DSpace/Manakin Repository

A produção e experimentação de recursos didáticos: o fazer e aprender no ensino de geografia nas escolas do campo.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo O ensino de Geografia nas escolas do campo é de suma importância para que os alunos compreendam os elementos que compõem o espaço geográfico, ou seja, o mundo e suas problemáticas sociais e ambientais. Contudo, para que o ensino dessa disciplina seja proveitoso, devem-se considerar as necessidades dos alunos e o dia a dia, pois é fazendo a relação com o meio em que convivem que é possível ter um ensino de qualidade na referida disciplina. Dessa forma, este trabalho tem por objetivo apresentar os recursos didáticos produzidos no ensino de Geografia na escola do campo e relatar a contribuição desses recursos no processo de ensino-aprendizagem da disciplina no âmbito da área das Ciências Humanas e Sociais. O projeto foi desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Maria Balbina Pereira, localizada no distrito de Santa Luzia do Cariri, zona rural do município de Serra Branca – PB. A pesquisa é importante, pois consideramos que o ensino de Geografia nas escolas do campo é de suma importância para que os alunos compreendam os elementos que compõem o espaço geográfico, ou seja, o mundo e suas problemáticas, problemas sociais e ambientais, mas que atenda às necessidades dos alunos e do seu dia a dia, pois é fazendo a relação com o meio em que convivem que é possível ter um ensinoaprendizagem de qualidade na Geografia. Para execução dessa pesquisa, utilizamos os pressupostos da pesquisa qualitativa, através da Pesquisa-Ação, que foi dividida em momentos de capacitações/produções e experimentação nos contextos acadêmico e escolar. Verificamos, ao concluirmos o projeto de extensão, que os recursos didáticos produzidos e experimentados nas aulas de Geografia, em articulação com a Educação do Campo, tornaramse um potencial no processo de ensino-aprendizagem da disciplina. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciência da Computação. pt_BR
dc.citation.issue 5 pt_BR
dc.title A produção e experimentação de recursos didáticos: o fazer e aprender no ensino de geografia nas escolas do campo. pt_BR
dc.date.issued 2020
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31933
dc.date.accessioned 2023-10-10T19:35:01Z
dc.date.available 2023-10-10
dc.date.available 2023-10-10T19:35:01Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Recursos didáticos pt_BR
dc.subject Ensino de Geografia pt_BR
dc.subject Escolas do campo pt_BR
dc.subject Produção de recursos didáticos pt_BR
dc.subject Escola Estadual Maria Balbina Pereira - Santa Luzia do Cariri - PB pt_BR
dc.subject Didactic resources pt_BR
dc.subject Teaching Geography pt_BR
dc.subject Country schools pt_BR
dc.subject Production of teaching resources pt_BR
dc.subject Maria Balbina Pereira State School - Santa Luzia do Cariri - PB pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.
dc.creator NOGUEIRA, Rosicreide Soares.
dc.creator MOTA, Antonio Carlos Soares de.
dc.creator FARIAS, Tiago José Vasconcelos de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The production and experimentation of teaching resources: doing and learning in geography teaching in rural schools. pt_BR
dc.identifier.citation OLIVEIRA, Fabiano Custódio de; NOGUEIRA, Rosicreide Soares; MOTA, Antonio Carlos Soares de; FARIAS, Tiago José Vasconcelos de. A produção e experimentação de recursos didáticos: o fazer e aprender no ensino de geografia nas escolas do campo. In: CONGRESSO NACIONAL DE PESQUISA E ENSINO DE CIÊNCIAS - CONAPESC, 5. Anais… Campina Grande: Realize Editora, 2020. ISSN: 2525-6696. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31933 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta