dc.description.resumo |
caráter restritivo da movimentação dos trens na via férrea constitui um grande desafio ao
planejamento da capacidade de transporte ferroviário. Nesse contexto, os terminais ferroviários
apresentam-se comumente como gargalo da operação ferroviária. Este trabalho apresenta uma
análise estatística dos resultados obtidos a partir da simulação de um modelo de movimentação
de trens da Ferrovia de Integração Oeste Leste (FIOL), previamente concebido e validado. Por
meio de uma Análise de Variância (ANOVA) realizada no software estatístico Minitab® foi
possível investigar a influência do número de linhas auxiliares de espera em um terminal de
carregamento de trens de minério de ferro no tempo de ciclo médio destes trens. O presente
estudo demonstrou que certos incrementos na oferta de linhas auxiliares no terminal de
carregamento podem promover melhorias estatisticamente significativas no tempo de ciclo
médio dos trens. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Engenharia de Produção. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
6 |
pt_BR |
dc.title |
Uma análise inferencial sobre o impacto da quantidade de linhas de espera em um pátio de carregamento no ciclo dos trens de minério de ferro. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31991 |
|
dc.date.accessioned |
2023-10-11T21:15:31Z |
|
dc.date.available |
2023-10-11 |
|
dc.date.available |
2023-10-11T21:15:31Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Operação ferroviária |
pt_BR |
dc.subject |
Análise de variância |
pt_BR |
dc.subject |
Testes de hipóteses |
pt_BR |
dc.subject |
Ferrovia de Integração Oeste Leste - FIOL |
pt_BR |
dc.subject |
Software Minitab® |
pt_BR |
dc.subject |
Trens de minério de ferro |
pt_BR |
dc.subject |
Pátio de carregamento de trens |
pt_BR |
dc.subject |
Sistema logístico - trens |
pt_BR |
dc.subject |
Ferrovias |
pt_BR |
dc.subject |
Logística ferroviária |
pt_BR |
dc.subject |
Railway operation |
pt_BR |
dc.subject |
Variance analysis |
pt_BR |
dc.subject |
Hypothesis testing |
pt_BR |
dc.subject |
West East Integration Railway - FIOL |
pt_BR |
dc.subject |
Minitab® Software |
pt_BR |
dc.subject |
Iron ore trains |
pt_BR |
dc.subject |
Train loading yard |
pt_BR |
dc.subject |
Logistics system - trains |
pt_BR |
dc.subject |
Railways |
pt_BR |
dc.subject |
Railway logistics |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
PEDREIRA JÚNIOR, Jorge Ubirajara. |
|
dc.creator |
MELO, Marcello Calado Vieira de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
An inferential analysis on the impact of the number of waiting lines in a loading yard on the iron ore train cycle. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
PEDREIRA JÚNIOR, Jorge Ubirajara; MELO, Marcello Calado Vieira de. Uma análise inferencial sobre o impacto da quantidade de linhas de espera em um pátio de carregamento no ciclo dos trens de minério de ferro. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 6., 2018. Anais [...]. Salvador - BA: UNIFACS, 2018. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31991 |
pt_BR |