DSpace/Manakin Repository

Estudo comparativo de aprendizagem de lógica de programação entre alunos de ensino fundamental e médio.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo Atualmente, com a globalização e o surgimento constante de novas tecnologias, se faz necessária a implantação de uma nova visão para o sistema educacional, buscando a adoção de novos métodos de ensino computacional para divulgar novos conteúdos entre os jovens. Um equívoco comum na divulgação de conhecimentos sobre novas tecnologias, é apresentar conteúdos gerais, sem levar em consideração o conhecimento prévio dos alunos e a faixa etária dos mesmos, acarretando em baixo aprendizado e desistência durante o período de aulas. Com isso, o presente estudo objetiva a utilização de uma abordagem comparativa baseada em dados reais, coletados em duas escolas da rede pública de ensino de uma cidade do interior da Paraíba, com alunos do ensino fundamental II e do ensino médio, a fim de proporcionar a Inclusão Digital através da Lógica e Programação com o uso da plataforma MIT App Inventor. Com o auxílio de um Questionário on-line sobre Lógica e Pensamento Computacional foi proposto obter o nível de conhecimento prévio dos alunos e elaborar material didático adequado para cada faixa etária de acordo com a nível de conhecimento existente. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Engenharia de Produção. pt_BR
dc.citation.issue 8 pt_BR
dc.title Estudo comparativo de aprendizagem de lógica de programação entre alunos de ensino fundamental e médio. pt_BR
dc.date.issued 2020
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32212
dc.date.accessioned 2023-10-20T23:10:34Z
dc.date.available 2023-10-20
dc.date.available 2023-10-20T23:10:34Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Programação para celular pt_BR
dc.subject Linguagem de blocos pt_BR
dc.subject Aplicativos pt_BR
dc.subject Inclusão digital pt_BR
dc.subject Plataforma MIT App Inventor pt_BR
dc.subject Lógica e pensamento computacional pt_BR
dc.subject Pensamento computacional pt_BR
dc.subject Mobile programming pt_BR
dc.subject Block language pt_BR
dc.subject Applications pt_BR
dc.subject Digital inclusion pt_BR
dc.subject MIT App Inventor Platform pt_BR
dc.subject Logic and computational thinking pt_BR
dc.subject Computational thinking pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator VENTURA, Andressa Hélen Gonçalves.
dc.creator MOURA, Bruno Victor Delmondes de.
dc.creator FARIAS, Cecir Barbosa de Almeida.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Comparative study of learning programming logic between elementary and high school students. pt_BR
dc.identifier.citation VENTURA, Andressa Hélen Gonçalves; MOURA, Bruno Victor Delmondes de; FARIAS, Cecir Barbosa de Almeida. Estudo comparativo de aprendizagem de lógica de programação entre alunos de ensino fundamental e médio. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 8., 2020. Anais [...]. Caruaru - PE: UNIFAVIP, 2020. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32212 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta