dc.description.resumo |
O pensamento computacional tem sido considerado uma das principais competências para prosperar
em um mundo tecnológico, e diversas iniciativas têm surgido visando o seu desenvolvimento desde a
educação básica. Sua inserção nas escolas possibilita a aquisição de habilidades necessárias à resolução
de problemas, podendo apoiar e relacionar-se com outras ciências. Nesse contexto o presente trabalho
objetivou quantificar o desempenho prévio e posterior ao curso “ProgramAção” de alunos pertencentes
ao ensino médio, mediante a aplicação de teste. O referido teste, foi desenvolvido por Román-González
(2015), este é composto por 28 questões, as quais tenta identificar a habilidade de formação e solução
de problemas, baseando-se nos conceitos fundamentais da Computação. Apesar do tamanho da amostra
não ser estatisticamente significativo, os resultados apontam a eficácia da oficina em relação à
aprendizagem de conteúdos de computação o que pode ser usado de forma a melhorar o ensino da
computação na Educação Básica. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Engenharia de Produção. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
8 |
pt_BR |
dc.title |
Avaliação comparativa do desempenho de alunos do ensino básico acerca das habilidades do pensamento computacional. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2020 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32189 |
|
dc.date.accessioned |
2023-10-19T21:31:58Z |
|
dc.date.available |
2023-10-19 |
|
dc.date.available |
2023-10-19T21:31:58Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Pensamento computacional |
pt_BR |
dc.subject |
Metodologia ativa |
pt_BR |
dc.subject |
Programação em blocos |
pt_BR |
dc.subject |
App Inventor |
pt_BR |
dc.subject |
Alunos do ensino básico |
pt_BR |
dc.subject |
Computational thinking |
pt_BR |
dc.subject |
Active methodology |
pt_BR |
dc.subject |
Block programming |
pt_BR |
dc.subject |
Elementary school students |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
RODRIGUES, Ravenna Lins. |
|
dc.creator |
FARIAS, Cecir Barbosa de Almeida. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Comparative assessment of the performance of primary school students regarding computational thinking skills. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
RODRIGUES, Ravenna Lins; FARIAS, Cecir Barbosa de Almeida. Avaliação comparativa do desempenho de alunos do ensino básico acerca das habilidades do pensamento computacional. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 8., 2020. Anais [...]. Caruaru - PE: UNIFAVIP, 2020. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32189 |
pt_BR |