dc.description.resumo |
Este trabalho se propõe a examinar as possíveis soluções que permitiriam melhorar o
desempenho do sistema de transporte marítimo por cabotagem com base em uma
programação previamente estabelecida pelo armador, procurando assim identificar e eliminar
as causas de períodos adicionais de estadia nos portos e maximizar o período em que a
embarcação é capaz de produzir transporte. Assim, variáveis relacionadas aos atributos e às
características físicas de uma embarcação, tais como: velocidade, consumo de combustível,
ventos, ondas, gestão, custos, quantidades transportadas e outros, podem ser examinados
juntamente com os dados relacionados à embarcação e, os demais elementos relacionados à
ambiência próxima, tais como: serviços portuários, anuências, acessos, marés, ventos dentre
outros no conjunto de dados do terminal, que também podem interferir no sistema de
transporte por cabotagem. Procurou-se então obter os grupos de dados do terminal portuário,
para assim alcançar uma abordagem o mais consistente possível, categorizando-se os
elementos em vetores, e correlacionando-os em função da causa-efeito com as propostas de
intervenção. Neste processo também é necessário conhecer a interação sistêmica em relação
às características do local em que o sistema está inserido, ou seja, à ambiência, para definir
correlações, métodos e etapas que seriam consideradas importantes no progressivo
aprimoramento desse sistema, por meio do gerenciamento e da eliminação de entraves ou
barreiras, dentro do contexto de uma gestão adaptativa. |
pt_BR |