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Proposta de melhoria no serviço de atendimento de uma mercearia utilizando o MASP.

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dc.description.resumo O presente estudo foi realizado em uma mercearia, localizada na cidade de Juiz de Fora - MG. A pesquisa teve como objetivo identificar os principais potenciais de melhorias no estabelecimento. Para isso, optou-se pela utilização do método de análise e solução de problemas (MASP), por meio da primeira etapa do ciclo PDCA, o Plan. Na primeira etapa da pesquisa, foram utilizadas referências bibliográficas que serviram de base para o desenvolvimento do estudo. Posteriormente, com a elaboração e aplicação de um questionário aos clientes frequentes do estabelecimento, e com auxilio das ferramentas da qualidade, como o diagrama de causa e efeito e o gráfico de Pareto, foi feito um levantamento de dados que levaram as possíveis causas dos efeitos indesejados pelos consumidores. A partir destas causas, foi desenvolvido um plano de ação (5W1H), com o objetivo de propor uma solução para os principais problemas encontrados. Elaborado o Plano de ação, conclui-se que alguns pontos falhos necessitam de uma correção imediata, como: a falta de agilidade no caixa, aparência ruim da loja e desorganização dos produtos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Engenharia de Produção. pt_BR
dc.citation.issue 6 pt_BR
dc.title Proposta de melhoria no serviço de atendimento de uma mercearia utilizando o MASP. pt_BR
dc.date.issued 2018
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31968
dc.date.accessioned 2023-10-11T16:42:33Z
dc.date.available 2023-10-11
dc.date.available 2023-10-11T16:42:33Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Método de análise e solução de problemas - MASP pt_BR
dc.subject Ferramentas da qualidade pt_BR
dc.subject Ciclo PDCA pt_BR
dc.subject Plano de ação 5W1H pt_BR
dc.subject Mercearia pt_BR
dc.subject Problem analysis and solution method - MASP pt_BR
dc.subject Quality tools pt_BR
dc.subject PDCA Cycle pt_BR
dc.subject 5W1H Action Plan pt_BR
dc.subject Grocery store pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator PINTO, Natália Fernandes.
dc.creator MARCHI, Thassia Vieira.
dc.creator PINTO, Sarita Hauck Menezes.
dc.creator DOMITH, Marcelo Tadeu.
dc.creator APARECIDA, Tainara de Mesquita Silva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Proposal to improve the customer service of a grocery store using MASP. pt_BR
dc.identifier.citation PINTO, Natália Fernandes; MARCHI, Thassia Vieira; PINTO, Sarita Hauck Menezes; DOMITH, Marcelo Tadeu; APARECIDA, Tainara de Mesquita Silva. Proposta de melhoria no serviço de atendimento de uma mercearia utilizando o MASP. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 6., 2018. Anais [...]. Salvador - BA: UNIFACS, 2018. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31968 pt_BR


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