DSpace/Manakin Repository

Avaliação comparativa do desempenho de alunos do ensino básico acerca das habilidades do pensamento computacional.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo O pensamento computacional tem sido considerado uma das principais competências para prosperar em um mundo tecnológico, e diversas iniciativas têm surgido visando o seu desenvolvimento desde a educação básica. Sua inserção nas escolas possibilita a aquisição de habilidades necessárias à resolução de problemas, podendo apoiar e relacionar-se com outras ciências. Nesse contexto o presente trabalho objetivou quantificar o desempenho prévio e posterior ao curso “ProgramAção” de alunos pertencentes ao ensino médio, mediante a aplicação de teste. O referido teste, foi desenvolvido por Román-González (2015), este é composto por 28 questões, as quais tenta identificar a habilidade de formação e solução de problemas, baseando-se nos conceitos fundamentais da Computação. Apesar do tamanho da amostra não ser estatisticamente significativo, os resultados apontam a eficácia da oficina em relação à aprendizagem de conteúdos de computação o que pode ser usado de forma a melhorar o ensino da computação na Educação Básica. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Engenharia de Produção. pt_BR
dc.citation.issue 8 pt_BR
dc.title Avaliação comparativa do desempenho de alunos do ensino básico acerca das habilidades do pensamento computacional. pt_BR
dc.date.issued 2020
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32189
dc.date.accessioned 2023-10-19T21:31:58Z
dc.date.available 2023-10-19
dc.date.available 2023-10-19T21:31:58Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Pensamento computacional pt_BR
dc.subject Metodologia ativa pt_BR
dc.subject Programação em blocos pt_BR
dc.subject App Inventor pt_BR
dc.subject Alunos do ensino básico pt_BR
dc.subject Computational thinking pt_BR
dc.subject Active methodology pt_BR
dc.subject Block programming pt_BR
dc.subject Elementary school students pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator RODRIGUES, Ravenna Lins.
dc.creator FARIAS, Cecir Barbosa de Almeida.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Comparative assessment of the performance of primary school students regarding computational thinking skills. pt_BR
dc.identifier.citation RODRIGUES, Ravenna Lins; FARIAS, Cecir Barbosa de Almeida. Avaliação comparativa do desempenho de alunos do ensino básico acerca das habilidades do pensamento computacional. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 8., 2020. Anais [...]. Caruaru - PE: UNIFAVIP, 2020. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32189 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta