DSpace/Manakin Repository

Uma análise inferencial sobre o impacto da quantidade de linhas de espera em um pátio de carregamento no ciclo dos trens de minério de ferro.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo caráter restritivo da movimentação dos trens na via férrea constitui um grande desafio ao planejamento da capacidade de transporte ferroviário. Nesse contexto, os terminais ferroviários apresentam-se comumente como gargalo da operação ferroviária. Este trabalho apresenta uma análise estatística dos resultados obtidos a partir da simulação de um modelo de movimentação de trens da Ferrovia de Integração Oeste Leste (FIOL), previamente concebido e validado. Por meio de uma Análise de Variância (ANOVA) realizada no software estatístico Minitab® foi possível investigar a influência do número de linhas auxiliares de espera em um terminal de carregamento de trens de minério de ferro no tempo de ciclo médio destes trens. O presente estudo demonstrou que certos incrementos na oferta de linhas auxiliares no terminal de carregamento podem promover melhorias estatisticamente significativas no tempo de ciclo médio dos trens. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Engenharia de Produção. pt_BR
dc.citation.issue 6 pt_BR
dc.title Uma análise inferencial sobre o impacto da quantidade de linhas de espera em um pátio de carregamento no ciclo dos trens de minério de ferro. pt_BR
dc.date.issued 2018
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31991
dc.date.accessioned 2023-10-11T21:15:31Z
dc.date.available 2023-10-11
dc.date.available 2023-10-11T21:15:31Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Operação ferroviária pt_BR
dc.subject Análise de variância pt_BR
dc.subject Testes de hipóteses pt_BR
dc.subject Ferrovia de Integração Oeste Leste - FIOL pt_BR
dc.subject Software Minitab® pt_BR
dc.subject Trens de minério de ferro pt_BR
dc.subject Pátio de carregamento de trens pt_BR
dc.subject Sistema logístico - trens pt_BR
dc.subject Ferrovias pt_BR
dc.subject Logística ferroviária pt_BR
dc.subject Railway operation pt_BR
dc.subject Variance analysis pt_BR
dc.subject Hypothesis testing pt_BR
dc.subject West East Integration Railway - FIOL pt_BR
dc.subject Minitab® Software pt_BR
dc.subject Iron ore trains pt_BR
dc.subject Train loading yard pt_BR
dc.subject Logistics system - trains pt_BR
dc.subject Railways pt_BR
dc.subject Railway logistics pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator PEDREIRA JÚNIOR, Jorge Ubirajara.
dc.creator MELO, Marcello Calado Vieira de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative An inferential analysis on the impact of the number of waiting lines in a loading yard on the iron ore train cycle. pt_BR
dc.identifier.citation PEDREIRA JÚNIOR, Jorge Ubirajara; MELO, Marcello Calado Vieira de. Uma análise inferencial sobre o impacto da quantidade de linhas de espera em um pátio de carregamento no ciclo dos trens de minério de ferro. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 6., 2018. Anais [...]. Salvador - BA: UNIFACS, 2018. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31991 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta