dc.creator.ID | SOUZA, B. V. | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4414353945891903 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | BERNARDO, Leomaques Francisco Silva. | |
dc.contributor.advisor1ID | BERNARDO, L. F. S. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9457954633151479 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | GUEDES, Maria Joseane Felipe Guedes. | |
dc.contributor.referee2 | HUANCA, Roger Rubens Huaman. | |
dc.contributor.referee3 | LIMA, Romildo Nascimento de. | |
dc.description.resumo | Neste trabalho, pretendeu-se apresentar um estudo referente às contribuições das sequências didáticas para a resolução de problemas do 2º grau. A motivação do estudo partiu da inquietação, enquanto professor da rede pública, em que, percebeu-se notoriamente o processo de memorização dos alunos para resolverem problemas de diferentes naturezas. Deste modo, propomos como questão de investigação: Como as sequências didáticas, envolvendo a metodologia de Resolução de Problemas, podem contribuir para a aprendizagem de problemas do 2º grau? Delimitou-se como objetivo principal, desenvolver uma proposta de sequências didáticas buscando fortalecer as estratégias para resolução de situações-problema em turmas do 1º ano do Ensino Médio. Buscou-se, concomitantemente, realizar um levantamento histórico e bibliográĄco, propondo sequências didáticas que evidenciassem as diversas abordagens de resolução de situações-problema do 2º grau e as desenvolvendo; como também, identiĄcar e discutir acerca de suas contribuições. Espera-se que a vivência das sequências didáticas tenda a favorecer uma aprendizagem signiĄcativa, promovendo a compreensão dos conteúdos abordados. Assim, podendo contribuir com o ensino de matemática, bem como, com outras futuras investigações. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Ciências e Tecnologia - CCT | pt_BR |
dc.publisher.program | PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Matemática | pt_BR |
dc.title | Problemas do 2º grau: Uma proposta de sequências didáticas sob a perspectiva da Metodologia de Resolução de Problemas. | pt_BR |
dc.date.issued | 2023-06-16 | |
dc.description.abstract | In this work will go through a study on the contributions of didactic sequences for solving 2nd-degree problems. The research motivation came from the concern, as a public school teacher, in which, it was noticed the studentsŠ memorization process to solve problems of diferent kinds. Therefore, we propose a research question: How can didactic sequences, involving the Problem-Solving methodology, contribute to the learning of 2nd-grade problems? The main objective was to develop a proposal of didactic sequences seeking to strengthen the strategies for solving problem situations in 1st-year high school classes. At the same time, a historical and bibliographical survey was carried out, proposing didactic sequences that would show the distinctive approaches to solving 2nd-degree problem-solving situations and developing them, as well as identifying and discussing their contributions. It is expected that the experience of the didactic sequences tends to favor signiĄcant learning, promoting the understanding of the content covered. As has been noted, it can contribute to the teaching of mathematics, a long with to other future investigations. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32179 | |
dc.date.accessioned | 2023-10-19T13:51:18Z | |
dc.date.available | 2023-10-19 | |
dc.date.available | 2023-10-19T13:51:18Z | |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject | Resolução de Problemas | pt_BR |
dc.subject | Problemas do 2º grau | pt_BR |
dc.subject | Sequências Didáticas | pt_BR |
dc.subject | Problem Solving | pt_BR |
dc.subject | Problems of the 2nd degree | pt_BR |
dc.subject | Didactic Sequences | pt_BR |
dc.subject | Resolución de problemas | pt_BR |
dc.subject | Problemas de 2º grado | pt_BR |
dc.subject | Secuencias didácticas | pt_BR |
dc.subject | Résolution de problème | pt_BR |
dc.subject | Problèmes du 2ème degré | pt_BR |
dc.subject | Séquences didactiques | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | SOUZA, Benildo Virginio de. | |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Problems of the 2nd degree: A proposal for didactic sequences from the perspective of Problem Solving Methodology. | pt_BR |
dc.identifier.citation | SOUZA, Benildo Virginio de. Problemas do 2º grau: Uma proposta de sequências didáticas sob a perspectiva da Metodologia de Resolução de Problemas. 2023. 142 f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede PROFMAT) – Programa de Pós-Graduação em Matemática, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023. | pt_BR |