dc.description.resumo |
Nas últimas décadas, a mulher tem aumentado consideravelmente a sua participação no
mercado de trabalho, uma vez que a força física deixou de ser requisito imprescindível aos
trabalhadores em geral. O processo de feminização do trabalho não corresponde a um
fenômeno novo, porém, as desigualdades salariais e de hierarquia em comparação aos homens
persistem. Na tentativa de minimizar tais adversidades, gradativamente a mulher vem
buscando um aperfeiçoamento de suas atividades profissionais e a igualdade de gênero possui
grande relevância para democratização do ensino em engenharia. No Brasil, observa-se uma
força tarefa da ONU, sendo que um dos 17 objetivos propostos para o desenvolvimento
sustentável previsto na Agenda 2030 é alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as
mulheres e meninas. Diante deste cenário, este artigo propõe-se a analisar o perfil de alunos
dos cursos de engenharia em função do gênero. Para atingir ao objetivo proposto, uma
pesquisa teórico/conceitual foi realizada a partir de dados fornecidos por uma Instituição de
Ensino Superior (IES) situada no Estado de São Paulo, de alunos dos cursos de: Engenharia
Ambiental, Engenharia Biomédica, Engenharia Civil Engenharia da Computação, Engenharia
Elétrica, Engenharia de Produção e Engenharia Mecânica. Os resultados apurados apontam
para os aspectos relacionados a realidade da distribuição dos alunos de acordo com o gênero
nos cursos de Engenharia ofertado pela IES pesquisada e espera-se que os resultados
apresentados possam contribuir para o aprimoramento das práticas que fortaleçam a igualdade
de gênero dentro da engenharia. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Engenharia de Produção. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
7 |
pt_BR |
dc.title |
Análise da igualdade de gênero no ensino em Engenharia. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2019 |
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dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32049 |
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dc.date.accessioned |
2023-10-16T16:10:18Z |
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dc.date.available |
2023-10-16 |
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dc.date.available |
2023-10-16T16:10:18Z |
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dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Mulheres na Engenharia |
pt_BR |
dc.subject |
Igualdade de gênero - Engenharia |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino em Engenharia - igualdade de gênero |
pt_BR |
dc.subject |
Women in Engineering |
pt_BR |
dc.subject |
Gender equality - Engineering |
pt_BR |
dc.subject |
Engineering Education - gender equality |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
DELECRODIO, Thays Aparecida Vendramin. |
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dc.creator |
COSTA, Camila Gabriela Alexandre Geromel. |
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dc.creator |
FRANZINI FILHO, Carlos Roberto. |
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dc.creator |
VIEIRA, Jane Luchtenberg. |
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dc.creator |
NIGOSKY, Karoliny de Castro. |
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dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Analysis of gender equality in Engineering education. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
DELECRODIO, Thays Aparecida Vendramin; COSTA, Camila Gabriela Alexandre Geromel; FRANZINI FILHO, Carlos Roberto; VIEIRA, Jane Luchtenberg; NIGOSKY, Karoliny de Castro. Análise da igualdade de gênero no ensino em engenharia. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 7., 2019. Anais [...]. Montes Claros - MG: Faculdade Santo Agostinho - FASA, 2019. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32049 |
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