dc.description.resumo |
Inseridas em um mercado cada vez mais competitivo, as empresas devem utilizar
medidas de desempenho que as levem a conhecer como está sua situação frente aos seus
clientes e a partir do resultado obtido, reavaliar suas ações, garantindo desta forma o foco na
excelência. O presente trabalho tem como objetivo conhecer a opinião dos colaboradores
frente aos seus serviços oferecidos pelos três pilares existentes no departamento de Recursos
Humanos – Planning & Steering, Business Partner e HR Services - em uma empresa do setor
automobilístico no Brasil e também a percepção da satisfação em relação ao departamento em
geral. Para tal, foi realizada uma pesquisa de caráter exploratório através da aplicação de um
questionário (Survey), que possibilitasse, além do levantamento de dados, entender com maior
familiaridade o nível de satisfação dos 505 participantes da pesquisa com margem de erro de
2,37%. O resultado da pesquisa revelou que os colaboradores em sua grande maioria estão
satisfeitos com os serviços oferecidos, principalmente em relação ao atendimento operacional
realizado pelo HR Services. Os resultados apresentados mostraram um elevado número de
colaboradores que não possuem conhecimento do papel de cada pilar dentro da estrutura.
Ainda, demonstraram um acentuado índice de insatisfação quando questionados a respeito da
transparência e abertura à mudança do departamento de Recursos Humanos. Embora o
atendimento operacional esteja atendendo satisfatoriamente os colaboradores, ainda há uma
necessidade de reforçar as atividades e papel de cada pilar e também, investigar quais fatores
levam os colaboradores a avaliarem negativamente a transparência e abertura a mudanças do
departamento. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Engenharia de Produção. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
7 |
pt_BR |
dc.title |
Pesquisa de satisfação sobre os serviços prestados pelo departamento de recursos humanos em uma empresa do segmento automobilístico no Brasil. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2019 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32133 |
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dc.date.accessioned |
2023-10-17T21:24:04Z |
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dc.date.available |
2023-10-17 |
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dc.date.available |
2023-10-17T21:24:04Z |
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dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Pesquisa de satisfação - setor automobilístico |
pt_BR |
dc.subject |
Setor automobilístico - satisfação |
pt_BR |
dc.subject |
Recursos humanos |
pt_BR |
dc.subject |
Pesquisa survey |
pt_BR |
dc.subject |
Montadora de automóveis |
pt_BR |
dc.subject |
Satisfaction survey - automotive sector |
pt_BR |
dc.subject |
Automotive sector - satisfaction |
pt_BR |
dc.subject |
Human Resources |
pt_BR |
dc.subject |
Survey research |
pt_BR |
dc.subject |
Automaker |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
THOMAZI, Fernanda. |
|
dc.creator |
BENEVENUTTI, Valdésio. |
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dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Satisfaction survey on the services provided by the human resources department in an automobile company in Brazil. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
THOMAZI, Fernanda; BENEVENUTTI, Valdésio. Pesquisa de satisfação sobre os serviços prestados pelo departamento de recursos humanos em uma empresa do segmento automobilístico no Brasil. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 7., 2019. Anais [...]. Montes Claros - MG: Faculdade Santo Agostinho - FASA, 2019. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32133 |
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