DSpace/Manakin Repository

Plantas medicinais: percepções e análises em uma turma da educação de jovens e adultos.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 FREITAS, Heron Neves de.
dc.contributor.advisor1ID FREITAS, H. N. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5999148176771819 pt_BR
dc.contributor.referee1 OLIVEIRA, Fernando Kidelmar Dantas de.
dc.contributor.referee1ID OLIVEIRA, F. K. D. pt_BR
dc.contributor.referee1ID DANTAS, FERNANDO KIDELMAR. pt_BR
dc.contributor.referee1ID FERNANDO KIDELMAR DANTAS. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/4413385625546514 pt_BR
dc.contributor.referee2 NURIT-SILVA, Kiriaki..
dc.contributor.referee2ID Nurit-Silva K. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/4749322211386675 pt_BR
dc.description.resumo As Plantas Medicinais possuem atividade farmacológica e são utilizadas há muito tempo por nossos ancestrais devido às suas propriedades curativas. O objetivo deste estudo de caso foi investigar o tema das plantas medicinais em uma turma da Educação de Jovens e Adultos na Escola Municipal São José, localizada em Lajes Pintadas-RN. O estudo adotou uma abordagem quali-quantitativa e buscou coletar dados empíricos sobre o tema, além de desenvolver atividades pedagógicas, como: aulas, rodas de conversa e questionários, para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem e avaliar o nível de conhecimento dos alunos sobre o assunto. Os resultados obtidos foram apresentados em gráficos e tabelas após a análise dos dados por meio de estatística descritiva no programa Excel®. Entre os principais resultados encontrados, destaca-se que a planta mais cultivada pelos participantes é o boldo (Peumus boldus), com uma taxa de 26%, enquanto a Babosa (Aloe vera) é a menos cultivada, com apenas 6% de participação, , tratou-se de uma pesquisa descritiva, quanti-qualitativa, onde foram aplicados ações pedagógicas (questionários, aula espositiva,roda de conversa, descrição de artigo científico, caça-palavras, expanção de cartazes). Observou-se que 73% dos participantes têm o hábito de cultivar plantas. Em relação às propriedades que auxiliam no tratamento medicamentoso, 60% dos participantes mencionaram o ômega, e quando questionados sobre um medicamento à base de plantas, 53% responderam Dipirona. Foi possível constatar que os participantes apresentaram dificuldades em assimilar os nomes científicos das plantas, no entanto, a aplicação de ações pedagógicas mostrou-se eficaz para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem e superar essas dificuldades. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciências Biológicas pt_BR
dc.title Plantas medicinais: percepções e análises em uma turma da educação de jovens e adultos. pt_BR
dc.date.issued 2023-06-15
dc.description.abstract Medicinal plants are those used in the preparation of medicines. Thousands of plant species are used all over the world in the preparation of home remedies. These uses come from the popular or traditional knowledge of each country. Popular knowledge is the most widespread among people, such as tea leaves grown in gardens. Traditional knowledge, on the other hand, comes from ancestry. However, scientific knowledge is still little known, creating a knowledge gap mainly among youth and adult education students, making work necessary to approach the subject in a deeper way, considering the reality of learning in this class. The objective of this work was to carry out a case study on the subject of medicinal plants, a qualitative and quantitative study, such as a survey, to carry out a survey of empirical data on the subject at the municipal school São José Lajes Pintadas-RN, and to develop pedagogical activities (Classes, conversation circles, questionnaire) that contribute to the teaching and learning process and assess the level of knowledge about the subject, and show the results in graph and table. The data were obtained and worked according to descriptive statistics in the Excel® program, among the main results, the plant that is most cultivated is boldo (Peumus boldos) 26%, and the least is Babosa (Aloe vera) 6%, 73 % of the participants have the habit of growing plants, in relation to the properties that help in the medicine, 60% mentioned the omega, already on a herbal medicine, 53% answered Diporone. It was possible to notice a difficulty in assimilating the scientific names of the plants, but there was an evolution in terms of learning about some concepts of properties such as the Active ingredient. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32018
dc.date.accessioned 2023-10-16T13:29:25Z
dc.date.available 2023-10-16
dc.date.available 2023-10-16T13:29:25Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Plantas medicinais pt_BR
dc.subject Atividade farmacológica pt_BR
dc.subject Medicina tradicional pt_BR
dc.subject Peumus boldus pt_BR
dc.subject Escola Municipal São José pt_BR
dc.subject Lajes Pintadas – RN pt_BR
dc.subject Boldo pt_BR
dc.subject Boldo – uso medicinal pt_BR
dc.subject Medicinal plants pt_BR
dc.subject Pharmacological activity pt_BR
dc.subject Medicine traditional pt_BR
dc.subject Peumus boldus pt_BR
dc.subject São José Municipal School pt_BR
dc.subject Slabs Painted – RN pt_BR
dc.subject Boldo – medicinal use pt_BR
dc.subject Plantas medicinales pt_BR
dc.subject Actividad farmacológica pt_BR
dc.subject Medicamento tradicional pt_BR
dc.subject Escuela Municipal de São José pt_BR
dc.subject Losas Pintado – RN pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MORAIS, Francisco Kleber Gomes de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Medicinal plants: perceptions and analyzes in a youth and adult education class. pt_BR
dc.title.alternative Plantas medicinales: percepciones y análisis en una clase de educación. de jóvenes y adultos. pt_BR
dc.identifier.citation MORAIS, Francisco Kleber Gomes de. Plantas medicinais: percepções e análises em uma turma da educação de jovens e adultos. 2023. 42 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023. pt_BR
dc.description.resumen Las Plantas Medicinales tienen actividad farmacológica y se utilizan desde hace mucho tiempo. por nuestros antepasados ​​debido a sus propiedades curativas. El objetivo de este estudio de El caso fue investigar el tema de las plantas medicinales en una clase de Educación Juvenil. y Adultos en la Escola Municipal São José, ubicada en Lajes Pintadas-RN. El estudio adoptó un enfoque cualitativo-cuantitativo y buscó recopilar datos empíricos sobre la temática, además de desarrollar actividades pedagógicas, tales como: clases, círculos de conversación y cuestionarios, para ayudar en el proceso de enseñanza y aprendizaje y evaluar el nivel de conocimiento de los estudiantes sobre el tema. Los resultados obtenidos fueron presentados en gráficos y tablas después de analizar los datos utilizando estadísticas descriptivas en el Programa Excel®. Entre los principales resultados encontrados se destaca que la planta El más cultivado por los participantes es el boldo (Peumus Boldus), con una tasa del 26%. mientras que el Aloe vera (Aloe vera) es el menos cultivado, con sólo el 6% de participación, Esta fue una investigación descriptiva, cuanti-cualitativa, donde se aplicaron acciones pedagógico (cuestionarios, clase magistral, círculo de conversación, descripción del artículo científico, sopa de letras, ampliación de carteles). Se observó que el 73% de los participantes Tienen la costumbre de cultivar plantas. Respecto a las propiedades que ayudan en el tratamiento medicación, el 60% de los participantes mencionaron omega, y cuando se les preguntó respecto a una medicina herbaria, el 53% respondió Dipirona. Fue posible encontró que los participantes tenían dificultades para asimilar los nombres científicos de plantas, sin embargo, la aplicación de acciones pedagógicas demostró ser efectiva para ayudar en el proceso de enseñanza-aprendizaje y superar estas dificultades. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta