Dépôt DSpace/Manakin

O comportamento do consumidor brasileiro de automóveis: uma análise comparativa entre dois veículos voltada ao quesito segurança.

Afficher la notice abrégée

dc.description.resumo A aquisição de um automóvel pelo consumidor brasileiro deveria ser pautada em grande planejamento e estudo sobre as opções disponíveis no mercado, vista a importância e valor de tal bem. Contudo, percebe-se que dentre os três veículos mais vendidos de 2017, dois são destaques negativos em segurança automotiva, obtendo péssimo desempenho (nota mínima) no teste de colisão realizado pelo Latin NCAP. A partir disso, questiona-se o porque de carros com baixa qualidade em proteção veicular serem os líderes de vendas no mercado brasileiro, enquanto outras opções de mesmo valor e categoria, mas com qualidade em segurança muito superior,são menos preferidos pelos consumidores. Com isso, o estudo tem o objetivo geral de comprovar, analisar e compreender o comportamento do consumidor brasileiro ao dar pouca relevância para o quesito segurança no processo decisório de aquisição de um automóvel. Para isso, foi realizada uma pesquisa comparativa com proprietários de dois automóveis "chave" de mesma categoria e preço vendidos no Brasil. Um deles entrega baixa proteção aos seus ocupantes e mesmo assim é o líder de vendas, enquanto o outro é apenas o 21º mais vendido no ranking geral, porém, possui nota máxima no teste de colisão. Esta pesquisa, respondida por 200 proprietários (100 de cada veículo), buscava entender as razõesque os levaram a comprar o seu automóvel e o conhecimento de cada proprietário sobre segurança automotiva. Com a análise dos resultados da pesquisa foi possível chegar a conclusões a respeito do perfil e caracateristicas do comportamento do consumidor dos dois automóveis comercializados no Brasil. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Engenharia de Produção. pt_BR
dc.citation.issue 7 pt_BR
dc.title O comportamento do consumidor brasileiro de automóveis: uma análise comparativa entre dois veículos voltada ao quesito segurança. pt_BR
dc.date.issued 2019
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32122
dc.date.accessioned 2023-10-17T19:29:25Z
dc.date.available 2023-10-17
dc.date.available 2023-10-17T19:29:25Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Automóveis pt_BR
dc.subject Comportamento de consumidor de automóveis pt_BR
dc.subject Segurança automotiva pt_BR
dc.subject Mercado automotivo pt_BR
dc.subject Segurança de veículos pt_BR
dc.subject Consumidor de automóveis pt_BR
dc.subject Teste de colisão Latin NCAP pt_BR
dc.subject Automobiles pt_BR
dc.subject Car consumer behavior pt_BR
dc.subject Automotive safety pt_BR
dc.subject Automotive market pt_BR
dc.subject Vehicle safety pt_BR
dc.subject Car consumer pt_BR
dc.subject Latin NCAP crash test pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator OLIVEIRA, Nathan Nunes de.
dc.creator BENEVENUTTI, Valdésio.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The behavior of the Brazilian car consumer: a comparative analysis between two vehicles focused on safety. pt_BR
dc.identifier.citation OLIVEIRA, Nathan Nunes de; BENEVENUTTI, Valdésio. O comportamento do consumidor brasileiro de automóveis: uma análise comparativa entre dois veículos voltada ao quesito segurança. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 7., 2019. Anais [...]. Montes Claros - MG: Faculdade Santo Agostinho - FASA, 2019. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32122 pt_BR


Fichier(s) constituant ce document

Ce document figure dans la(les) collection(s) suivante(s)

Afficher la notice abrégée

Chercher dans le dépôt


Recherche avancée

Parcourir

Mon compte