dc.description.resumo |
O presente estudo foi realizado em uma mercearia, localizada na cidade de Juiz de Fora - MG.
A pesquisa teve como objetivo identificar os principais potenciais de melhorias no
estabelecimento. Para isso, optou-se pela utilização do método de análise e solução de
problemas (MASP), por meio da primeira etapa do ciclo PDCA, o Plan. Na primeira etapa da
pesquisa, foram utilizadas referências bibliográficas que serviram de base para o
desenvolvimento do estudo. Posteriormente, com a elaboração e aplicação de um questionário
aos clientes frequentes do estabelecimento, e com auxilio das ferramentas da qualidade, como
o diagrama de causa e efeito e o gráfico de Pareto, foi feito um levantamento de dados que
levaram as possíveis causas dos efeitos indesejados pelos consumidores. A partir destas
causas, foi desenvolvido um plano de ação (5W1H), com o objetivo de propor uma solução
para os principais problemas encontrados. Elaborado o Plano de ação, conclui-se que alguns
pontos falhos necessitam de uma correção imediata, como: a falta de agilidade no caixa,
aparência ruim da loja e desorganização dos produtos. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Engenharia de Produção. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
6 |
pt_BR |
dc.title |
Proposta de melhoria no serviço de atendimento de uma mercearia utilizando o MASP. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018 |
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dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31968 |
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dc.date.accessioned |
2023-10-11T16:42:33Z |
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dc.date.available |
2023-10-11 |
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dc.date.available |
2023-10-11T16:42:33Z |
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dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Método de análise e solução de problemas - MASP |
pt_BR |
dc.subject |
Ferramentas da qualidade |
pt_BR |
dc.subject |
Ciclo PDCA |
pt_BR |
dc.subject |
Plano de ação 5W1H |
pt_BR |
dc.subject |
Mercearia |
pt_BR |
dc.subject |
Problem analysis and solution method - MASP |
pt_BR |
dc.subject |
Quality tools |
pt_BR |
dc.subject |
PDCA Cycle |
pt_BR |
dc.subject |
5W1H Action Plan |
pt_BR |
dc.subject |
Grocery store |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
PINTO, Natália Fernandes. |
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dc.creator |
MARCHI, Thassia Vieira. |
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dc.creator |
PINTO, Sarita Hauck Menezes. |
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dc.creator |
DOMITH, Marcelo Tadeu. |
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dc.creator |
APARECIDA, Tainara de Mesquita Silva. |
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dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Proposal to improve the customer service of a grocery store using MASP. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
PINTO, Natália Fernandes; MARCHI, Thassia Vieira; PINTO, Sarita Hauck Menezes; DOMITH, Marcelo Tadeu; APARECIDA, Tainara de Mesquita Silva. Proposta de melhoria no serviço de atendimento de uma mercearia utilizando o MASP. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 6., 2018. Anais [...]. Salvador - BA: UNIFACS, 2018. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31968 |
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