Dépôt DSpace/Manakin

O ensino remoto em escolas cidadãs integrais no Estado da Paraíba: uma análise acerca da precarização do trabalho docente e seu impacto no ensino de sociologia.

Afficher la notice abrégée

dc.creator.ID FERREIRA, K. R. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/6688334058784730 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, Luciano.
dc.contributor.advisor1ID SILVA, Luciano da. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5841281179857631 pt_BR
dc.contributor.referee1 PAULO , Maria de Assunção Lima de.
dc.contributor.referee2 PEREIRA , Valmir.
dc.description.resumo O presente estudo teve como foco a análise das condições de trabalho dos/as professores/as de Sociologia, em Escolas Cidadãs Integrais do Estado da Paraíba, em tempos de distanciamento social, refletindo sobre como as demandas do ensino remoto afetaram a aprendizagem da disciplina, a partir da experiência vivenciada por professores/as e estudantes nesse cenário. A metodologia adotada foi a pesquisa qualitativa, por meio da análise bibliográfica e documental. Considerando a abordagem e o tipo de pesquisa escolhido, elegemos o relato de experiência como importante fonte, e enquanto técnicas de coleta de dados, o questionário e a entrevista. Os resultados da investigação indicaram que o ensino remoto aprofundou a precarização do trabalho dos/as professores/as de Sociologia, revelando o processo de alienação que o trabalho docente assume nesse contexto. Esse fenômeno acabou afetando a aprendizagem dos/as alunos/as, submetidos também a condições precárias de estudo. Objetivando um maior destaque da disciplina de Sociologia e levando em consideração as problemáticas apresentadas, propomos após o desenvolvimento da pesquisa, a realização de uma intervenção pedagógica a partir da elaboração de uma disciplina eletiva, a ser ministrada nas ECIs, a fim de fortalecer a presença da Sociologia tanto no ensino presencial, quanto no ensino remoto. Apresentando um panorama desse modelo de ensino, no contexto da pandemia, o estudo expressa as condições de trabalho docente durante o isolamento social, ao mesmo tempo que revela as dificuldades sofridas pelos estudantes, abrindo espaço para um debate mais profundo sobre como enfrentar as adversidades e desafios que foram postos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program MESTRADO PROFISSIONAL DE SOCIOLOGIA EM REDE NACIONAL - CAMPINA GRANDE pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Sociologia. pt_BR
dc.title O ensino remoto em escolas cidadãs integrais no Estado da Paraíba: uma análise acerca da precarização do trabalho docente e seu impacto no ensino de sociologia. pt_BR
dc.date.issued 2023-05-30
dc.description.abstract The present study focused on the analysis of the working conditions of Sociology teachers, in ECIs in the State of Paraíba, in times of social detachment, reflecting on how the demands of remote teaching affected the learning of the subject, based on the experience lived by teachers and students in this scenario. The methodology adopted was qualitative research, by means of bibliographic and documental analysis. Considering the approach and the type of research chosen, we elected the experience report as an important source, and as data collection techniques, the questionnaire and the interview. The results of the investigation indicated that remote teaching deepened the precariousness of the work of Sociology teachers, revealing the process of alienation that the teaching work assumes in this context. This phenomenon ended up affecting the students' learning, who were also submitted to precarious study conditions. Aiming at a greater highlight of the Sociology discipline and taking into account the problems presented, we propose, after the research development, the realization of a pedagogical intervention from the elaboration of an elective discipline, to be taught in the ECIs, in order to strengthen the presence of Sociology both in face-to-face teaching and in remote teaching. By presenting an overview of this teaching model, in the context of the pandemic, the study expresses the conditions of teachers' work during social isolation, while revealing the difficulties suffered by students, opening space for a deeper debate on how to face the adversities and challenges that were posed. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32265
dc.date.accessioned 2023-10-23T20:04:41Z
dc.date.available 2023-10-23
dc.date.available 2023-10-23T20:04:41Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Precarização pt_BR
dc.subject Trabalho docente pt_BR
dc.subject Ensino de sociologia pt_BR
dc.subject Precariousness pt_BR
dc.subject Teaching work pt_BR
dc.subject Teaching sociology pt_BR
dc.subject Precariedad pt_BR
dc.subject Trabajo docente pt_BR
dc.subject Enseñanza de la sociología pt_BR
dc.subject Précarité pt_BR
dc.subject Travail d'enseignement pt_BR
dc.subject Enseigner la sociologie pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator FERREIRA, Kamilla Rocha.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Remote teaching in full citizen schools in the State of Paraíba: an analysis of the precariousness of teaching work and its impact on sociology teaching. pt_BR
dc.identifier.citation FERREIRA, Kamilla Rocha. O ensino remoto em escolas cidadãs integrais no Estado da Paraíba: uma análise acerca da precarização do trabalho docente e seu impacto no ensino de sociologia. 2023. 140 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia em Rede PROFSOCIO) – Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023. pt_BR


Fichier(s) constituant ce document

Ce document figure dans la(les) collection(s) suivante(s)

Afficher la notice abrégée

Chercher dans le dépôt


Recherche avancée

Parcourir

Mon compte