dc.description.resumo |
Atualmente, com a globalização e o surgimento constante de novas tecnologias, se faz
necessária a implantação de uma nova visão para o sistema educacional, buscando a adoção
de novos métodos de ensino computacional para divulgar novos conteúdos entre os jovens.
Um equívoco comum na divulgação de conhecimentos sobre novas tecnologias, é apresentar
conteúdos gerais, sem levar em consideração o conhecimento prévio dos alunos e a faixa
etária dos mesmos, acarretando em baixo aprendizado e desistência durante o período de
aulas. Com isso, o presente estudo objetiva a utilização de uma abordagem comparativa
baseada em dados reais, coletados em duas escolas da rede pública de ensino de uma cidade
do interior da Paraíba, com alunos do ensino fundamental II e do ensino médio, a fim de
proporcionar a Inclusão Digital através da Lógica e Programação com o uso da plataforma
MIT App Inventor. Com o auxílio de um Questionário on-line sobre Lógica e Pensamento
Computacional foi proposto obter o nível de conhecimento prévio dos alunos e elaborar
material didático adequado para cada faixa etária de acordo com a nível de conhecimento
existente. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Engenharia de Produção. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
8 |
pt_BR |
dc.title |
Estudo comparativo de aprendizagem de lógica de programação entre alunos de ensino fundamental e médio. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2020 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32212 |
|
dc.date.accessioned |
2023-10-20T23:10:34Z |
|
dc.date.available |
2023-10-20 |
|
dc.date.available |
2023-10-20T23:10:34Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Programação para celular |
pt_BR |
dc.subject |
Linguagem de blocos |
pt_BR |
dc.subject |
Aplicativos |
pt_BR |
dc.subject |
Inclusão digital |
pt_BR |
dc.subject |
Plataforma MIT App Inventor |
pt_BR |
dc.subject |
Lógica e pensamento computacional |
pt_BR |
dc.subject |
Pensamento computacional |
pt_BR |
dc.subject |
Mobile programming |
pt_BR |
dc.subject |
Block language |
pt_BR |
dc.subject |
Applications |
pt_BR |
dc.subject |
Digital inclusion |
pt_BR |
dc.subject |
MIT App Inventor Platform |
pt_BR |
dc.subject |
Logic and computational thinking |
pt_BR |
dc.subject |
Computational thinking |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
VENTURA, Andressa Hélen Gonçalves. |
|
dc.creator |
MOURA, Bruno Victor Delmondes de. |
|
dc.creator |
FARIAS, Cecir Barbosa de Almeida. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Comparative study of learning programming logic between elementary and high school students. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
VENTURA, Andressa Hélen Gonçalves; MOURA, Bruno Victor Delmondes de; FARIAS, Cecir Barbosa de Almeida. Estudo comparativo de aprendizagem de lógica de programação entre alunos de ensino fundamental e médio. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 8., 2020. Anais [...]. Caruaru - PE: UNIFAVIP, 2020. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32212 |
pt_BR |