dc.creator.ID |
COSTA, L. F. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4147758573818185 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
LUCENA, Lêda Christiane de Figueirêdo Lopes. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
LUCENA, Lêda Christiane de Figueirêdo Lopes. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/223470201667913 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 |
LUCENA, Luciana de Figueirêdo Lopes. |
|
dc.contributor.advisor-co1ID |
LUCENA, Luciana de Figueirêdo Lopes. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5893551656862490 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
NÓBREGA , Cláudia Coutinho. |
|
dc.contributor.referee2 |
SAVASINI , Kamilla Vasconcelos. |
|
dc.contributor.referee3 |
LUCENA, Adriano Elisio de Figueiredo Lopes. |
|
dc.description.resumo |
A indústria da pavimentação tem sido cada vez mais incentivada para uma atuação mais
circular, associando desenvolvimento econômico a um melhor uso de recursos naturais,
devido aos expressivos impactos que as suas atividades impõem principalmente ao meio
ambiente e aos recursos financeiros. Uma das práticas condizentes com a tendência de
economia circular é o uso de Reclaimed Asphalt Pavement (RAP) em misturas asfálticas à
quente. Alguns métodos têm sido adotados no intuito de elevar a quantidade de RAP, sem
comprometer o desempenho mecânico das misturas asfálticas recicladas à quente, com
destaque para os aditivos de misturas mornas e os óleos de origem animal e vegetal. Neste
trabalho, decidiuse avaliar a incorporação nessas misturas da zeólita e do óleo de algodão,
em diferentes teores. Na primeira fase determinouse o grau de ativação relativo do ligante
RAP (DoA’) por meio de parâmetros mecânicos e volumétricos. Na segunda fase verificouse
a interferência dos aditivos nas características mecânicas do RAP por meio da avaliação das
propriedades de resistência à tração, rigidez e volumetria de amostras confeccionadas com
100% RAP com a adição direta dos aditivos, em condições de temperatura e tempos de
condicionamento diferentes. Na terceira fase, por meio de blending charts, foram
estabelecidas as taxas de reciclagem máximas em função das temperaturas críticas de
bioligantes formulados com óleo de algodão. Para esse estudo, foram analisados dois
conjuntos de misturas asfálticas recicladas: com 15%, 25% e 33% de RAP, contendo,
respectivamente, 4%, 6% e 10% de óleo de algodão; e com 15%, 25% e 33% de RAP,
contendo 0,3% de zeólita. Na quarta fase as misturas foram avaliadas tanto por aspectos de
desempenho mecânico, como também por aspectos ambientais e econômicos, por meio de
uma análise integrada de propriedades mecânicas (resistência à tração, módulo de resiliência,
Lottman, Cântabro, Flow Number, resistência à fadiga), do índice de circularidade, da
avaliação do ciclo de vida e da avaliação dos custos do ciclo de vida. Segundo os valores de
DoA’v, a temperatura de 140°C foi a que promoveu uma maior ativação do ligante
envelhecido. Ambos os aditivos trouxeram benefícios na interação com o RAP, comprovados
pelos resultados de Vv, RT e MR. Todas as misturas recicladas, independentemente do tipo
de aditivo, apresentaram desempenho mecânico satisfatório em todos os ensaios realizados. A
análise integrada das dimensões mecânica, ambiental e econômica identificou que a
alternativa de mistura asfáltica reciclada contendo 0,3% de zeólita e 25% de RAP é a mais
vantajosa, pois atendeu aos critérios mecânicos, apresentou bom desempenho ambiental e é a
segunda alternativa dentre as estudadas de menor investimento financeiro. No conjunto de
misturas recicladas com óleo de algodão, a alternativa com 10% de óleo de algodão e 33% de
RAP é a mais vantajosa, mesmo sendo a alternativa que apresentou um maior dano ambiental.
A análise integrada apontou a necessidade da ponderação entre os ganhos e prejuízos
ambientais e econômicos quando o projeto de misturas recicladas envolve algum aditivo
residual ou não. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRN |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Engenharia civil. |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Engenharia ambiental. |
pt_BR |
dc.title |
Misturas asfálticas recicladas a quente contendo aditivos: avaliação do desempenho mecânico, econômico e ambiental. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2023-05-15 |
|
dc.description.abstract |
The paving industry has been increasingly encouraged to act more circularly, associating
economic development with a better use of natural resources, due to the significant impacts
that its activities impose mainly on the environment and financial resources. One of the
practices consistent with the circular economy trend is the use of Reclaimed Asphalt
Pavement (RAP) in hot mix asphalt. Some methods have been adopted in order to increase the
amount of RAP, without compromising the mechanical performance of recycled hotmix
asphalt, with emphasis on warm mix asphalt additives and oils of animal and vegetable origin.
In this work, it was decided to evaluate the incorporation of zeolite and cottonseed oil in these
mixtures, at different levels. In the first phase, the degree of relative activation of the RAP
binder(DoA') was determined using mechanical and volumetric parameters. In the second
phase, the interference of the additives in the mechanical characteristics of the RAP was
verified through the evaluation of the properties of indirect tensile test, resilient modulus and
volumetry of samples made with 100% RAP with the direct addition of the additives, in
different temperature conditions and conditioning times. In the third phase, by means of
blending charts, the maximum recycling rates were established as a function of the critical
temperatures of bioligands formulated with cotton oil. For this study, two sets of recycled hot mixes asphalt were analyzed: with 15%, 25% and 33% of RAP, containing, respectively, 4%,
6% and 10% of cottonseed oil; and with 15%, 25% and 33% RAP, containing 0.3% zeolite. In
the fourth phase, the recycled hotmixes asphalt were evaluated both for mechanical
performance aspects, as well as for environmental and economic aspects, through an
integrated analysis of mechanical properties (tensile strength, resilient modulus, Lottman,
Cantabro, Flow Number, resistance to fatigue), circularity index, life cycle assessment and
life cycle cost assessment. According to the DoA'v values, the temperature of 140°C
promoted greater activation of the aged binder. Both additives brought benefits in the
interaction with RAP, confirmed by the results of Vv, RT and MR. All recycled hotmixes
asphalt, regardless of the type of additive, showed satisfactory mechanical performance in all
tests carried out. The integrated analysis of the mechanical, environmental and economic
dimensions identified that the recycled hotmixes asphalt alternative containing 0.3% zeolite
and 25% RAP is the most advantageous, as it met the mechanical criteria, presented good
environmental performance and is the second alternative among those studied with less
financial investment. In the set of recycled hotmixes asphalt with cotton oil, the alternative
with 10% cotton oil and 33% RAP is the most advantageous, even though it is the alternative
that presented the greatest environmental damage. The integrated analysis pointed out the
need to balance the environmental and economic gains and losses when the project for
recycled hotmixes asphalt involves a residual additive or not. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32183 |
|
dc.date.accessioned |
2023-10-19T18:27:56Z |
|
dc.date.available |
2023-10-19 |
|
dc.date.available |
2023-10-19T18:27:56Z |
|
dc.type |
Tese |
pt_BR |
dc.subject |
Reclaimed asphalt pavement |
pt_BR |
dc.subject |
Zeólita |
pt_BR |
dc.subject |
Óleo de algodão |
pt_BR |
dc.subject |
Economia circular |
pt_BR |
dc.subject |
Avaliação do ciclo de vida |
pt_BR |
dc.subject |
Avaliação do custo do ciclo de vida |
pt_BR |
dc.subject |
Zeolite |
pt_BR |
dc.subject |
Cotton oil |
pt_BR |
dc.subject |
Circulareconomy |
pt_BR |
dc.subject |
Life cycle assessment |
pt_BR |
dc.subject |
Life cycle cost assessment, |
pt_BR |
dc.subject |
Pavimento de asfalto recuperado |
pt_BR |
dc.subject |
Aceite de algodón |
pt_BR |
dc.subject |
Evaluación del ciclo de vida |
pt_BR |
dc.subject |
Evaluación de costos del ciclo de vida |
pt_BR |
dc.subject |
Chaussée en asphalte récupéré |
pt_BR |
dc.subject |
Huile de coton |
pt_BR |
dc.subject |
Économie circulaire |
pt_BR |
dc.subject |
Évaluation du cycle de vie |
pt_BR |
dc.subject |
Évaluation des coûts du cycle de vie |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
COSTA, Laiana Ferreira da. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Hot recycled asphalt mixtures containing additives: assessment of mechanical, economic and environmental performance. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
COSTA, Laiana Ferreira da. Misturas asfálticas recicladas a quente contendo aditivos: avaliação do desempenho mecânico, econômico e ambiental. 2023. 303 f. Tese (Doutorado em Engenharia Civil e Ambiental) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023. |
pt_BR |