Dépôt DSpace/Manakin

Os desafios da inclusão escolar na percepção de professores do Munícipio de Cuité - PB.

Afficher la notice abrégée

dc.creator.ID SILVA, J. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/8565196004745714 pt_BR
dc.contributor.advisor1 COSTA, Kiara Tatianny Santos da.
dc.contributor.advisor1ID COSTA, K. T. pt_BR
dc.contributor.advisor1ID Kiara Tatianny Santos da Costa. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3387759380349526 pt_BR
dc.contributor.advisor-co1 COSTA, Nayara Tatiana Santos da.
dc.contributor.referee1 EULÁLIO, Marcela de Melo Cordeiro.
dc.contributor.referee1ID EULÁLIO, M. M. C. pt_BR
dc.contributor.referee1ID Eulálio, M.M.C. pt_BR
dc.contributor.referee1ID EULÁLIO, MARCELA DE MELO CORDEIRO. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/6957825352918824 pt_BR
dc.description.resumo A inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais é um assunto discutido mundialmente, a legislação é clara quanto aos direitos do aluno em ser acolhido e matriculado nas instituições de ensino, mas não é suficiente esse acolhimento, posto que é necessário que haja desenvolvimento e aprendizagem significativa. Sendo assim, buscou-se, no presente estudo, compreender desafios da educação inclusiva na percepção de professores da primeira etapa do ensino fundamental, analisando as dificuldades e possibilidades das propostas de inclusão no cotidiano escolar. Diante disso, os objetivos do estudo foram: identificar o que pensam os professores sobre inclusão nos anos iniciais do ensino fundamental; verificar as dificuldades encontradas diante dos alunos com necessidades educacionais especiais; discutir as possibilidades elencadas para trabalhar na perspectiva inclusiva com as demandas desta realidade. Para o alcance dos objetivos, além de estudo bibliográfico, foi realizada uma pesquisa de campo com professores de uma escola da rede municipal de ensino do município de Cuité- PB. O publico alvo da pesquisa foram nove professores que possuíam, no mínimo, um aluno com deficiência na turma em que leciona. O estudo foi realizado através de uma pesquisa qualitativa e para coleta de dados utilizou-se questionários semiestruturados. Os resultados da pesquisa apontaram que, apesar de favoráveis à inclusão de alunos com deficiência no ensino comum, os professores evidenciam algumas dificuldades como a falta de formação voltada à inclusão, salas de aula numerosa, falta de apoio da família e de profissionais especializados e também a falta de recursos e investimentos. Os resultados mostraram o quanto a educação inclusiva é desafiadora para os professores entrevistados, sendo possível constatar as dificuldades vivenciadas por cada um deles. Entretanto, apesar de todos os obstáculos, os educadores tentam fazer seu trabalho de forma a garantir uma educação de qualidade aos seus alunos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação pt_BR
dc.title Os desafios da inclusão escolar na percepção de professores do Munícipio de Cuité - PB. pt_BR
dc.date.issued 2019-06-13
dc.description.abstract The school inclusion of students with special educational needs is a matter discussed worldwide, the legislation is clear as to the rights of the student to be welcomed and enrolled in educational institutions, but this is not enough, since there is a need for development and learning significant. Thus, the present study aimed to understand the challenges of inclusive education in the perception of teachers of the first stage of elementary school, analyzing the difficulties and possibilities of inclusion proposals in school everyday. Faced with this, the objectives of the study were: to identify what teachers think about inclusion in the initial years of elementary education; to verify the difficulties faced by students with special educational needs; discuss the possibilities listed to work in an inclusive perspective with the demands of this reality. To reach the objectives, in addition to a bibliographic study, a field survey was carried out with teachers from a school in the city of Cuité-PB. The target audience of the survey were nine teachers who had at least one student with a disability in the class they teach. The study was carried out through a qualitative research and semi-structured questionnaires were used for data collection. The results of the research showed that, despite the fact that they favor the inclusion of students with disabilities in common education, teachers show some difficulties, such as a lack of education for inclusion, large classrooms, lack of family support and specialized professionals, and lack of resources and investments. The results showed how inclusive education is challenging for the teachers interviewed, and it is possible to verify the difficulties experienced by each one of them. However, despite all obstacles, educators try to do their jobs in a way that ensures quality education for their students. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32225
dc.date.accessioned 2023-10-23T12:05:05Z
dc.date.available 2023-10-23
dc.date.available 2023-10-23T12:05:05Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação Inclusiva pt_BR
dc.subject Profissão docente pt_BR
dc.subject Desafios pt_BR
dc.subject Inclusive education pt_BR
dc.subject Teaching profession pt_BR
dc.subject Challenges pt_BR
dc.subject Educación inclusiva pt_BR
dc.subject Profesión docente pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Junielly soares.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The challenges of school inclusion in the perception of teachers from the Municipality of Cuité - PB. pt_BR
dc.title.alternative Los desafíos de la inclusión escolar en la percepción de docentes del Municipio de Cuité - PB. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Junielly Soares. Os desafios da inclusão escolar na percepção de professores do Munícipio de Cuité - PB. 2019. 49 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Química, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2019. pt_BR
dc.description.resumen La inclusión escolar de alumnos con necesidades educativas especiales es un tema debatido A nivel mundial, la legislación es clara respecto a los derechos del estudiante a ser acogido y matriculado en las instituciones educativas, pero esta recepción no es suficiente, ya que es necesario que hay un desarrollo y aprendizaje significativo. Por lo tanto, buscamos, en el presente estudiar, comprender los desafíos de la educación inclusiva en la percepción de los docentes de educación primaria etapa de educación primaria, analizando las dificultades y posibilidades de las propuestas inclusión en la vida escolar cotidiana. Por lo tanto, los objetivos del estudio fueron: identificar qué los docentes piensan en la inclusión en los primeros años de la escuela primaria; Compruebe el dificultades encontradas por estudiantes con necesidades educativas especiales; discutir las posibilidades enumeradas para trabajar desde una perspectiva inclusiva con las demandas de este realidad. Para alcanzar los objetivos, además de un estudio bibliográfico, se realizó un investigación de campo con docentes de un colegio de la red educativa municipal de la ciudad de Cuité-PB. El público objetivo de la investigación fueron nueve profesores que tenían al menos un estudiante con discapacidad en la clase en la que enseña. El estudio se llevó a cabo a través de un La investigación cualitativa y la recolección de datos utilizaron cuestionarios semiestructurados. Tú Los resultados de la investigación mostraron que, a pesar de ser favorable a la inclusión de estudiantes con deficiencia en la educación común, los docentes destacan algunas dificultades como la falta formación centrada en la inclusión, aulas grandes, falta de apoyo familiar y profesionales especializados y también la falta de recursos e inversiones. Los resultados mostró cuán desafiante es la educación inclusiva para los docentes entrevistados, permitiendo ver las dificultades vividas por cada uno de ellos. Sin embargo a pesar todos los obstáculos, los educadores intentan hacer su trabajo de tal manera que garanticen una educación de calidad a sus estudiantes. pt_BR


Fichier(s) constituant ce document

Ce document figure dans la(les) collection(s) suivante(s)

Afficher la notice abrégée

Chercher dans le dépôt


Recherche avancée

Parcourir

Mon compte