Afficher la notice abrégée
dc.description.resumo |
A aquisição de um automóvel pelo consumidor brasileiro deveria ser pautada em
grande planejamento e estudo sobre as opções disponíveis no mercado, vista a importância e
valor de tal bem. Contudo, percebe-se que dentre os três veículos mais vendidos de 2017, dois
são destaques negativos em segurança automotiva, obtendo péssimo desempenho (nota
mínima) no teste de colisão realizado pelo Latin NCAP. A partir disso, questiona-se o porque
de carros com baixa qualidade em proteção veicular serem os líderes de vendas no mercado
brasileiro, enquanto outras opções de mesmo valor e categoria, mas com qualidade em
segurança muito superior,são menos preferidos pelos consumidores. Com isso, o estudo tem o
objetivo geral de comprovar, analisar e compreender o comportamento do consumidor
brasileiro ao dar pouca relevância para o quesito segurança no processo decisório de aquisição
de um automóvel. Para isso, foi realizada uma pesquisa comparativa com proprietários de dois
automóveis "chave" de mesma categoria e preço vendidos no Brasil. Um deles entrega baixa
proteção aos seus ocupantes e mesmo assim é o líder de vendas, enquanto o outro é apenas o
21º mais vendido no ranking geral, porém, possui nota máxima no teste de colisão. Esta
pesquisa, respondida por 200 proprietários (100 de cada veículo), buscava entender as
razõesque os levaram a comprar o seu automóvel e o conhecimento de cada proprietário sobre
segurança automotiva. Com a análise dos resultados da pesquisa foi possível chegar a
conclusões a respeito do perfil e caracateristicas do comportamento do consumidor dos dois
automóveis comercializados no Brasil. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Engenharia de Produção. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
7 |
pt_BR |
dc.title |
O comportamento do consumidor brasileiro de automóveis: uma análise comparativa entre dois veículos voltada ao quesito segurança. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2019 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32122 |
|
dc.date.accessioned |
2023-10-17T19:29:25Z |
|
dc.date.available |
2023-10-17 |
|
dc.date.available |
2023-10-17T19:29:25Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Automóveis |
pt_BR |
dc.subject |
Comportamento de consumidor de automóveis |
pt_BR |
dc.subject |
Segurança automotiva |
pt_BR |
dc.subject |
Mercado automotivo |
pt_BR |
dc.subject |
Segurança de veículos |
pt_BR |
dc.subject |
Consumidor de automóveis |
pt_BR |
dc.subject |
Teste de colisão Latin NCAP |
pt_BR |
dc.subject |
Automobiles |
pt_BR |
dc.subject |
Car consumer behavior |
pt_BR |
dc.subject |
Automotive safety |
pt_BR |
dc.subject |
Automotive market |
pt_BR |
dc.subject |
Vehicle safety |
pt_BR |
dc.subject |
Car consumer |
pt_BR |
dc.subject |
Latin NCAP crash test |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
OLIVEIRA, Nathan Nunes de. |
|
dc.creator |
BENEVENUTTI, Valdésio. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The behavior of the Brazilian car consumer: a comparative analysis between two vehicles focused on safety. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
OLIVEIRA, Nathan Nunes de; BENEVENUTTI, Valdésio. O comportamento do consumidor brasileiro de automóveis: uma análise comparativa entre dois veículos voltada ao quesito segurança. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 7., 2019. Anais [...]. Montes Claros - MG: Faculdade Santo Agostinho - FASA, 2019. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32122 |
pt_BR |
Fichier(s) constituant ce document
Ce document figure dans la(les) collection(s) suivante(s)
Afficher la notice abrégée