DSpace/Manakin Repository

Análise da igualdade de gênero no ensino em Engenharia.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo Nas últimas décadas, a mulher tem aumentado consideravelmente a sua participação no mercado de trabalho, uma vez que a força física deixou de ser requisito imprescindível aos trabalhadores em geral. O processo de feminização do trabalho não corresponde a um fenômeno novo, porém, as desigualdades salariais e de hierarquia em comparação aos homens persistem. Na tentativa de minimizar tais adversidades, gradativamente a mulher vem buscando um aperfeiçoamento de suas atividades profissionais e a igualdade de gênero possui grande relevância para democratização do ensino em engenharia. No Brasil, observa-se uma força tarefa da ONU, sendo que um dos 17 objetivos propostos para o desenvolvimento sustentável previsto na Agenda 2030 é alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas. Diante deste cenário, este artigo propõe-se a analisar o perfil de alunos dos cursos de engenharia em função do gênero. Para atingir ao objetivo proposto, uma pesquisa teórico/conceitual foi realizada a partir de dados fornecidos por uma Instituição de Ensino Superior (IES) situada no Estado de São Paulo, de alunos dos cursos de: Engenharia Ambiental, Engenharia Biomédica, Engenharia Civil Engenharia da Computação, Engenharia Elétrica, Engenharia de Produção e Engenharia Mecânica. Os resultados apurados apontam para os aspectos relacionados a realidade da distribuição dos alunos de acordo com o gênero nos cursos de Engenharia ofertado pela IES pesquisada e espera-se que os resultados apresentados possam contribuir para o aprimoramento das práticas que fortaleçam a igualdade de gênero dentro da engenharia. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Engenharia de Produção. pt_BR
dc.citation.issue 7 pt_BR
dc.title Análise da igualdade de gênero no ensino em Engenharia. pt_BR
dc.date.issued 2019
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32049
dc.date.accessioned 2023-10-16T16:10:18Z
dc.date.available 2023-10-16
dc.date.available 2023-10-16T16:10:18Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Mulheres na Engenharia pt_BR
dc.subject Igualdade de gênero - Engenharia pt_BR
dc.subject Ensino em Engenharia - igualdade de gênero pt_BR
dc.subject Women in Engineering pt_BR
dc.subject Gender equality - Engineering pt_BR
dc.subject Engineering Education - gender equality pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator DELECRODIO, Thays Aparecida Vendramin.
dc.creator COSTA, Camila Gabriela Alexandre Geromel.
dc.creator FRANZINI FILHO, Carlos Roberto.
dc.creator VIEIRA, Jane Luchtenberg.
dc.creator NIGOSKY, Karoliny de Castro.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Analysis of gender equality in Engineering education. pt_BR
dc.identifier.citation DELECRODIO, Thays Aparecida Vendramin; COSTA, Camila Gabriela Alexandre Geromel; FRANZINI FILHO, Carlos Roberto; VIEIRA, Jane Luchtenberg; NIGOSKY, Karoliny de Castro. Análise da igualdade de gênero no ensino em engenharia. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 7., 2019. Anais [...]. Montes Claros - MG: Faculdade Santo Agostinho - FASA, 2019. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32049 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta