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Inclusão escolar: um estudo á luz das representações sociais dos professores do AEE.

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dc.creator.ID LIMA, J. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/1021132951240201 pt_BR
dc.contributor.advisor1 COSTA, Nayara Tatianna Santos da.
dc.contributor.advisor1ID COSTA, Nayara Tatianna Santos da. pt_BR
dc.contributor.advisor1ID SANTOS DA COSTA, NAYARA TATIANNA. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7350830233040297 pt_BR
dc.contributor.advisor-co1 COSTA, Kiara Tatianny Santos da.
dc.contributor.advisor-co1ID COSTA, K. T. pt_BR
dc.contributor.advisor-co1ID Kiara Tatianny Santos da Costa. pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Lattes http://lattes.cnpq.br/3387759380349526 pt_BR
dc.contributor.referee1 EULÁLIO, Marcela de Melo Cordeiro.
dc.contributor.referee1ID EULÁLIO, M. M. C. pt_BR
dc.contributor.referee1ID EULÁLIO, MARCELA DE MELO CORDEIRO. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/6957825352918824 pt_BR
dc.contributor.referee2 SILVA, Thiago Pereira da.
dc.description.resumo A educação inclusiva reflete um paradigma educacional na perspectiva dos direitos humanos, consistindo no direito de qualquer indivíduo ter uma educação de qualidade independentemente de ser deficiente ou não. Por isso, a inclusão escolar parte do pressuposto de que, para que ela aconteça, é necessária uma ressignificação de conceitos e valores culturalmente carregados de preconceitos e discriminação. Posto isso, para promover a inclusão, é fundamental considerarmos as necessidades educativas especiais - NEE e, não, o pensamento limitador à suas deficiências que caracterizam as crianças e jovens como incapazes de desenvolverem suas habilidades e de construir sua própria autonomia. Além disso, precisa-se também de profissionais qualificados para trabalhar as necessidades educativas especiais de cada estudante. No entanto, a literatura apresenta que muitas escolas sofrem com falta de recursos materiais e pedagógicos, como profissionais habilitados ao trabalho com crianças do público alvo do Atendimento Educacional Especializado – AEE. Nessa perspectiva, esse trabalho teve como objetivo investigar as Representações Sociais e práticas de professores do AEE sobre o processo de inclusão escolar de estudantes com deficiência (s) e/ou necessidades educativas especiais do ensino fundamental e médio de escolas públicas estaduais da zona urbana no munícipio de Cuité-PB a partir da Teoria das Representações Sociais de Moscovici. A pesquisa se caracteriza como quali-quantitativa, para tanto, o trabalho seguiu algumas etapas, como: levantamento do número de estudantes com deficiências e/ou NEE e suas respectivas especificidades; entrevista com os professores do AEE para compreender suas concepções sobre inclusão escolar e como ocorre o processo da inclusão desses estudantes na escola. Os instrumentos utilizados foram questionário informativo e entrevista. Após isso, utilizando da Análise de Conteúdo Temática de Bardin, foi possível diagnosticar que existem alunos que são público alvo do AEE sendo atendidos na sala de recurso multifuncional, mas que também existe um número equivalente de estudantes que não apresentam especificidades desse público, sendo acompanhados na mesma sala. Ainda, foi observado que os professores retratam diversas dificuldades para se trabalhar a inclusão escolar, dentre elas: ausência de formação específica para ensinar a alunos da educação especial, a não cooperação dos professores da sala regular de ensino, além das dificuldades para diferenciar termos técnicos da educação inclusiva, como integração e inclusão. Por meios desses dados, foi possível concluir que os professores apresentam concepções distintas sobre inclusão e que o processo inclusivo é marcado por diversos desafios, tanto em aspectos pedagógicos como materiais. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação pt_BR
dc.title Inclusão escolar: um estudo á luz das representações sociais dos professores do AEE. pt_BR
dc.date.issued 2019
dc.description.abstract Inclusive education reflects an educational paradigm in the perspective of human rights, consisting in the right of any individual to have a quality education regardless of whether they are disabled or not. Therefore, school inclusion is based on the assumption that for it to happen, it is necessary to re-signify concepts and values that are culturally loaded with prejudice and discrimination. Having said this, in order to promote inclusion, it is fundamental to consider the special educational needs - SEN and, not, the limiting thought to its deficiencies that characterize children and young people as incapable of developing their abilities and building their own autonomy. In addition, we also need qualified professionals to work out the special educational needs of each student. However, the literature shows that many schools suffer from a lack of material and pedagogical resources, such as professionals qualified to work with children from the target audience of the Specialized Educational Assistance (ESA). In this perspective, this work aimed to investigate the Social Representations and practices of ESA teachers about the process of school inclusion of students with disabilities and / or special educational needs of elementary and secondary schools of state public schools in the urban area Municipality of Cuité-PB from the Theory of Social Representations of Moscovici. The research is characterized as quali-quantitative, so the work followed some steps, such as: survey of the number of students with disabilities and / or SEN and their respective specificities; interview with ESA teachers to understand their conceptions about school inclusion and how the process of including these students in school occurs. The instruments used were informational questionnaire and interview. After that, using the Bardin Thematic Content Analysis, it was possible to diagnose that there are students who are the target audience of the ESA being attended in the multifunctional resource room, but that there are also an equivalent number of students that do not have specificities of this public, being accompanied in the same room. It was also observed that the teachers portray several difficulties to work for school inclusion, among them: the absence of specific training to teach special education students, the non-cooperation of teachers in the regular classroom, and the difficulties to differentiate technical terms of inclusive education, such as integration and inclusion. By means of these data, it was possible to conclude that teachers have different conceptions about inclusion and that the inclusive process is marked by several challenges, both in pedagogical and material aspects. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32314
dc.date.accessioned 2023-10-24T20:20:27Z
dc.date.available 2023-10-24
dc.date.available 2023-10-24T20:20:27Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Inclusão escolar pt_BR
dc.subject Necessidades educativas especiais pt_BR
dc.subject Professores do AEE pt_BR
dc.subject Representação social pt_BR
dc.subject School inclusion pt_BR
dc.subject Special educational needs pt_BR
dc.subject AEE teachers pt_BR
dc.subject Social representation pt_BR
dc.subject Inclusión escolar pt_BR
dc.subject Necesidades educativas especiales pt_BR
dc.subject Profesores AEE pt_BR
dc.subject Representación social pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LIMA, Jeferson dos Santos.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative School inclusion: a study in the light of social representations of AEE teachers. pt_BR
dc.title.alternative Inclusión escolar: un estudio a la luz de las representaciones sociales de los docentes de la AEE. pt_BR
dc.identifier.citation LIMA, Jeferson dos Santos. Inclusão escolar: um estudo á luz das representações sociais dos professores do AEE. 2019. 71 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Química, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2019. pt_BR
dc.description.resumen La educación inclusiva refleja un paradigma educativo desde la perspectiva de los derechos humanos, consistente en el derecho de toda persona a tener una educación de calidad independientemente de si estás discapacitado o no. Por lo tanto, la inclusión escolar se basa en el supuesto que, para que esto suceda, es necesaria una resignificación de conceptos y valores culturalmente cargado de prejuicios y discriminación. Dicho esto, para promover la inclusión, es fundamental que consideremos las necesidades educativas especiales - NEE y no las limitando el pensamiento a sus carencias que caracterizan a niños y jóvenes como incapaces de desarrollar sus habilidades y construir su propia autonomía. Además Además, también se necesitan profesionales cualificados para trabajar en las necesidades. necesidades educativas especiales de cada estudiante. Sin embargo, la literatura muestra que muchas escuelas sufren de falta de recursos materiales y pedagógicos, como profesionales capacitados para trabajar con niños del público objetivo de los Servicios Educativos Especializados – AEE. Desde esta perspectiva, este trabajo tuvo como objetivo investigar las Representaciones Sociales y prácticas de los docentes de la AEE sobre el proceso de inclusión escolar de estudiantes con discapacidad(es) y/o necesidades educativas especiales en educación primaria y secundaria escuelas públicas estatales del área urbana en el municipio de Cuité-PB con base en la Teoría de Las Representaciones Sociales de Moscovici. La investigación se caracteriza como cualitativa-cuantitativa, para Por lo tanto, el trabajo siguió algunos pasos, tales como: encuestar el número de estudiantes con discapacidades y/o NEE y sus respectivas especificidades; entrevista con profesores de AEE para comprender sus concepciones sobre la inclusión escolar y cómo se da el proceso de inclusión. inclusión de estos estudiantes en la escuela. Los instrumentos utilizados fueron cuestionario informativo y entrevista. Después de eso, utilizando el Análisis de Contenido Temático de Bardin, se pudo diagnosticar que existen estudiantes que son el público objetivo de la AEE siendo atendidos en sala de recursos multifuncional, pero también hay un número equivalente de estudiantes que no presentan especificidades de este público, siendo seguidos en la misma sala. Además, se observó que los docentes enfrentan varias dificultades al trabajar con inclusión escolar, entre ellos: falta de formación específica para enseñar a estudiantes de educación especial, la falta de cooperación de los docentes en el aula regular, además de dificultades para diferenciar términos técnicos de educación inclusiva, como integración y inclusión. A través de estos datos se pudo concluir que los docentes presentan diferentes concepciones sobre la inclusión y que el proceso inclusivo está marcado por varios desafíos, tanto en el aspecto pedagógico como material. pt_BR


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