DSpace/Manakin Repository

Oficina de desenhos como estratégia pedagógica na formação por área de conhecimento das ciências humanas e sociais na licenciatura em Educação do Campo.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo O presente artigo sintetiza uma experiência vivenciada na Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo da Universidade Federal de Campina Grande, que durante a realização da Semana de Educação do Campo da UFCG - 2019, ofereceu aos discentes do curso, uma oficina pedagógica intitulada “A Produção de Desenhos no Ensino das Ciências Humanas e Sociais (CHS) na Licenciatura em Educação do Campo”, enfocando as contribuições que o desenho favorece perante o processo de ensino – aprendizagem. Neste sentido, essa experiência tem por objetivo relatar as possibilidades e/ou estratégias didáticas que a produção do desenho proporciona no ensino da área das Ciências Humanas e Sociais no âmbito da Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo. No tocante ao itinerário metodológico, optou-se pela pesquisa qualitativa, que tem como meta trabalhar com dados relativos à realidade, que não podem ser quantificados, tais como: valores, comportamentos, atitudes, percepções, perspectivas, dentre outros. Entre as técnicas utilizadas na pesquisa qualitativa, destaca-se a análise de conteúdo por meio da Pesquisa-Ação, através da produção e análises dos desenhos produzidos no decorrer da oficina pedagógica. Diante da delimitação do tema em tela, e da natureza deste estudo, optamos por apresentar esta temática em decorrência da precisão de suscitar práticas pedagógicas alternativas que possam contribuir incisivamente para uma formação crítica, dinâmica, plural, proativa, capaz de converter o ‘tradicionalismo pedagógico’ em praxes que promovam uma aprendizagem contextualizada recheada de significados na formação da área das Ciências Humanas e Sociais na Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo. Desta forma, reafirma-se aqui que o desenho pode contribuir expressivamente durante todo o processo de formação do licenciado em educação do campo, pois estimula a criatividade, a liberdade de pensar e expressar sentimentos, ideias, situações vividas, dentre outros aspectos. Este pode ser uma ferramenta muito importante na rotina didática, sendo ele um excelente motivador para a construção da aprendizagem por área de conhecimento. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação do Campo. pt_BR
dc.title Oficina de desenhos como estratégia pedagógica na formação por área de conhecimento das ciências humanas e sociais na licenciatura em Educação do Campo. pt_BR
dc.date.issued 2022
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31924
dc.date.accessioned 2023-10-10T18:18:41Z
dc.date.available 2023-10-10
dc.date.available 2023-10-10T18:18:41Z
dc.type Capítulo de Livro pt_BR
dc.subject Licenciatura em Educação do Campo pt_BR
dc.subject Oficina de desenhos pt_BR
dc.subject Estratégia pedagógica pt_BR
dc.subject Desenho como estratégia pedagógica pt_BR
dc.subject Ensino de Ciências Humanas - Lecampo CDSA UFCG pt_BR
dc.subject Produção de desenhos pt_BR
dc.subject Degree in Rural Education pt_BR
dc.subject Drawing workshop pt_BR
dc.subject Pedagogical strategy pt_BR
dc.subject Drawing as a pedagogical strategy pt_BR
dc.subject Teaching Human Sciences - Lecampo CDSA UFCG pt_BR
dc.subject Drawing production pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.
dc.creator NOGUEIRA, Rosicreide Soares.
dc.creator MOTA, Antonio Carlos Soares de.
dc.creator FARIAS, Tiago José Vasconcelos de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Drawing workshop as a pedagogical strategy in training by area of knowledge of human and social sciences in the degree in Rural Education. pt_BR
dc.identifier.citation OLIVEIRA, Fabiano Custódio de; NOGUEIRA, Rosicreide Soares; MOTA, Antonio Carlos Soares de; FARIAS, Tiago José Vasconcelos de. Oficina de desenhos como estratégia pedagógica na formação por área de conhecimento das ciências humanas e sociais na licenciatura em Educação do Campo. In: FOLMER, Ivanio et al (organizadores). Movimentos dialéticos da Educação do Campo: teorias, práticas e reflexões. Santa Maria - RS: Arco Editores, 2022. ISBN: 978-65-5417-018-5. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31924 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Capítulos de Livros - CDSA
    Esta coleção, destina-se à publicação de capítulos de livros em separado, produzidos por membros da comunidade acadêmica do CDSA UFCG

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta