dc.creator.ID |
1827437546884515 |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1827437546884515 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
FREITAS, Ladjane Pereira da Silva Rufino de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
FREITAS, L. P. R. S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID |
SILVA, Ladjane P. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID |
Silva, Ladjane P. da. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4724917853774709 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SOUZA, Glageane da Silva. |
|
dc.contributor.referee1ID |
SOUZA, Glageane da Silva; |
pt_BR |
dc.contributor.referee1ID |
Souza, Glageane Da Silva |
pt_BR |
dc.contributor.referee1ID |
Souza, Glageane S. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3393468945301497 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
FREITAS, Juliano Carlo Rufino de. |
|
dc.contributor.referee2ID |
FREITAS, J. C. R. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2ID |
de FREITAS, J. C. R. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2ID |
de Freitas, J. C. R. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6552913556583647 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Com o objetivo de explorar novas formas de ensino de química por meio de jogos lúdicos,
desenvolveu-se um jogo baseado no ludo, com os conteúdos de modelos atômicos e
distribuição eletrônica. O estudo ocorreu na Escola Cidadã Integral Técnica José
Roderick de Oliveira, em Nova Floresta, Paraíba. Essa abordagem motiva, retém
conhecimentos e desenvolve habilidades cognitivas e sociais nos estudantes. Recomenda-
se que os educadores continuem explorando essa metodologia, buscando sempre inovar
no ensino de química. Os alunos expressaram grande satisfação e entusiasmo em
participar do jogo, evidenciando o quão benéfico foi para aprimorar sua aprendizagem. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Química |
pt_BR |
dc.title |
Química na escola: avanço no ensino de química, através de jogos lúdicos. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2023 |
|
dc.description.abstract |
With the aim of exploring new ways of teaching chemistry through playful games,
a game based on ludo was developed, with the contents of atomic models and
eletronic distribution. The study took place at Escola Cidadã Integral Técnica José
Roderick de Oliveira, in Nova Floresta, Paraíba. This approach motivates, retains
knowledge and develops cognitive and social skills in students. Recommended
educators continue to explore this methodology, always seeking to innovate
in chemistry teaching. Students expressed great satisfaction and enthusiasm in
participating in the game, showing how beneficial it was to improve their learning. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31952 |
|
dc.date.accessioned |
2023-10-11T11:58:04Z |
|
dc.date.available |
2023-10-11 |
|
dc.date.available |
2023-10-11T11:58:04Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de química |
pt_BR |
dc.subject |
Química - ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Química – ensino – formação de estudantes |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de química – jogos lúdicos |
pt_BR |
dc.subject |
Jogos lúdicos |
pt_BR |
dc.subject |
Química - escola - jogos lúdicos |
pt_BR |
dc.subject |
Chemistry teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Chemistry – teaching – student training |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching chemistry – fun games |
pt_BR |
dc.subject |
Games playful |
pt_BR |
dc.subject |
Chemistry - school - fun games |
pt_BR |
dc.subject |
Enseñanza de química |
pt_BR |
dc.subject |
Química - enseñanza |
pt_BR |
dc.subject |
Química – enseñanza – formación de estudiantes |
pt_BR |
dc.subject |
Enseñar química: juegos divertidos |
pt_BR |
dc.subject |
Juegos juguetón |
pt_BR |
dc.subject |
Química - escuela - juegos divertidos. |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
PEREIRA, Patrícia Kelly Leite. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Chemistry at school: advancement in chemistry teaching through games playful. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Química en la escuela: avance en la enseñanza de la química a través del juego juguetón. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
PEREIRA, Patrícia Kelly Leite. Química na escola: avanço no ensino de química, através de jogos lúdicos. 2023. 49 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Química, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023. |
pt_BR |
dc.description.resumen |
Con el objetivo de explorar nuevas formas de enseñar química a través de juegos lúdicos,
Se desarrolló un juego basado en ludo, con contenidos de modelos atómicos y
distribución electrónica. El estudio se llevó a cabo en la Escola Cidadã Integral Técnica José
Roderick de Oliveira, en Nova Floresta, Paraíba. Este enfoque motiva, retiene
conocimientos y desarrolla habilidades cognitivas y sociales en los estudiantes. Recomendado
Los educadores continúan explorando esta metodología, buscando siempre innovar.
en la enseñanza de la química. Los estudiantes expresaron gran satisfacción y entusiasmo en
participando en el juego, mostrando lo beneficioso que fue para mejorar su aprendizaje. |
pt_BR |