DSpace/Manakin Repository

Gênero e evasão escolar: impedimentos que mulheres enfrentam para concluir os estudos na educação de jovens e adultos.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID CARMO, J. N. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/0257738514494140 pt_BR
dc.contributor.advisor1 VILLOTA, José Maria de Jesus Izquierdo.
dc.contributor.advisor1ID VILLOTA, J. M. J. I. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2127724493136540 pt_BR
dc.contributor.referee1 GONÇALVES, Danielly Nilin.
dc.contributor.referee2 PAULO, Maria de Assunção Lima de.
dc.contributor.referee3 LADOSK, Mário Henrique Guedes.
dc.description.resumo Com o intuito de contribuir para que a escola seja um lugar de acolhimento para mulheres estudantes da Educação de Jovens e Adultos -EJA- este trabalho tem como objetivo produzir material pedagógico (em formato de e-book) que possa auxiliar docentes na promoção de ações voltadas ao combate às causas de evasão escolar dessas mulheres. Para tanto, procuramos compreender as dificuldades que as estudantes da EJA da E. E. E. F. e M. EJA Prof.º Geraldo Lafayette Bezerra, em João Pessoa (PB), enfrentam para permanecer e concluir seus estudos. Para dar embasamento teórico a essa pesquisa, dialogamos com autores como Heilborn e Sorj (1999), Louro (2017), Saffioti, (1987), Bourdieu (2012), Hill Collins e Bilge (2021) e Judith Butler (2017), Paulo Freire (1996, 1897, 2000). Entre outros, nossa pesquisa visa responder os seguintes questionamentos: quais são as dificuldades que uma mulher enfrenta para chegar até a sala de aula? Essas dificuldades são diferentes das dos homens? Existe algum direito, garantido às mulheres, sendo negligenciado? Quais são os motivos que as fazem desistir (e se evadirem) da EJA, elas têm relação com políticas públicas? Como resultado, temos as análises e conceitos sociológicos que trazem luz sobre as questões analíticas de gênero, evasão escolar, violência doméstica e políticas públicas na modalidade de EJA da educação básica. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program MESTRADO PROFISSIONAL DE SOCIOLOGIA EM REDE NACIONAL - CAMPINA GRANDE pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Sociologia. pt_BR
dc.title Gênero e evasão escolar: impedimentos que mulheres enfrentam para concluir os estudos na educação de jovens e adultos. pt_BR
dc.date.issued 2023-08-25
dc.description.abstract In order to contribute to the school being a welcoming place for women students of Youth and Adult Education -EJA- this work aims to produce pedagogical material (in ebook format) that can help teachers in promoting actions aimed at combating the causes of school dropout of these women. Therefore, we try to understand the difficulties that the students of the EJA of E. E. E. F. and M. EJA Prof.º Geraldo Lafayette Bezerra, in João Pessoa (PB), face to stay and complete their studies. To provide a theoretical basis for this research, we dialogued with authors such as Heilborn e Sorj (1999), Louro (2017), Saffioti, (1987), Bourdieu (2012), Hill Collins e Bilge (2021) e Judith Butler (2017), Paulo Freire (1996, 1897, 2000). Among others, our research aims to answer the following questions: what are the difficulties a woman faces to get to the classroom? Are these difficulties different from those of men? Is there any right, guaranteed to women, being neglected? What are the reasons that make them give up (and evade) EJA, are they related to public policies? As a result, we have sociological analyzes and concepts that shed light on the analytical issues of gender, school dropout, domestic violence and public policies in the EJA modality of basic education. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32267
dc.date.accessioned 2023-10-23T20:23:21Z
dc.date.available 2023-10-23
dc.date.available 2023-10-23T20:23:21Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject EJA pt_BR
dc.subject Gênero pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Evasão escolar pt_BR
dc.subject Gender pt_BR
dc.subject Education pt_BR
dc.subject School dropout pt_BR
dc.subject Educación pt_BR
dc.subject Abandono escolar pt_BR
dc.subject Genre pt_BR
dc.subject Éducation pt_BR
dc.subject Décrochage scolaire pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator CARMO, Jeane Noronha do.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Gender and school dropout: obstacles that women face in completing their studies in youth and adult education. pt_BR
dc.identifier.citation CARMO, Jeane Noronha do. Gênero e evasão escolar: impedimentos que mulheres enfrentam para concluir os estudos na educação de jovens e adultos. 2023. 136 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia em Rede PROFSOCIO) – Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta