DSpace/Manakin Repository

Problemas do 2º grau: Uma proposta de sequências didáticas sob a perspectiva da Metodologia de Resolução de Problemas.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SOUZA, B. V. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/4414353945891903 pt_BR
dc.contributor.advisor1 BERNARDO, Leomaques Francisco Silva.
dc.contributor.advisor1ID BERNARDO, L. F. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9457954633151479 pt_BR
dc.contributor.referee1 GUEDES, Maria Joseane Felipe Guedes.
dc.contributor.referee2 HUANCA, Roger Rubens Huaman.
dc.contributor.referee3 LIMA, Romildo Nascimento de.
dc.description.resumo Neste trabalho, pretendeu-se apresentar um estudo referente às contribuições das sequências didáticas para a resolução de problemas do 2º grau. A motivação do estudo partiu da inquietação, enquanto professor da rede pública, em que, percebeu-se notoriamente o processo de memorização dos alunos para resolverem problemas de diferentes naturezas. Deste modo, propomos como questão de investigação: Como as sequências didáticas, envolvendo a metodologia de Resolução de Problemas, podem contribuir para a aprendizagem de problemas do 2º grau? Delimitou-se como objetivo principal, desenvolver uma proposta de sequências didáticas buscando fortalecer as estratégias para resolução de situações-problema em turmas do 1º ano do Ensino Médio. Buscou-se, concomitantemente, realizar um levantamento histórico e bibliográĄco, propondo sequências didáticas que evidenciassem as diversas abordagens de resolução de situações-problema do 2º grau e as desenvolvendo; como também, identiĄcar e discutir acerca de suas contribuições. Espera-se que a vivência das sequências didáticas tenda a favorecer uma aprendizagem signiĄcativa, promovendo a compreensão dos conteúdos abordados. Assim, podendo contribuir com o ensino de matemática, bem como, com outras futuras investigações. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Ciências e Tecnologia - CCT pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Matemática pt_BR
dc.title Problemas do 2º grau: Uma proposta de sequências didáticas sob a perspectiva da Metodologia de Resolução de Problemas. pt_BR
dc.date.issued 2023-06-16
dc.description.abstract In this work will go through a study on the contributions of didactic sequences for solving 2nd-degree problems. The research motivation came from the concern, as a public school teacher, in which, it was noticed the studentsŠ memorization process to solve problems of diferent kinds. Therefore, we propose a research question: How can didactic sequences, involving the Problem-Solving methodology, contribute to the learning of 2nd-grade problems? The main objective was to develop a proposal of didactic sequences seeking to strengthen the strategies for solving problem situations in 1st-year high school classes. At the same time, a historical and bibliographical survey was carried out, proposing didactic sequences that would show the distinctive approaches to solving 2nd-degree problem-solving situations and developing them, as well as identifying and discussing their contributions. It is expected that the experience of the didactic sequences tends to favor signiĄcant learning, promoting the understanding of the content covered. As has been noted, it can contribute to the teaching of mathematics, a long with to other future investigations. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32179
dc.date.accessioned 2023-10-19T13:51:18Z
dc.date.available 2023-10-19
dc.date.available 2023-10-19T13:51:18Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Resolução de Problemas pt_BR
dc.subject Problemas do 2º grau pt_BR
dc.subject Sequências Didáticas pt_BR
dc.subject Problem Solving pt_BR
dc.subject Problems of the 2nd degree pt_BR
dc.subject Didactic Sequences pt_BR
dc.subject Resolución de problemas pt_BR
dc.subject Problemas de 2º grado pt_BR
dc.subject Secuencias didácticas pt_BR
dc.subject Résolution de problème pt_BR
dc.subject Problèmes du 2ème degré pt_BR
dc.subject Séquences didactiques pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SOUZA, Benildo Virginio de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Problems of the 2nd degree: A proposal for didactic sequences from the perspective of Problem Solving Methodology. pt_BR
dc.identifier.citation SOUZA, Benildo Virginio de. Problemas do 2º grau: Uma proposta de sequências didáticas sob a perspectiva da Metodologia de Resolução de Problemas. 2023. 142 f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede PROFMAT) – Programa de Pós-Graduação em Matemática, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta