dc.contributor.advisor1 |
FREITAS, Heron Neves de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
FREITAS, H. N. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5999148176771819 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
OLIVEIRA, Fernando Kidelmar Dantas de. |
|
dc.contributor.referee1ID |
OLIVEIRA, F. K. D. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1ID |
DANTAS, FERNANDO KIDELMAR. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1ID |
FERNANDO KIDELMAR DANTAS. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4413385625546514 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
NURIT-SILVA, Kiriaki.. |
|
dc.contributor.referee2ID |
Nurit-Silva K. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4749322211386675 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
As Plantas Medicinais possuem atividade farmacológica e são utilizadas há muito tempo
por nossos ancestrais devido às suas propriedades curativas. O objetivo deste estudo de
caso foi investigar o tema das plantas medicinais em uma turma da Educação de Jovens
e Adultos na Escola Municipal São José, localizada em Lajes Pintadas-RN. O estudo
adotou uma abordagem quali-quantitativa e buscou coletar dados empíricos sobre o
tema, além de desenvolver atividades pedagógicas, como: aulas, rodas de conversa e
questionários, para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem e avaliar o nível de
conhecimento dos alunos sobre o assunto. Os resultados obtidos foram apresentados em
gráficos e tabelas após a análise dos dados por meio de estatística descritiva no
programa Excel®. Entre os principais resultados encontrados, destaca-se que a planta
mais cultivada pelos participantes é o boldo (Peumus boldus), com uma taxa de 26%,
enquanto a Babosa (Aloe vera) é a menos cultivada, com apenas 6% de participação, ,
tratou-se de uma pesquisa descritiva, quanti-qualitativa, onde foram aplicados ações
pedagógicas (questionários, aula espositiva,roda de conversa, descrição de artigo
científico, caça-palavras, expanção de cartazes). Observou-se que 73% dos participantes
têm o hábito de cultivar plantas. Em relação às propriedades que auxiliam no tratamento
medicamentoso, 60% dos participantes mencionaram o ômega, e quando questionados
sobre um medicamento à base de plantas, 53% responderam Dipirona. Foi possível
constatar que os participantes apresentaram dificuldades em assimilar os nomes
científicos das plantas, no entanto, a aplicação de ações pedagógicas mostrou-se eficaz
para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem e superar essas dificuldades. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Ciências Biológicas |
pt_BR |
dc.title |
Plantas medicinais: percepções e análises em uma turma da educação de jovens e adultos. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2023-06-15 |
|
dc.description.abstract |
Medicinal plants are those used in the preparation of medicines. Thousands of plant
species are used all over the world in the preparation of home remedies. These uses
come from the popular or traditional knowledge of each country. Popular knowledge is
the most widespread among people, such as tea leaves grown in gardens. Traditional
knowledge, on the other hand, comes from ancestry. However, scientific knowledge is
still little known, creating a knowledge gap mainly among youth and adult education
students, making work necessary to approach the subject in a deeper way, considering
the reality of learning in this class. The objective of this work was to carry out a case
study on the subject of medicinal plants, a qualitative and quantitative study, such as a
survey, to carry out a survey of empirical data on the subject at the municipal school
São José Lajes Pintadas-RN, and to develop pedagogical activities (Classes,
conversation circles, questionnaire) that contribute to the teaching and learning process
and assess the level of knowledge about the subject, and show the results in graph and
table. The data were obtained and worked according to descriptive statistics in the
Excel® program, among the main results, the plant that is most cultivated is boldo
(Peumus boldos) 26%, and the least is Babosa (Aloe vera) 6%, 73 % of the participants
have the habit of growing plants, in relation to the properties that help in the medicine,
60% mentioned the omega, already on a herbal medicine, 53% answered Diporone. It
was possible to notice a difficulty in assimilating the scientific names of the plants, but
there was an evolution in terms of learning about some concepts of properties such as
the Active ingredient. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32018 |
|
dc.date.accessioned |
2023-10-16T13:29:25Z |
|
dc.date.available |
2023-10-16 |
|
dc.date.available |
2023-10-16T13:29:25Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Plantas medicinais |
pt_BR |
dc.subject |
Atividade farmacológica |
pt_BR |
dc.subject |
Medicina tradicional |
pt_BR |
dc.subject |
Peumus boldus |
pt_BR |
dc.subject |
Escola Municipal São José |
pt_BR |
dc.subject |
Lajes Pintadas – RN |
pt_BR |
dc.subject |
Boldo |
pt_BR |
dc.subject |
Boldo – uso medicinal |
pt_BR |
dc.subject |
Medicinal plants |
pt_BR |
dc.subject |
Pharmacological activity |
pt_BR |
dc.subject |
Medicine traditional |
pt_BR |
dc.subject |
Peumus boldus |
pt_BR |
dc.subject |
São José Municipal School |
pt_BR |
dc.subject |
Slabs Painted – RN |
pt_BR |
dc.subject |
Boldo – medicinal use |
pt_BR |
dc.subject |
Plantas medicinales |
pt_BR |
dc.subject |
Actividad farmacológica |
pt_BR |
dc.subject |
Medicamento tradicional |
pt_BR |
dc.subject |
Escuela Municipal de São José |
pt_BR |
dc.subject |
Losas Pintado – RN |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
MORAIS, Francisco Kleber Gomes de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Medicinal plants: perceptions and analyzes in a youth and adult education class. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Plantas medicinales: percepciones y análisis en una clase de educación. de jóvenes y adultos. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
MORAIS, Francisco Kleber Gomes de. Plantas medicinais: percepções e análises em uma turma da educação
de jovens e adultos. 2023. 42 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023. |
pt_BR |
dc.description.resumen |
Las Plantas Medicinales tienen actividad farmacológica y se utilizan desde hace mucho tiempo.
por nuestros antepasados debido a sus propiedades curativas. El objetivo de este estudio de
El caso fue investigar el tema de las plantas medicinales en una clase de Educación Juvenil.
y Adultos en la Escola Municipal São José, ubicada en Lajes Pintadas-RN. El estudio
adoptó un enfoque cualitativo-cuantitativo y buscó recopilar datos empíricos sobre la
temática, además de desarrollar actividades pedagógicas, tales como: clases, círculos de conversación y
cuestionarios, para ayudar en el proceso de enseñanza y aprendizaje y evaluar el nivel de
conocimiento de los estudiantes sobre el tema. Los resultados obtenidos fueron presentados en
gráficos y tablas después de analizar los datos utilizando estadísticas descriptivas en el
Programa Excel®. Entre los principales resultados encontrados se destaca que la planta
El más cultivado por los participantes es el boldo (Peumus Boldus), con una tasa del 26%.
mientras que el Aloe vera (Aloe vera) es el menos cultivado, con sólo el 6% de participación,
Esta fue una investigación descriptiva, cuanti-cualitativa, donde se aplicaron acciones
pedagógico (cuestionarios, clase magistral, círculo de conversación, descripción del artículo
científico, sopa de letras, ampliación de carteles). Se observó que el 73% de los participantes
Tienen la costumbre de cultivar plantas. Respecto a las propiedades que ayudan en el tratamiento
medicación, el 60% de los participantes mencionaron omega, y cuando se les preguntó
respecto a una medicina herbaria, el 53% respondió Dipirona. Fue posible
encontró que los participantes tenían dificultades para asimilar los nombres
científicos de plantas, sin embargo, la aplicación de acciones pedagógicas demostró ser efectiva
para ayudar en el proceso de enseñanza-aprendizaje y superar estas dificultades. |
pt_BR |