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Análise do grau de mistura (dob) de misturas asfálticas recicladas com variação da temperatura de usinagem, tipo e teor de rap.

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dc.creator.ID LUZ, P. M. S. G. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3525172323301333 pt_BR
dc.contributor.advisor1 LUCENA, Lêda Christiane de Figuêiredo Lopes.
dc.contributor.advisor1ID LUCENA, Lêda Christiane de Figueirêdo Lopes pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2234702016679131 pt_BR
dc.contributor.advisor-co1 SAMPAIO, Raquel Menezes Bezerra.
dc.contributor.advisor-co1ID SAMPAIO, Raquel Menezes Bezerra pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Lattes http://lattes.cnpq.br/9368661158330209 pt_BR
dc.contributor.referee1 LUCENA, Adriano Elísio de Figueiredo Lopes.
dc.contributor.referee2 MENDONÇA, Ana Maria Gonçalves Duarte.
dc.contributor.referee3 SAVASINI, kamilla vasconcelos.
dc.contributor.referee4 MELO, Ricardo Almeida de
dc.description.resumo Nos dias atuais é crescente na pavimentação os estudos sobre a reutilização de material fresado, proveniente da reciclagem dos revestimentos asfálticos, como procedimento para diminuir os custos com a produção e os danos causados ao meio ambiente. Para a reutilização desse material é fundamental entender sobre os mecanismos de interação entre o ligante envelhecido do RAP e o ligante novo. Para isso, existe alguns parâmetros como o Degree of Binder Activity (DoA) e o Degree of Blending (DoB). O primeiro representa quanto do ligante envelhecido ficará disponível para a nova mistura sendo uma propriedade intrínseca de cada RAP. O DoB indica o grau de mistura entre os ligantes envelhecido e novo e depende de fatores externos, como os parâmetros de usinagem, sendo por isso um desafio conseguir quantificá-lo. Esse trabalho buscou estabelecer um modelo preditivo para quantificar o DoB com base no ensaio de Módulo Dinâmico e no ensaio de FTIR. Para atingir os objetivos foram feitos esses ensaios em misturas com quatro RAPs diferentes, usando cinco teores de RAP e cinco temperaturas de usinagem. Além disso, em cada RAP foi quantificado o DoA e feito uma análise estatística para verificar se as variáveis independentes foram significativas para o resultado do módulo dinâmico. Após essa etapa foram realizadas quatro modelagens e escolhida aquela que além de possuir as variáveis independentes significativas apresentou o maior valor do R² predito. O modelo escolhido foi validado e apresentou pequenas variações para o DoB encontrado por meio da equação gerada. Logo, conclui-se que a modelagem do DoB, realizada nesse estudo, mostrou que as temperaturas de usinagem e teor de RAP influenciam em fatores como o DoA, módulo dinâmico, FTIR e, consequentemente, no DoB, mostrando que com maiores quantidades de ligante envelhecido disponível é possível alcançar maiores valores de DoB. Além disso, foi mostrada a praticidade do modelo que conseguiu de maneira satisfatório predizer o DoB com o uso de um único ensaio mecânico e um químico. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRN pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Engenharia Civil e Ambiental pt_BR
dc.title Análise do grau de mistura (dob) de misturas asfálticas recicladas com variação da temperatura de usinagem, tipo e teor de rap. pt_BR
dc.date.issued 2023-06-29
dc.description.abstract Over the years, paving has been studying the milled material, from the recycling of asphalt coatings, as a procedure to reduce production costs and the damage caused to the environment. The reuse of this material can happen in several ways and it is essential to understand the mechanisms of interaction between the aged RAP binder and the new binder. For this, there are some parameters such as the Degree of Binder Activity (DoA) and the Degree of Blending (DoB). The first represents how much of the aged binder will be available for the new mixture, being an intrinsic property of each RAP. The DoB indicates the degree of mixing between the old and new binders and depends on external factors, such as the machining parameters, so it is a challenge to be able to quantify it. Therefore, this work sought a predictive model to quantify the DoB based on the Dynamic Module test and FTIR. To achieve this model, these tests were performed in mixtures with four different RAPs, using five RAP contents and five machining temperatures. In addition, in each RAP, the DoA was quantified and a statistical analysis was performed to verify if the independent variables were significant for the result of the dynamic module. The SEM will still be performed to analyze the morphological characteristics of the mixtures. So far, most of the input variables were significant (p<0.05) and the results showed higher modulus results for temperatures where the DoA was 100%, indicating a trend towards a higher degree of mixing, which will be defined more precisely after the FTIR is performed. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31905
dc.date.accessioned 2023-10-10T12:45:31Z
dc.date.available 2023-10-10
dc.date.available 2023-10-10T12:45:31Z
dc.type Tese pt_BR
dc.subject FTIR pt_BR
dc.subject Módulo Dinâmico pt_BR
dc.subject Material fresado pt_BR
dc.subject Grau de Mistura pt_BR
dc.subject Dynamic Modulus pt_BR
dc.subject Milled Material pt_BR
dc.subject Mixing Grade pt_BR
dc.subject qualité de mélange, pt_BR
dc.subject Module dynamique pt_BR
dc.subject Matériau fraisé pt_BR
dc.subject Qualité de mélange pt_BR
dc.subject Módulo dinámico pt_BR
dc.subject Material fresado pt_BR
dc.subject Grado de mezcla pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LUZ, Priscila Maria Sousa Gonçalves,
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Analysis of the degree of mixing (dob) of recycled asphalt mixtures with variation of machining temperature, type and rap content. pt_BR
dc.description.sponsorship Capes pt_BR
dc.identifier.citation LUZ, Priscila Maria Sousa Gonçalves. Análise do grau de mistura (dob) de misturas asfálticas recicladas com variação da temperatura de usinagem, tipo e teor de rap. 2023. 178 f. Tese (Doutorado em Engenharia Civil e Ambiental) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023. pt_BR


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