DSpace/Manakin Repository

Pesquisa de satisfação sobre os serviços prestados pelo departamento de recursos humanos em uma empresa do segmento automobilístico no Brasil.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo Inseridas em um mercado cada vez mais competitivo, as empresas devem utilizar medidas de desempenho que as levem a conhecer como está sua situação frente aos seus clientes e a partir do resultado obtido, reavaliar suas ações, garantindo desta forma o foco na excelência. O presente trabalho tem como objetivo conhecer a opinião dos colaboradores frente aos seus serviços oferecidos pelos três pilares existentes no departamento de Recursos Humanos – Planning & Steering, Business Partner e HR Services - em uma empresa do setor automobilístico no Brasil e também a percepção da satisfação em relação ao departamento em geral. Para tal, foi realizada uma pesquisa de caráter exploratório através da aplicação de um questionário (Survey), que possibilitasse, além do levantamento de dados, entender com maior familiaridade o nível de satisfação dos 505 participantes da pesquisa com margem de erro de 2,37%. O resultado da pesquisa revelou que os colaboradores em sua grande maioria estão satisfeitos com os serviços oferecidos, principalmente em relação ao atendimento operacional realizado pelo HR Services. Os resultados apresentados mostraram um elevado número de colaboradores que não possuem conhecimento do papel de cada pilar dentro da estrutura. Ainda, demonstraram um acentuado índice de insatisfação quando questionados a respeito da transparência e abertura à mudança do departamento de Recursos Humanos. Embora o atendimento operacional esteja atendendo satisfatoriamente os colaboradores, ainda há uma necessidade de reforçar as atividades e papel de cada pilar e também, investigar quais fatores levam os colaboradores a avaliarem negativamente a transparência e abertura a mudanças do departamento. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Engenharia de Produção. pt_BR
dc.citation.issue 7 pt_BR
dc.title Pesquisa de satisfação sobre os serviços prestados pelo departamento de recursos humanos em uma empresa do segmento automobilístico no Brasil. pt_BR
dc.date.issued 2019
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32133
dc.date.accessioned 2023-10-17T21:24:04Z
dc.date.available 2023-10-17
dc.date.available 2023-10-17T21:24:04Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Pesquisa de satisfação - setor automobilístico pt_BR
dc.subject Setor automobilístico - satisfação pt_BR
dc.subject Recursos humanos pt_BR
dc.subject Pesquisa survey pt_BR
dc.subject Montadora de automóveis pt_BR
dc.subject Satisfaction survey - automotive sector pt_BR
dc.subject Automotive sector - satisfaction pt_BR
dc.subject Human Resources pt_BR
dc.subject Survey research pt_BR
dc.subject Automaker pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator THOMAZI, Fernanda.
dc.creator BENEVENUTTI, Valdésio.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Satisfaction survey on the services provided by the human resources department in an automobile company in Brazil. pt_BR
dc.identifier.citation THOMAZI, Fernanda; BENEVENUTTI, Valdésio. Pesquisa de satisfação sobre os serviços prestados pelo departamento de recursos humanos em uma empresa do segmento automobilístico no Brasil. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 7., 2019. Anais [...]. Montes Claros - MG: Faculdade Santo Agostinho - FASA, 2019. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32133 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta