dc.description.resumo |
O setor de serviços nos últimos tempos tem crescido de forma considerável e ampliado sua
importância no contexto econômico nacional. No entanto, foi classificado como um setor de
baixa produtividade (IPEA, 2015). Considerando o argumento de Luz (2001), em que o clima
organizacional constitui um elemento capaz de influenciar na satisfação, motivação e
produtividade dos colaboradores de uma empresa, essa pesquisa teve como objetivo analisar o
clima organizacional de três empresas atuantes no setor de serviços do sertão central. De
cunho descritivo e abordagem qualitativa, três organizações constituíram o ambiente de
pesquisa, duas empresas que prestam serviços de contabilidade e uma agência bancária. O
método escolhido para a obtenção de dados foi o levantamento, realizado pela aplicação de
um questionário desenvolvido por Bispo (2006), o qual pode ser considerado um modelo
inovador de pesquisa de clima organizacional, aplicável em empresas de qualquer ramo de
atuação, tanto públicas quanto privadas. Verificou-se a satisfação dos colaboradores a respeito
de aspectos internos e externos ao ambiente organizacional e identificados os elementos
causadores de insatisfação entre os indivíduos incluídos na amostra. Foram poucos os
aspectos internos e externos ao ambiente organizacional causadores de insatisfação entre os
colaboradores das empresas analisadas. O único elemento interno que se apresentou como
promotor de insatisfação entre os colaboradores foi o aspecto assistência aos funcionários.
Quanto aos elementos externos indicaram: time de futebol, política e economia e segurança
pública. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Engenharia de Produção. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
8 |
pt_BR |
dc.title |
Análise de clima organizacional em empresas atuantes no setor de serviços do Sertão Central: uma análise multicaso na cidade de Salgueiro-PE. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2020 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32266 |
|
dc.date.accessioned |
2023-10-23T20:08:22Z |
|
dc.date.available |
2023-10-23 |
|
dc.date.available |
2023-10-23T20:08:22Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Clima organizacional |
pt_BR |
dc.subject |
Produtividade |
pt_BR |
dc.subject |
Análise multicaso |
pt_BR |
dc.subject |
Salgueiro - PE - empresas de serviço |
pt_BR |
dc.subject |
Organizational climate |
pt_BR |
dc.subject |
Productivity |
pt_BR |
dc.subject |
Multicase analysis |
pt_BR |
dc.subject |
Salgueiro - PE - service companies |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
CARVALHO, Emanuela de Fátima. |
|
dc.creator |
SOUZA, Éverton Crístian Rodrigues de. |
|
dc.creator |
SANTOS, Rafaela Torres dos. |
|
dc.creator |
PATRIOTA, Lívia Jordana Gois e Silva. |
|
dc.creator |
CARMO, Maria Fernanda Angelo do. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Organizational climate analysis in companies operating in the service sector of Sertão Central: a multi-case analysis in the city of Salgueiro-PE. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
CARVALHO, Emanuela de Fátima; SOUZA, Éverton Crístian Rodrigues de; SANTOS, Rafaela Torres dos; PATRIOTA, Lívia Jordana Gois e Silva; CARMO, Maria Fernanda Angelo do. Análise de clima organizacional em empresas atuantes no setor de serviços do Sertão Central: uma análise multicaso na cidade de Salgueiro-PE. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 8., 2020. Anais [...]. Caruaru - PE: UNIFAVIP, 2020. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32266 |
pt_BR |