dc.description.resumo |
O ensino de Geografia nas escolas do campo do Semiárido é de suma importância para
que os alunos compreendam os elementos que compõem o espaço geográfico, ou seja, o
mundo e suas problemáticas sociais e ambientais. Contudo, para que o ensino dessa
disciplina seja proveitoso, devem-se considerar as necessidades dos alunos e o dia a dia,
pois é fazendo a relação com o meio em que convivem que é possível ter um ensino de
qualidade na referida disciplina. Dessa forma, este trabalho tem por objetivo apresentar
os recursos didáticos produzidos no ensino de Geografia na escola do campo do
Semiárido e relatar a contribuição desses recursos no processo de ensino-aprendizagem
da disciplina. O projeto foi desenvolvido na Escola Municipal de Educação Básica
Ildefonso Anselmo da Silva, localizada no município de Amparo – PB. Para execução
dessa pesquisa, utilizamos os pressupostos da pesquisa qualitativa, através da Pesquisa-
Ação, que foi dividida em momentos de capacitações/produções e experimentação nos
contextos acadêmico e escolar. Verificamos, ao concluirmos o projeto de extensão, que
os recursos didáticos produzidos e experimentados nas aulas de Geografia, em
articulação com a Educação do Campo, tornaram-se um potencial no processo de
ensino-aprendizagem da disciplina. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação do Campo. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
1 |
pt_BR |
dc.title |
Educação geográfica nas escolas do campo do semiárido: relatos da experiência da produção e experimentação de recursos didáticos contextualizados no ensino de Geografia. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2020 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31926 |
|
dc.date.accessioned |
2023-10-10T18:56:56Z |
|
dc.date.available |
2023-10-10 |
|
dc.date.available |
2023-10-10T18:56:56Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Educação geográfica |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Geografia e Educação |
pt_BR |
dc.subject |
Relatos de experiência - ensino de Geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Escolas do campo do semiárido |
pt_BR |
dc.subject |
Recursos didáticos contextualizados |
pt_BR |
dc.subject |
Semiárido |
pt_BR |
dc.subject |
Geographic education |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching Geography |
pt_BR |
dc.subject |
Geography and Education |
pt_BR |
dc.subject |
Experience reports - Geography teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Semiarid countryside schools |
pt_BR |
dc.subject |
Contextualized teaching resources |
pt_BR |
dc.subject |
Semi-arid |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
OLIVEIRA, Fabiano Custódio de. |
|
dc.creator |
SOARES, Antonio Carlos Soares de. |
|
dc.creator |
NOGUEIRA, Rosicreide Soares. |
|
dc.creator |
FARIAS, Tiago José Vasconcelos de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Geographic education in schools in the semi-arid countryside: reports on the experience of producing and experimenting with teaching resources contextualized in the teaching of Geography. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
OLIVEIRA, Fabiano Custódio de; SOARES, Antonio Carlos Soares de; NOGUEIRA, Rosicreide Soares; FARIAS, Tiago José Vasconcelos de. Educação geográfica nas escolas do campo do semiárido: relatos da experiência da produção e experimentação de recursos didáticos contextualizados no ensino de Geografia. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO POPULAR E MOVIMENTOS SOCIAIS DO CAMPO E V ENCONTRO DE PESQUISAS E PRÁTICAS EM EDUCAÇÃO DO CAMPO, 1., 2019. Anais [...]. João Pessoa - PB: Editora da UFPB, 2020. ISBN: 978-85-237-1549-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31926 |
pt_BR |