aimed at Higher Education. However, a literary gap was identified that helps university management to make universities sustainable organizations. Therefore, the main objective of this study is to propose a model for developing skills for sustainability in the direction of Federal Public Universities. An Inventory of Competencies for Sustainability was systematized, and a set of observable behaviors was proposed as competencies for individual evaluation. As for the assessment at the organizational level, a group of Competence Indicators for Sustainability was offered and validated by managers of federal universities. Finally, strategic guidelines were presented for the development of skills for sustainability to prepare university managers to implement the Sustainable Development Goals within the scope of federal universities. This is an exploratory, descriptive, quantitative, and qualitative research with theoretical, methodological, and practical contributions because it encompasses conceptual aspects insofar as it expands the methodological perspective with procedures that can contribute to the elaboration and execution of training programs for managers and conduct new research on this topic, and presents practical solutions for achieving sustainable universities. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31890
dc.date.accessioned 2023-10-09T19:13:42Z
dc.date.available 2023-10-09
dc.date.available 2023-10-09T19:13:42Z
dc.type Tese pt_BR
dc.subject Competências para sustentabilidade pt_BR
dc.subject Objetivos de desenvolvimento sustentável pt_BR
dc.subject Universidades públicas federais pt_BR
dc.subject Competencies for sustainability pt_BR
dc.subject Sustainable development goals pt_BR
dc.subject Federal public universities pt_BR
dc.subject Competencias para la sustentabilidad pt_BR
dc.subject Objetivos de desarrollo sustentable pt_BR
dc.subject Universidades públicas federales pt_BR
dc.subject Compétences pour la durabilité pt_BR
dc.subject Objectifs de développement durable pt_BR
dc.subject Universités publiques fédérales pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LIRA, Jandmara de Oliveira Lima.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Model for developing skills for sustainability in the management of federal public universities. pt_BR
dc.identifier.citation LIRA, Jandmara de Oliveira Lima. Modelo de desenvolvimento de competências para sustentabilidade na gestão de universidades públicas federais.. 2023. 206 f. Tese (Doutorado em Recursos Naturais) – Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta