DSpace/Manakin Repository

Educação geográfica nas escolas do campo do semiárido: relatos da experiência da produção e experimentação de recursos didáticos contextualizados no ensino de Geografia.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo O ensino de Geografia nas escolas do campo do Semiárido é de suma importância para que os alunos compreendam os elementos que compõem o espaço geográfico, ou seja, o mundo e suas problemáticas sociais e ambientais. Contudo, para que o ensino dessa disciplina seja proveitoso, devem-se considerar as necessidades dos alunos e o dia a dia, pois é fazendo a relação com o meio em que convivem que é possível ter um ensino de qualidade na referida disciplina. Dessa forma, este trabalho tem por objetivo apresentar os recursos didáticos produzidos no ensino de Geografia na escola do campo do Semiárido e relatar a contribuição desses recursos no processo de ensino-aprendizagem da disciplina. O projeto foi desenvolvido na Escola Municipal de Educação Básica Ildefonso Anselmo da Silva, localizada no município de Amparo – PB. Para execução dessa pesquisa, utilizamos os pressupostos da pesquisa qualitativa, através da Pesquisa- Ação, que foi dividida em momentos de capacitações/produções e experimentação nos contextos acadêmico e escolar. Verificamos, ao concluirmos o projeto de extensão, que os recursos didáticos produzidos e experimentados nas aulas de Geografia, em articulação com a Educação do Campo, tornaram-se um potencial no processo de ensino-aprendizagem da disciplina. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação do Campo. pt_BR
dc.citation.issue 1 pt_BR
dc.title Educação geográfica nas escolas do campo do semiárido: relatos da experiência da produção e experimentação de recursos didáticos contextualizados no ensino de Geografia. pt_BR
dc.date.issued 2020
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31926
dc.date.accessioned 2023-10-10T18:56:56Z
dc.date.available 2023-10-10
dc.date.available 2023-10-10T18:56:56Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Educação geográfica pt_BR
dc.subject Ensino de Geografia pt_BR
dc.subject Geografia e Educação pt_BR
dc.subject Relatos de experiência - ensino de Geografia pt_BR
dc.subject Escolas do campo do semiárido pt_BR
dc.subject Recursos didáticos contextualizados pt_BR
dc.subject Semiárido pt_BR
dc.subject Geographic education pt_BR
dc.subject Teaching Geography pt_BR
dc.subject Geography and Education pt_BR
dc.subject Experience reports - Geography teaching pt_BR
dc.subject Semiarid countryside schools pt_BR
dc.subject Contextualized teaching resources pt_BR
dc.subject Semi-arid pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.
dc.creator SOARES, Antonio Carlos Soares de.
dc.creator NOGUEIRA, Rosicreide Soares.
dc.creator FARIAS, Tiago José Vasconcelos de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Geographic education in schools in the semi-arid countryside: reports on the experience of producing and experimenting with teaching resources contextualized in the teaching of Geography. pt_BR
dc.identifier.citation OLIVEIRA, Fabiano Custódio de; SOARES, Antonio Carlos Soares de; NOGUEIRA, Rosicreide Soares; FARIAS, Tiago José Vasconcelos de. Educação geográfica nas escolas do campo do semiárido: relatos da experiência da produção e experimentação de recursos didáticos contextualizados no ensino de Geografia. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO POPULAR E MOVIMENTOS SOCIAIS DO CAMPO E V ENCONTRO DE PESQUISAS E PRÁTICAS EM EDUCAÇÃO DO CAMPO, 1., 2019. Anais [...]. João Pessoa - PB: Editora da UFPB, 2020. ISBN: 978-85-237-1549-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31926 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta