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Estudo da viabilidade da termografia para a detecção de falhas decorrentes de fadiga por contato em engrenagens cilíndricas de dentes retos.

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dc.contributor.advisor1 AMORIM Jr, Wanderley Ferreira de.
dc.contributor.referee1 BEZERRA FILHO, Celso Rosendo.
dc.contributor.referee2 MARIBONDO, Juscelino de Farias.
dc.description.resumo Essa pesquisa tem por objetivo avaliar se a Termografia pode detectar um incremento ao campo de temperatura, que caracterize a presença de falhas decorrentes de fadiga por contato em engrenagens cilíndricas de dentes retos, a partir de sua face. A motivação surgiu a partir do estudo sobre Tribologia, onde constatou-se que o surgimento de falhas em elementos de máquina, tem como uma de suas características principais o aumento do atrito e consequente geração de calor. Classifica-se a pesquisa como aplicada, quantitativa, explicativa, experimental e bibliográfica. A metodologia utilizada fez uso de uma bancada de testes previamente projetada para ensaios termográficos, composta pelos seguintes elementos mecânicos: motor elétrico controlado por inversor de frequência, amortecedores de vibração, eixos, mancais de rolamentos, isolamento térmico e engrenagens. Realizou-se ensaios termográficos a partir do enquadramento do pinhão, onde aferiu-se valores de temperatura a partir de sua face para as seguintes condições de funcionamento: com e sem lubrificação na ausência de falhas (condições de referência), e com e sem lubrificação com a implementação de falhas (estado de falha). Inseriu-se anomalias com o intuito de reproduzir problemas decorrentes de desgaste de fadiga por contato em cenário com ambiente controlado, no que diz respeito a temperatura ambiente, umidade relativa, rotação do motor, velocidade do vento, temperatura refletida e emissividade. Como resultados, definiu-se valores de temperatura para as condições de referência, onde a condição em que o par engrenado se encontrava lubrificado, apresentou uma menor geração de calor e menores variações de temperatura entre os experimentos. Para o estado de falha, os dados coletados de temperatura assemelham-se às condições de referência, não se evidenciando uma perturbação ao campo térmico devido a presença das anomalias. Então, conclui-se que é possível a aferição via Termografia (ativa e passiva) quantitativa para engrenagens cilíndricas de dentes retos em ambiente de laboratório, mas esta não se mostrou viável quanto à detecção das falhas inseridas na superfície dos dentes. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Ciências e Tecnologia - CCT pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Engenharia Mecânica pt_BR
dc.title Estudo da viabilidade da termografia para a detecção de falhas decorrentes de fadiga por contato em engrenagens cilíndricas de dentes retos. pt_BR
dc.date.issued 2019-02-27
dc.description.abstract This research aims to evaluate if thermography can detect an increment to the temperature field, which characterizes the presence of failures due to contact fatigue in cylindrical gears of spurs, from its face. The motivation arose from the study on Tribology, where it was found that the emergence of failures in machine elements, has as one of its main characteristics the increase of friction and consequent heat generation. The research is classified as applied, quantitative, explanatory, experimental and bibliographical. The methodology used used a bench of tests previously designed for thermographic tests, composed of the following mechanical elements: electric motor controlled by frequency inverter, vibration dampers, shafts, bearings, thermal insulation and gears. Thermal tests were carried out from the frame of the pinion, where temperature values were measured from its face for the following operating conditions: with and without lubrication in the absence of failures (reference conditions), and with and without lubrication with the implementation of failures (failure status). Anomalies were inserted in order to reproduce problems due to contact fatigue wear in a controlled environment scenario, relative to ambient temperature, relative humidity, engine speed, wind speed, reflected temperature and emissivity. As results, temperature values were defined for the reference conditions, where the condition in which the gear couple was lubricated, presented a lower heat generation and lower temperature variations between the experiments. For the fault state, the collected data of temperature resemble the reference conditions, not showing a disturbance to the thermal field due to the presence of the anomalies. Therefore, it is concluded that it is possible to calibrate via quantitative (active and passive) thermography for cylindrical gears of straight teeth in a laboratory environment, but this was not shown to be feasible in detecting the defects inserted in the surface of the teeth. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/3215
dc.date.accessioned 2019-03-25T12:35:27Z
dc.date.available 2019-03-25
dc.date.available 2019-03-25T12:35:27Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Termografia ativa. pt_BR
dc.subject Termografia passiva. pt_BR
dc.subject Engrenagem de dentes retos. pt_BR
dc.subject Temperatura e falhas. pt_BR
dc.subject Active thermography. pt_BR
dc.subject Passive thermography. pt_BR
dc.subject Waste teeth gear. pt_BR
dc.subject Temperature and failures. pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator OLIVEIRA NETO, João Manoel de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Thermography feasibility study for the detection of failures due to contact fatigue in cylindrical gears of spurs. pt_BR
dc.description.sponsorship Capes pt_BR
dc.relation SENAI CITI e Cadersil pt_BR
dc.identifier.citation OLIVEIRA NETO, João Manoel de. Estudo da viabilidade da termografia para a detecção de falhas decorrentes de fadiga por contato em engrenagens cilíndricas de dentes retos. 2019. 156f. (Dissertação de Mestrado), Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/3215 pt_BR


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