DSpace/Manakin Repository

Percepção de alunos acerca da aplicação de uma metodologia gamificada de ensino.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo A nítida e célere mudança de uma série de perspectivas atreladas a instituição das novas tecnologias faz do mundo contemporâneo mais conectado, e trouxe consigo maior acessibilidade a informação. Surge, portanto, a oportunidade de dar utilidade à estas ferramentas tecnológicas na implementação de uma modalidade híbrida e aprazível de ensinoaprendizagem. Desta forma, aproveitando-se do universo lúdico dos games didáticos voltados para temáticas educativas, a gamificação surge como um novo conceito de ensino com o enfoque pedagógico em diferentes experiências cognitivas e sensoriais integrativas e holística por parte dos alunos. O presente trabalho buscou estudar a perspectiva de alunos à respeito da aprendizagem, motivação e engajamento quando submetidos à esta nova ferramenta de ensino. Percebeu-se que a ferramenta tornou a experiência de aprendizagem mais atraente e duradoura, além de estimular cooperação e engajamento em um ambiente saudável de competição. O visível interesse dos alunos em ter uma participação ativa na experiência lúdica faz da metodologia uma estratégia válida para o processo de ensino-aprendizagem. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Engenharia de Produção. pt_BR
dc.citation.issue 7 pt_BR
dc.title Percepção de alunos acerca da aplicação de uma metodologia gamificada de ensino. pt_BR
dc.date.issued 2019
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32137
dc.date.accessioned 2023-10-17T21:34:05Z
dc.date.available 2023-10-17
dc.date.available 2023-10-17T21:34:05Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Gamificação pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Estudo de percepção pt_BR
dc.subject Metodologia gamificada de ensino pt_BR
dc.subject Gamification pt_BR
dc.subject Education pt_BR
dc.subject Perception study pt_BR
dc.subject Gamified teaching methodology pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator RODRIGUES, Ravenna Lins.
dc.creator FARIAS, Cecir Barbosa de Almeida.
dc.creator SILVA, Jairo Rodrigues da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Students' perception of the application of a gamified teaching methodology. pt_BR
dc.identifier.citation RODRIGUES, Ravenna Lins; FARIAS, Cecir Barbosa de Almeida; SILVA, Jairo Rodrigues da. Percepção de alunos acerca da aplicação de uma metodologia gamificada de ensino. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 7., 2019. Anais [...]. Montes Claros - MG: Faculdade Santo Agostinho - FASA, 2019. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32137 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta