dc.creator.ID |
SILVA, J. S. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8565196004745714 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
COSTA, Kiara Tatianny Santos da. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
COSTA, K. T. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID |
Kiara Tatianny Santos da Costa. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3387759380349526 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 |
COSTA, Nayara Tatiana Santos da. |
|
dc.contributor.referee1 |
EULÁLIO, Marcela de Melo Cordeiro. |
|
dc.contributor.referee1ID |
EULÁLIO, M. M. C. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1ID |
Eulálio, M.M.C. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1ID |
EULÁLIO, MARCELA DE MELO CORDEIRO. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6957825352918824 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
A inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais é um assunto discutido
mundialmente, a legislação é clara quanto aos direitos do aluno em ser acolhido e matriculado
nas instituições de ensino, mas não é suficiente esse acolhimento, posto que é necessário que
haja desenvolvimento e aprendizagem significativa. Sendo assim, buscou-se, no presente
estudo, compreender desafios da educação inclusiva na percepção de professores da primeira
etapa do ensino fundamental, analisando as dificuldades e possibilidades das propostas de
inclusão no cotidiano escolar. Diante disso, os objetivos do estudo foram: identificar o que
pensam os professores sobre inclusão nos anos iniciais do ensino fundamental; verificar as
dificuldades encontradas diante dos alunos com necessidades educacionais especiais; discutir
as possibilidades elencadas para trabalhar na perspectiva inclusiva com as demandas desta
realidade. Para o alcance dos objetivos, além de estudo bibliográfico, foi realizada uma
pesquisa de campo com professores de uma escola da rede municipal de ensino do município
de Cuité- PB. O publico alvo da pesquisa foram nove professores que possuíam, no mínimo,
um aluno com deficiência na turma em que leciona. O estudo foi realizado através de uma
pesquisa qualitativa e para coleta de dados utilizou-se questionários semiestruturados. Os
resultados da pesquisa apontaram que, apesar de favoráveis à inclusão de alunos com
deficiência no ensino comum, os professores evidenciam algumas dificuldades como a falta
de formação voltada à inclusão, salas de aula numerosa, falta de apoio da família e de
profissionais especializados e também a falta de recursos e investimentos. Os resultados
mostraram o quanto a educação inclusiva é desafiadora para os professores entrevistados,
sendo possível constatar as dificuldades vivenciadas por cada um deles. Entretanto, apesar de
todos os obstáculos, os educadores tentam fazer seu trabalho de forma a garantir uma
educação de qualidade aos seus alunos. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação |
pt_BR |
dc.title |
Os desafios da inclusão escolar na percepção de professores do Munícipio de Cuité - PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2019-06-13 |
|
dc.description.abstract |
The school inclusion of students with special educational needs is a matter discussed
worldwide, the legislation is clear as to the rights of the student to be welcomed and enrolled
in educational institutions, but this is not enough, since there is a need for development and
learning significant. Thus, the present study aimed to understand the challenges of inclusive
education in the perception of teachers of the first stage of elementary school, analyzing the
difficulties and possibilities of inclusion proposals in school everyday. Faced with this, the
objectives of the study were: to identify what teachers think about inclusion in the initial years
of elementary education; to verify the difficulties faced by students with special educational
needs; discuss the possibilities listed to work in an inclusive perspective with the demands of
this reality. To reach the objectives, in addition to a bibliographic study, a field survey was
carried out with teachers from a school in the city of Cuité-PB. The target audience of the
survey were nine teachers who had at least one student with a disability in the class they
teach. The study was carried out through a qualitative research and semi-structured
questionnaires were used for data collection. The results of the research showed that, despite
the fact that they favor the inclusion of students with disabilities in common education,
teachers show some difficulties, such as a lack of education for inclusion, large classrooms,
lack of family support and specialized professionals, and lack of resources and investments.
The results showed how inclusive education is challenging for the teachers interviewed, and it
is possible to verify the difficulties experienced by each one of them. However, despite all
obstacles, educators try to do their jobs in a way that ensures quality education for their
students. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32225 |
|
dc.date.accessioned |
2023-10-23T12:05:05Z |
|
dc.date.available |
2023-10-23 |
|
dc.date.available |
2023-10-23T12:05:05Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Inclusiva |
pt_BR |
dc.subject |
Profissão docente |
pt_BR |
dc.subject |
Desafios |
pt_BR |
dc.subject |
Inclusive education |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching profession |
pt_BR |
dc.subject |
Challenges |
pt_BR |
dc.subject |
Educación inclusiva |
pt_BR |
dc.subject |
Profesión docente |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Junielly soares. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The challenges of school inclusion in the perception of teachers from the Municipality of Cuité - PB. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Los desafíos de la inclusión escolar en la percepción de docentes del Municipio de Cuité - PB. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Junielly Soares. Os desafios da inclusão escolar na percepção de professores do Munícipio de Cuité - PB. 2019. 49 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Química, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2019. |
pt_BR |
dc.description.resumen |
La inclusión escolar de alumnos con necesidades educativas especiales es un tema debatido
A nivel mundial, la legislación es clara respecto a los derechos del estudiante a ser acogido y matriculado
en las instituciones educativas, pero esta recepción no es suficiente, ya que es necesario que
hay un desarrollo y aprendizaje significativo. Por lo tanto, buscamos, en el presente
estudiar, comprender los desafíos de la educación inclusiva en la percepción de los docentes de educación primaria
etapa de educación primaria, analizando las dificultades y posibilidades de las propuestas
inclusión en la vida escolar cotidiana. Por lo tanto, los objetivos del estudio fueron: identificar qué
los docentes piensan en la inclusión en los primeros años de la escuela primaria; Compruebe el
dificultades encontradas por estudiantes con necesidades educativas especiales; discutir
las posibilidades enumeradas para trabajar desde una perspectiva inclusiva con las demandas de este
realidad. Para alcanzar los objetivos, además de un estudio bibliográfico, se realizó un
investigación de campo con docentes de un colegio de la red educativa municipal de la ciudad
de Cuité-PB. El público objetivo de la investigación fueron nueve profesores que tenían al menos
un estudiante con discapacidad en la clase en la que enseña. El estudio se llevó a cabo a través de un
La investigación cualitativa y la recolección de datos utilizaron cuestionarios semiestructurados. Tú
Los resultados de la investigación mostraron que, a pesar de ser favorable a la inclusión de estudiantes con
deficiencia en la educación común, los docentes destacan algunas dificultades como la falta
formación centrada en la inclusión, aulas grandes, falta de apoyo familiar y
profesionales especializados y también la falta de recursos e inversiones. Los resultados
mostró cuán desafiante es la educación inclusiva para los docentes entrevistados,
permitiendo ver las dificultades vividas por cada uno de ellos. Sin embargo a pesar
todos los obstáculos, los educadores intentan hacer su trabajo de tal manera que garanticen una
educación de calidad a sus estudiantes. |
pt_BR |