dc.creator.ID |
LIMA, J. S. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1021132951240201 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
COSTA, Nayara Tatianna Santos da. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
COSTA, Nayara Tatianna Santos da. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID |
SANTOS DA COSTA, NAYARA TATIANNA. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7350830233040297 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 |
COSTA, Kiara Tatianny Santos da. |
|
dc.contributor.advisor-co1ID |
COSTA, K. T. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1ID |
Kiara Tatianny Santos da Costa. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3387759380349526 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
EULÁLIO, Marcela de Melo Cordeiro. |
|
dc.contributor.referee1ID |
EULÁLIO, M. M. C. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1ID |
EULÁLIO, MARCELA DE MELO CORDEIRO. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6957825352918824 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
SILVA, Thiago Pereira da. |
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dc.description.resumo |
A educação inclusiva reflete um paradigma educacional na perspectiva dos direitos humanos,
consistindo no direito de qualquer indivíduo ter uma educação de qualidade
independentemente de ser deficiente ou não. Por isso, a inclusão escolar parte do pressuposto
de que, para que ela aconteça, é necessária uma ressignificação de conceitos e valores
culturalmente carregados de preconceitos e discriminação. Posto isso, para promover a
inclusão, é fundamental considerarmos as necessidades educativas especiais - NEE e, não, o
pensamento limitador à suas deficiências que caracterizam as crianças e jovens como
incapazes de desenvolverem suas habilidades e de construir sua própria autonomia. Além
disso, precisa-se também de profissionais qualificados para trabalhar as necessidades
educativas especiais de cada estudante. No entanto, a literatura apresenta que muitas escolas
sofrem com falta de recursos materiais e pedagógicos, como profissionais habilitados ao
trabalho com crianças do público alvo do Atendimento Educacional Especializado – AEE.
Nessa perspectiva, esse trabalho teve como objetivo investigar as Representações Sociais e
práticas de professores do AEE sobre o processo de inclusão escolar de estudantes com
deficiência (s) e/ou necessidades educativas especiais do ensino fundamental e médio de
escolas públicas estaduais da zona urbana no munícipio de Cuité-PB a partir da Teoria das
Representações Sociais de Moscovici. A pesquisa se caracteriza como quali-quantitativa, para
tanto, o trabalho seguiu algumas etapas, como: levantamento do número de estudantes com
deficiências e/ou NEE e suas respectivas especificidades; entrevista com os professores do
AEE para compreender suas concepções sobre inclusão escolar e como ocorre o processo da
inclusão desses estudantes na escola. Os instrumentos utilizados foram questionário
informativo e entrevista. Após isso, utilizando da Análise de Conteúdo Temática de Bardin,
foi possível diagnosticar que existem alunos que são público alvo do AEE sendo atendidos na
sala de recurso multifuncional, mas que também existe um número equivalente de estudantes
que não apresentam especificidades desse público, sendo acompanhados na mesma sala.
Ainda, foi observado que os professores retratam diversas dificuldades para se trabalhar a
inclusão escolar, dentre elas: ausência de formação específica para ensinar a alunos da
educação especial, a não cooperação dos professores da sala regular de ensino, além das
dificuldades para diferenciar termos técnicos da educação inclusiva, como integração e
inclusão. Por meios desses dados, foi possível concluir que os professores apresentam
concepções distintas sobre inclusão e que o processo inclusivo é marcado por diversos
desafios, tanto em aspectos pedagógicos como materiais. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação |
pt_BR |
dc.title |
Inclusão escolar: um estudo á luz das representações sociais dos professores do AEE. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2019 |
|
dc.description.abstract |
Inclusive education reflects an educational paradigm in the perspective of human rights,
consisting in the right of any individual to have a quality education regardless of whether they
are disabled or not. Therefore, school inclusion is based on the assumption that for it to
happen, it is necessary to re-signify concepts and values that are culturally loaded with
prejudice and discrimination. Having said this, in order to promote inclusion, it is
fundamental to consider the special educational needs - SEN and, not, the limiting thought to
its deficiencies that characterize children and young people as incapable of developing their
abilities and building their own autonomy. In addition, we also need qualified professionals to
work out the special educational needs of each student. However, the literature shows that
many schools suffer from a lack of material and pedagogical resources, such as professionals
qualified to work with children from the target audience of the Specialized Educational
Assistance (ESA). In this perspective, this work aimed to investigate the Social
Representations and practices of ESA teachers about the process of school inclusion of
students with disabilities and / or special educational needs of elementary and secondary
schools of state public schools in the urban area Municipality of Cuité-PB from the Theory of
Social Representations of Moscovici. The research is characterized as quali-quantitative, so
the work followed some steps, such as: survey of the number of students with disabilities and
/ or SEN and their respective specificities; interview with ESA teachers to understand their
conceptions about school inclusion and how the process of including these students in school
occurs. The instruments used were informational questionnaire and interview. After that,
using the Bardin Thematic Content Analysis, it was possible to diagnose that there are
students who are the target audience of the ESA being attended in the multifunctional
resource room, but that there are also an equivalent number of students that do not have
specificities of this public, being accompanied in the same room. It was also observed that the
teachers portray several difficulties to work for school inclusion, among them: the absence of
specific training to teach special education students, the non-cooperation of teachers in the
regular classroom, and the difficulties to differentiate technical terms of inclusive education,
such as integration and inclusion. By means of these data, it was possible to conclude that
teachers have different conceptions about inclusion and that the inclusive process is marked
by several challenges, both in pedagogical and material aspects. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32314 |
|
dc.date.accessioned |
2023-10-24T20:20:27Z |
|
dc.date.available |
2023-10-24 |
|
dc.date.available |
2023-10-24T20:20:27Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Inclusão escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Necessidades educativas especiais |
pt_BR |
dc.subject |
Professores do AEE |
pt_BR |
dc.subject |
Representação social |
pt_BR |
dc.subject |
School inclusion |
pt_BR |
dc.subject |
Special educational needs |
pt_BR |
dc.subject |
AEE teachers |
pt_BR |
dc.subject |
Social representation |
pt_BR |
dc.subject |
Inclusión escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Necesidades educativas especiales |
pt_BR |
dc.subject |
Profesores AEE |
pt_BR |
dc.subject |
Representación social |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
LIMA, Jeferson dos Santos. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
School inclusion: a study in the light of social representations of AEE teachers. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Inclusión escolar: un estudio a la luz de las representaciones sociales de los docentes de la AEE. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
LIMA, Jeferson dos Santos. Inclusão escolar: um estudo á luz das representações sociais dos professores do AEE. 2019. 71 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Química, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2019. |
pt_BR |
dc.description.resumen |
La educación inclusiva refleja un paradigma educativo desde la perspectiva de los derechos humanos,
consistente en el derecho de toda persona a tener una educación de calidad
independientemente de si estás discapacitado o no. Por lo tanto, la inclusión escolar se basa en el supuesto
que, para que esto suceda, es necesaria una resignificación de conceptos y valores
culturalmente cargado de prejuicios y discriminación. Dicho esto, para promover la
inclusión, es fundamental que consideremos las necesidades educativas especiales - NEE y no las
limitando el pensamiento a sus carencias que caracterizan a niños y jóvenes como
incapaces de desarrollar sus habilidades y construir su propia autonomía. Además
Además, también se necesitan profesionales cualificados para trabajar en las necesidades.
necesidades educativas especiales de cada estudiante. Sin embargo, la literatura muestra que muchas escuelas
sufren de falta de recursos materiales y pedagógicos, como profesionales capacitados para
trabajar con niños del público objetivo de los Servicios Educativos Especializados – AEE.
Desde esta perspectiva, este trabajo tuvo como objetivo investigar las Representaciones Sociales y
prácticas de los docentes de la AEE sobre el proceso de inclusión escolar de estudiantes con
discapacidad(es) y/o necesidades educativas especiales en educación primaria y secundaria
escuelas públicas estatales del área urbana en el municipio de Cuité-PB con base en la Teoría de
Las Representaciones Sociales de Moscovici. La investigación se caracteriza como cualitativa-cuantitativa, para
Por lo tanto, el trabajo siguió algunos pasos, tales como: encuestar el número de estudiantes con
discapacidades y/o NEE y sus respectivas especificidades; entrevista con profesores de
AEE para comprender sus concepciones sobre la inclusión escolar y cómo se da el proceso de inclusión.
inclusión de estos estudiantes en la escuela. Los instrumentos utilizados fueron cuestionario
informativo y entrevista. Después de eso, utilizando el Análisis de Contenido Temático de Bardin, se pudo diagnosticar que existen estudiantes que son el público objetivo de la AEE siendo atendidos en
sala de recursos multifuncional, pero también hay un número equivalente de estudiantes
que no presentan especificidades de este público, siendo seguidos en la misma sala.
Además, se observó que los docentes enfrentan varias dificultades al trabajar con
inclusión escolar, entre ellos: falta de formación específica para enseñar a estudiantes de
educación especial, la falta de cooperación de los docentes en el aula regular, además de
dificultades para diferenciar términos técnicos de educación inclusiva, como integración y
inclusión. A través de estos datos se pudo concluir que los docentes presentan
diferentes concepciones sobre la inclusión y que el proceso inclusivo está marcado por varios
desafíos, tanto en el aspecto pedagógico como material. |
pt_BR |